Menu

Clinica Veterinária

Início Notícias Mercado Animal Health Inscrições abertas para o Animal Health Congress
Animal Health

Inscrições abertas para o Animal Health Congress

Em oito auditórios, mais de 160 palestrantes renomados do Brasil e do exterior compartilharão seus conhecimentos com mais de 5 mil congressistas

Matéria escrita por:

Clínica Veterinária

12 de jul de 2023


Uma das características da Animal Health Expo Forum é o seu foco na difusão de conhecimento e informação para diversos elos da cadeia de saúde animal. Por isso, o 2º Animal Health Congress – Congresso Internacional de Saúde Animal – será ainda maior e mais qualificado. Em oito auditórios, mais de 160 palestrantes renomados do Brasil e do exterior compartilharão seus conhecimentos com mais de 5 mil congressistas.

Adriano Souza, fundador e diretor-geral da Animal Health Expo Forum, explica: “Será um megacongresso técnico-científico, reunindo milhares de congressistas que acompanharão a programação com os palestrantes mais renomados do Brasil e de diversos países”.  

• 8 auditórios para difusão de conteúdo

• + de 160 palestrantes de renome nacional e internacional

• + de 5 mil congressistas

 

Programação de alto nível

A grade de conteúdo do Animal Health Congress está a cargo do maior comitê científico de um evento veterinário já realizado no Brasil ou na América Latina. Nesse comitê, o Animal Health Congress conta com a colaboração de um time de convidados de primeira linha, sendo a programação de conteúdo composta por quatro grandes áreas, cada uma comandada por um dos membros do comitê:

• Mitika Kuribayashi Hagiwara, médica-veterinária, professora da Universidade de São Paulo (FMVZ/USP) e especialista em clínica médica de pequenos animais e em patologia clínica veterinária – diretora da área de patologia clínica, diagnóstico e medicina integrativa;

• André Lacerda, presidente da Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais (Anclivepa Brasil) e do Colégio Brasileiro de Cirurgia e Anestesiologia Veterinária (CBCAV) – diretor da área de cirurgia, anestesia, ortopedia e intensivismo; 

• Viviani De Marco, ex-presidente da Associação Brasileira de Endocrinologia Veterinária (Abev) e presidente da Naya Especialidades – diretora da área de especialidades em clínica médica;

• Maria Angela Sanches Fessel, diretora-executiva e científica da revista Clínica Veterinária – diretora da área de medicina veterinária do coletivo, medicina veterinária de desastres, medicina veterinária legal, direito animal e direito médico-veterinário e de comunicação científica da Animal Health Expo Fórum 2023. 

Além desse amplo conteúdo técnico-científico, a agenda da Animal Health Expo Fórum contará com palestras focadas em gestão empresarial e em temas relacionados à conjuntura do setor.

 

Alguns destaques da Animal Health Expo Fórum 2023

Infraestrutura – Promovido no Centro de Convenções Pro Magno, o Animal Health Congress 2023 contará com uma das melhores infraestruturas para a realização de congressos do país. O recinto é um dos mais modernos do mercado, com elevadores panorâmicos, divisórias acústicas para separação das salas temáticas do congresso, ar condicionado setorizável e estacionamento amplo.

Auditórios – O Pro Magno tem uma área de 20 mil metros quadrados que será inteiramente ocupada pela Animal Health Expo Forum. Serão montados oito auditórios. 

Tradução simultânea – As palestras e mesas-redondas da Animal Health Expo Forum terão tradução simultânea. 

Seleção das palestras – O público deverá escolher as palestras às quais pretende assistir no ato da inscrição para cada dia, e poderá haver troca de salas a qualquer momento, desde que haja disponibilidade de assentos nas salas desejadas. Serão mais de 160 palestrantes de alto gabarito ao longo dos três dias de evento. 

Programa de embaixadores – Estudantes de instituições de cursos de medicina veterinária de todo o país podem se inscrever para serem embaixadores do Animal Health Congress. Basta entrar no site, conferir as instruções e participar. 

