Menu

Clinica Veterinária

Início Notícias Entidades UFPR Curso de Especialização em Medicina Veterinária do Coletivo (CESMVC) da Universidade Federal do Paraná
UFPR

Curso de Especialização em Medicina Veterinária do Coletivo (CESMVC) da Universidade Federal do Paraná

abordagem orientada para a identificação de problemas, diagnóstico e enfrentamento das mais diversas situações que envolvem a medicina veterinária do coletivo

Matéria escrita por:

Clínica Veterinária

22 de mar de 2024


O Curso de Especialização em Medicina Veterinária do Coletivo (CESMVC) da Universidade Federal do Paraná está com 2 editais abertos.

● Edital Nº01/2024 que rege o processo de inscrição e preenchimento de vagas para bolsistas – inscrições encerram dia 25/03/2024.
● Edital Nº03/2024 que rege o processo de inscrição e preenchimento de vagas regulares.

O CESMVC terá uma abordagem orientada para a identificação de problemas, diagnóstico e enfrentamento das mais diversas situações que envolvem a medicina veterinária do coletivo. Serão exploradas as áreas de intersecção entre a saúde coletiva, medicina veterinária indigenista e comunidades tradicionais, medicina veterinária de desastres, medicina veterinária legal e medicina de abrigos, na ótica da saúde única e bem-estar único.

­

­

Com o Edital Nº 01/2024, objetiva-se selecionar bolsistas que se enquadrem nos critérios estabelecidos, visando promover a inclusão e a diversidade dentro do CESMVC. Os candidatos serão selecionados considerando-se: a vulnerabilidade social (renda per capita familiar inferior a um salário-mínimo; ser beneficiário de programas sociais governamentais; egresso de escola pública; ser pessoa com deficiência; ser mulher chefe de família), a região de origem (serão priorizados candidatos que residam ou sejam naturais das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil) e candidatos que se identificam como negros, pardos ou indígenas, de acordo com a legislação brasileira.

E o Edital Nº 03/2024 está aberto para todos os médicos-veterinários interessados, mas serão priorizados docentes de Instituições de Ensino Superior reconhecidas pelo MEC ou de instituições de outros países da América Latina, e para profissionais das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil.

Os Editais e mais informações estão disponíveis no site https://agrarias.ufpr.br/mvc/especializacao-mvc/ ou pelo e-mail [email protected].

Essa é uma oportunidade única para os médicos-veterinários que desejam contribuir de maneira significativa para a promoção da saúde dos indivíduos, famílias e comunidades sob a estratégia de saúde e bem-estar único.