Projeto para criação do IML veterinário e Delegacia de Repressão a Crime aos Animais
Representantes do CRMV-RJ se reúnem com o deputado estadual Guilherme Delaroli
O presidente do CRMV-RJ, Diogo Alves, e o embaixador, Abílio Pereira, foram recebidos no gabinete do deputado estadual Guilherme Delaroli, na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), quando propuseram a criação do IML Veterinário e de uma Delegacia especializada em Repressão aos Crimes contra os Animais (DRCA), ambos em Vila Isabel, Rio de Janeiro, RJ.
O IML Veterinário seria um órgão público, sem fins lucrativos, que faria exames de corpo de delito, necropsias e patologia clínica animal e teria o objetivo de auxiliar a Polícia Civil, Polícia Militar, Guarda Municipal, Ministério Público e todas as entidades responsáveis por combater os crimes de maus-tratos aos animais.
O deputado Guilherme Delaroli se propôs a levar a demanda ao Governador Cláudio Castro para alinhar a construção do IML Veterinário e a DRCA. “Estamos confiantes na sensibilidade do governador para avançar nesta importante causa. Será um marco no combate aos maus-tratos animais e para a classe médica-veterinária, onde teremos oportunidades de mercado de trabalho para peritos. A classe médica-veterinária merece essa valorização profissional” afirmou Delaroli.
Para o presidente do CRMV-RJ, trata-se da materialização da ocupação do médico-veterinário na saúde pública fluminense. “Agradecemos o apoio e carinho do deputado e estamos confiantes na criação destes dois projetos de suma importância. Conseguiremos ajudar na resolução de crimes de maus-tratos contra os animais para que os agressores sejam punidos de acordo o rigor da Lei Sansão (Lei Federal 14.064/20), além da contratação de médicos-veterinários peritos, gerando mercado de trabalho ao médicos-veterinários”, declaraou Alves.