 

Comitê Científico do congresso

O Comitê Científico do Animal Health Congress reúne alguns dos maiores especialistas do setor de saúde animal do país. Confira o que cada um está preparando para os congressistas que vão participar do evento.  

 

Área de Medicina diagnóstica veterinária, medicina integrativa e doenças infecciosas

Mitika Kuribayashi Hagiwara, presidente da Comissão Científica de Medicina Diagnóstica Veterinária, Medicina Integrativa e Doenças Infecciosas do Animal Health Congress, professora aposentada da Universidade de São Paulo (FMVZ/USP) e especialista em clínica médica de pequenos animais e em patologia clínica veterinária, esclarece que o congresso permitirá acessar conteúdos sobre temas gerais de interesse da saúde animal que moldam a formação de um profissional mais abrangente, consciente e preocupado com tudo o que se relaciona à saúde animal, aos seres humanos e ao meio ambiente. 

 “Os grandes assuntos abordados na área de medicina diagnóstica do Animal Health Congress são tópicos atuais, de interesse geral ou específico para quem pratica a clínica médica geral ou mesmo para aqueles que pretendem, ao longo da carreira profissional, aprimorar-se em determinada área de conhecimento até se tornarem especialistas”, diz Mitika Hagiwara.

 

 

Área de cirurgia, anestesiologia e dor, cuidados intensivos, ortopedia e traumatologia

Para André Lacerda, presidente da Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais (Anclivepa Brasil) e da Comissão Científica de Cirurgia, Anestesiologia e Dor, Cuidados Intensivos, Ortopedia e Traumatologia do Animal Health Congress, a Animal Health Expo Forum é um evento agregador, organizado dentro de uma proposta inovadora. Junto com associações de classe e outras entidades, oferece várias possibilidades de interação e leva inovação ao médico-veterinário. 

“Esse é um evento único, que vai permitir inúmeras maneiras de trocar conhecimento e de interagir. Teremos várias subáreas no âmbito de cirurgia, anestesiologia e dor, cuidados intensivos, ortopedia e traumatologia”, explica Lacerda.  

Segundo ele, para montar a grade, procurou abordar questões atuais, não apenas definindo temas de grande relevância como também buscando trazer profissionais de destaque nas diferentes áreas de conhecimento abrangidas. “Quem participar do evento terá um momento de grande atualização e contato com os profissionais mais expressivos que temos no país, além de importantes referências do exterior”, pontua André Lacerda. 

 

 

Área de Medicina interna e especialidades veterinárias

De acordo com a profa. dra. Viviani De Marco, sócia-proprietária da Naya Especialidades e da MV Minds e presidente da Comissão Científica de Medicina Interna e Especialidades Veterinárias, o congresso está sendo construído com muito entusiasmo, empenho e dedicação por toda a comissão organizadora e seus diretores e coordenadores científicos, com o objetivo de proporcionar à medicina veterinária um evento marcado pela grande qualidade científica, com temas atuais, consensos e publicações recentes, de importância na prática clínica e também na pesquisa científica.

“Esperamos que o evento seja um grande encontro de médicos-veterinários com diferentes perfis e de diferentes categorias, incluindo clínicos, cirurgiões, radiologistas e patologistas clínicos, além de acadêmicos, residentes, pós-graduandos, pesquisadores, professores e especialistas de diferentes áreas, permitindo assim uma grande troca de experiências, conhecimento e oportunidades”, salienta Viviani De Marco. 

 

 

Área de Medicina veterinária do coletivo, medicina de desastres, medicina veterinária legal, direito médico-veterinário e direito animal

A dra. Maria Angela Sanches Fessel, presidente da Comissão Científica de Medicina Veterinária do Coletivo, Medicina de Desastres e Medicina Veterinária Legal, Direito Médico-Veterinário e Direito Animal no congresso, e diretora-executiva e científica da revista Clínica Veterinária, também está entusiasmada com a qualidade dos conteúdos que serão oferecidos pela Animal Health Expo Forum.

