Menu

Clinica Veterinária

Início Notícias Mercado Animal Health Palavra da presidente de honra do Animal Health Expo Forum
Animal Health

Palavra da presidente de honra do Animal Health Expo Forum

Professora Mitika K. Hagiwara

Matéria escrita por:

Clínica Veterinária

3 de nov de 2023


Propiciar a interação de médicos-veterinários que exercem atividades na clínica de pequenos animais com os profissionais expertos nos diferentes aspectos da medicina veterinária foi o objetivo maior que nos levou a aceitar a missão de organizar a programação científica do congresso Animal Health Expo Forum. 

A abrangência da programação apresentada refletiu a visão da comissão científica de que a medicina veterinária envolvendo a clínica de pequenos animais deve sobretudo ter como foco o animal como um ser senciente, não fragmentado em sistemas orgânicos e partes, e que a promoção e a manutenção da saúde dos animais de companhia requerem dos profissionais envolvidos o conhecimento amplo e geral da espécie, incluindo a fisiologia e a fisiopatologia, os meios de diagnóstico e o tratamento das morbidades e comorbidades que podem acometê-la, bem como o reconhecimento, o controle e a prevenção das doenças infecciosas.

Os temas apresentados e debatidos sob a forma de palestras, mesas-redondas e discussão de casos clínicos, procedimentos diagnósticos e protocolos terapêuticos foram distribuídos em oito salas, sob a responsabilidade da comissão científica. Não foram olvidados os aspectos éticos da profissão, bem como a importância e o protagonismo do clínico veterinário na saúde única. 

Tive a oportunidade de incluir assuntos como o uso de Cannabis sp., células-tronco mesenquimais e ozonioterapia em diversas condições mórbidas. Trata-se de abordagens terapêuticas que fazem parte da medicina veterinária integrativa, cada vez mais aceita e praticada como coadjuvante da medicina veterinária clássica, alopática e intervencionista, pois não são excludentes e se complementam perfeitamente na promoção da saúde e do bem-estar dos animais.

A resistência antimicrobiana com o surgimento de bactérias multirresistentes, isoladas de animais e de seres humanos, que dificultam sobremaneira o tratamento das infecções de origem bacteriana em todas as espécies animais, foi tema exaustivamente discutido, pela sua importância na saúde única.

A medicina veterinária diagnóstica, incluindo a patologia clínica veterinária e a imagenologia – ultrassonografia, radiologia, tomografia computadorizada e ressonância magnética –, como área específica de medicina veterinária, foi contemplada  com  inúmeras palestras, incluindo as ministradas por Rose Raskin, professora emérita da Purdue University, nos Estados Unidos, que abordou a citologia de líquidos cavitários e da urina, e pela professora titular do Departamento de Clínica Médica da FMVZ-Unesp-Botucatu, Regina Takahira, que discorreu sobre  o que é o tromboelastograma, quando indicar e como interpretar.

Entre o temário de doenças infecciosas, contamos com a colaboração do keynote speaker Archivaldo Reche Junior, professor associado do Departamento de Clínica Médica da FMVZ-USP, que revisou os desafios no diagnóstico e as formas de prevenção da FeLV – leucemia viral felina.

Ainda por deferência especial da organização do evento na pessoa do senhor Adriano Souza, foram convidados, como participantes especiais e key note speakers, Mary Marcondes, professora titular aposentada da FMVA/Unesp-Araçatuba, membro e presidente do VGG/WSAVA, que discorreu sobre a imunoprofilaxia da cinomose e de outras viroses de importância capital para os cães e sobre as doenças transmitidas por ectoparasitas aos cães e gatos sob a visão de saúde única, destacando o papel fundamental desempenhado pelo clínico veterinário na detecção precoce de doenças nos cães, possibilitando destarte aos órgãos públicos a adoção de medidas preventivas precoces para minimizar a infecção e a disseminação aos seres humanos.

Como palestrante convidado de honra, Carlos Eduardo Larsson, professor titular aposentado do Departamento de Clínica Médica da FMVZ-USP, discorreu sobre os mitos e as verdades da especialização e das especialidades em medicina veterinária, mostrando o árduo caminho a ser seguido por aqueles que pretendem abraçar uma das especialidades profissionais e obter o almejado título de especialista. Atenção especial nos foi dada pelo professor Paulo Eduardo Velho, da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp (FMC/Unicamp), que trouxe toda a sua vasta experiência em medicina preventiva e interação com a medicina veterinária, com foco nas doenças transmitidas dos animais ao homem por vetores. Sua palestra versou sobre a doença da arranhadura do gato e outras infecções humanas negligenciadas de interesse em saúde única.

Todos os outros temas abordados por professores, pesquisadores e profissionais altamente gabaritados também seriam dignos de destaque e merecedores de toda a consideração. 

Outro fato dos mais relevantes foi o de que o congresso possibilitou a interação entre os palestrantes, que se beneficiaram da oportunidade de conhecer seus pares, trocar informações e programar futuras ações e pesquisas em conjunto. O evento cumpriu seu papel de congresso científico de medicina veterinária de pequenos animais de cunho geral e de ampla abrangência, ultrapassando o conceito de congresso de especialidades, tão em voga, direcionado apenas para os interessados em uma dada especialidade. 

Agradeço a todos os que se propuseram a encetar esta jornada ímpar, juntamente com e em apoio a esta octogenária e renitente médica-veterinária: MV Daionety Pereira, diretora científica; Aline Santana da Hora, Ricardo Duarte Lopes, Samantha Ive Miyashiro, Silvia Ricci Lucas, Silvia Ulata e Viviane Machado Pinto, coordenadores. Agradecimentos especiais aos patrocinadores que prontamente atenderam ao chamado de última hora da Comissão Científica para prestigiarem o congresso, em especial a MSD, Zoetis, Boehringer e Polipet/Hovet de Mogi das Cruzes, que patrocinaram salas e palestras sob a responsabilidade deste grupo. 

Agradeço à São Paulo Feiras e à Infowiser a oportunidade de poder vivenciar algo até então inédito na minha vida profissional, a organização de um evento de medicina veterinária de cunho privado de alto nível, possibilitando o encontro e o intercâmbio de conhecimentos e experiências entre os médicos-veterinários que militam na prática clínica e aqueles que, no recôndito de seus laboratórios, salas de aula ou de atendimento ambulatorial ou hospitalar, produzem, transferem, aplicam, adquirem experiências, se especializam, se renovam, se repaginam, se humanizam e estão prontos a compartilhar seu vasto cabedal  acumulado. 

 

 

Créditos: Divulgação AHEF

 

Mitika K. Hagiwara

Professora emérita da FMVZ-USP