Portaria GM/MS nº 635
Institui, define e cria incentivo financeiro federal de implantação, custeio e desempenho para equipes multiprofissionais de saúde
O Ministério da Saúde publicou a Portaria GM/MS nº 635, que institui, define e cria incentivo financeiro federal de implantação, custeio e desempenho para equipes multiprofissionais de saúde.
As agora chamadas eMulti seguem o mesmo modelo do Nasf (Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica), criado em 2008, mas que perdeu o suporte financeiro do governo federal, em 2020.
O médico-veterinário é um dos profissionais opcionais que poderão compor as chamadas eMulti Estratégicas, um dos modelos sugeridos pela pasta. Com a retomada, o investimento previsto para as eMulti, em 2023, é de R$ 870 milhões, a ser repassado aos estados e municípios para o custeio das equipes.
O texto da portaria explica como serão financiadas essas equipes multidisciplinares, por meio de repasse de recursos aos estados e municípios.
As eMulti serão avaliadas pelo seu desempenho e, caso não cumpram as obrigações determinadas pelo ministério, poderão deixar de receber repasses financeiros.
Fonte: CRMV-PB
https://www.crmvpb.org.br/medicos-veterinarios-poderao-integrar-equipes-de-saude-basica-do-sus/