Menu

Clinica Veterinária

Início Notícias Mercado MSD Com ativação especial e palestra, MSD Saúde Animal marca presença no XXIV Simpósio Internacional de Leishmaniose Visceral Canina
MSD

Com ativação especial e palestra, MSD Saúde Animal marca presença no XXIV Simpósio Internacional de Leishmaniose Visceral Canina

Médicos-veterinários poderão conferir informações sobre a Scalibor e palestra técnica sobre o produto, além de participar de uma ativação especial de Bravecto; evento acontece nos dias 25 e 26 de novembro

Matéria escrita por:

Clínica Veterinária

22 de nov de 2023


Nos dias 25 e 26 de novembro acontece o XXIV Simpósio Internacional de Leishmaniose Visceral Canina, em Belo Horizonte, MG, principal evento do país sobre a doença realizado pelo Brasileish, grupo de estudos dedicados à enfermidade. Como todo ano, a MSD Saúde Animal estará presente com a Scalibor, coleira à base de deltametrina a 4%, destinada à prevenção dessa enfermidade para cães, e, neste ano, disponibilizará para os médicos-veterinários uma palestra técnica sobre o produto da companhia. Além disso, no estande, os profissionais poderão ter acesso a informações sobre a doença e a coleira antiparasitária, e uma ativação especial da marca Bravecto, o Bravecto Experience, iniciativa que, por meio de óculos de realidade virtual e aumentada, mostra o caminho do antipulgas e carrapatos no corpo do animal.  

­

Divulgação MSD

­

“Fazemos questão de estarmos presentes todo ano nesse evento para levarmos cada vez mais informações atualizadas para os médicos-veterinários, que são pilares importantes na conscientização e formas de prevenção da leishmaniose visceral canina. A enfermidade é uma zoonose, ou seja, pode ser transmitida dos animais para os humanos, e quando protegemos nossos pets, estamos protegendo também a comunidade. Neste ano, adicionamos uma ativação do Bravecto para mostrar a importância de fazer uma proteção completa, também pensando na prevenção de pulgas e carrapatos” explica Diane Braggio, gerente de produto da unidade de negócio pet da MSD Saúde Animal.

O estande estará disponível nos dois dias de evento. Já a palestra “Scalibor: há mais de 20 anos aliada da ciência na prevenção à Leishmaniose Visceral” acontece no dia 26 de novembro, das 15h50 às 16h10, e conta com a médica-veterinária, Bárbara Duarte, coordenadora técnica pet da MSD Saúde Animal.

 

Leishmaniose

A leishmaniose visceral canina é uma doença infecciosa causada por parasitas do gênero Leishmania, transmitidos principalmente por meio da picada de um flebótomo, que são mosquitos pequenos de hábito crepuscular e noturno. A transmissão para as pessoas acontece, principalmente, quando elas são picadas por esses mosquitos portadores da Leishmania, que podem ter se contaminado anteriormente ao se alimentarem do sangue de animais positivos. Por isso, podemos observar que o cão não transmite a doença diretamente para as pessoas, mas é o principal reservatório doméstico, e está aí a importância dos cuidados de prevenção com o pet.

 

Papel do médico-veterinário

O médico-veterinário é o profissional responsável por conscientizar a população dentro e fora da clínica veterinária, levando a informação da importância de prevenir a doença nos pets, o que, consequentemente, impacta na prevenção da enfermidade nos humanos.  Para isso, ele deve recomendar o uso de produtos tópicos com ação repelente, como a coleira antiparasitária para cães à base de deltametrina. A zoonose necessita de extrema atenção da Saúde Única, já que cuidando dos nossos animais de estimação, estamos cuidando também das pessoas que convivem com ele!