Nos três dias do congresso, “buscaremos apresentar um bom quadro geral da área e também entrar, do modo mais aprofundado possível, nas especificidades de cada setor. O critério norteador para a montagem da grade foi oferecer ao clínico veterinário oportunidades de reflexão para que tenha uma base mais sólida ao lidar com as questões do dia a dia, que nem sempre fizeram parte da sua formação acadêmica ou mesmo de sua vida profissional”, diz ela.

“Questões legais, sociais, éticas e a noção geral de seu papel dentro da sociedade serão discutidas no contexto do trabalho, com propostas e reflexões, contribuindo para que esse profissional se sinta mais seguro e confortável. A medicina veterinária do coletivo surpreende com as suas intersecções e sua abrangência, uma vez que se relaciona com diferentes tópicos em uma abordagem de saúde única. Os médicos-veterinários muitas vezes enfrentam situações de maus-tratos aos animais ou relacionados à Teoria do Elo, por exemplo, além de momentos de grande estresse”, sublinha Maria Angela Fessel.

 

 

Acompanhe a programação

Durante três dias, palestrantes renomados compartilharão seus conhecimentos

Veja os temas e os profissionais confirmados

 

Medicina Integrativa

4 de outubro de 2023

Acupuntura bioenergética – uma visão biofísica da acupuntura tradicional chinesa – Danny Perez Mendonza; 

Uso da Cannabis e derivados em medicina veterinária – Stelio Paca Loureiro Luna; 

Cromoterapia e Cromopuntura (uso de cores complementares nos pontos de acupuntura); Daionety Aparecida Pereira; 

Uso de célula tronco em cães: o que é preciso saber – Patrícia Malard; 

Experiência pessoal com o uso de CT em cães com hioplasia medular – Simone Gonçalves Rodrigues Gomes; 

Quiropraxia em medicina veterinária – Viviane Machado Pinto; 

Ozonioterapia: princípios e aplicação terapêutica em medicina veterinária – Jean Joaquim.

 

Doenças infecciosas e Diagnóstico por imagem

4 de outubro de 2023

Avaliação multimodal da gestação e da predição do parto em cadelas – André Maldonado; 

Interpretação clínica dos achados sonográficos abdominais e sua correlação com os exames laboratoriais – Janis Messias Gonzales; 

FeLV – leucemia viral felina – desafios no diagnóstico e formas de prevenção – Archivaldo Reche Junior; 

Melhora clínica da esporotricose nos felinos significa eliminação da infecção? – Heloisa Justen Moreira Souza;

Aspectos clínicos da leptospirose canina e Metanálise: leptospiras isoladas de cães no Brasil e eficácia das vacinas – Bruno Miotto; 

Ainda devemos nos preocupar com a raiva urbana? – Adriana Maria Lopes Vieira.

 

Medicina veterinária laboratorial

5 de outubro de 2023

Interferência da coleta e preservação da amostra nos resultados dos exames laboratoriais – Ricardo Duarte Lopes;

Cytopathological evaluation of urinary sediment  e Evaluation of cavitary effusions – Rose Raskin 

Tromboelastograma.O que é, quando indicar e como interpretar – Regina Takahira;

Foco na interpretação do hemograma – do mais simples ao mais complexo – Camila Martos Tomazini;

Diagnóstico das doenças infecciosas: citologia, testes sorológicos e moleculares – Aline Santana da Hora;

Extraindo o máximo proveito do exame de urina  – Douglas Segalla Caragelasca.

 

Doenças infecciosas

5 de outubro de 2023

Imunoprofilaxia das principais doenças dos felinos – Fernanda Vieira Amorim da Costa;

Eficácia do uso de célula tronco mesenquimal no tratamento da cinomose – Michele Andrade de Barros;

Benefícios da Acupuntura no tratamento de cães com sequelas neurológicas da cinomose – Bianca Paiva Costa Rodrigues dos Santos

Imunoprofilaxia da cinomose e outras viroses de importância capital para os cães – Mary Marcondes;

Doença da arranhadura do gato e outras infecções humanas negligenciadas de interesse em Saúde Única – Paulo Eduardo Velho

Aspectos clínicos e epidemiológicos da LVC após a introdução de Miltefosan no Brasil. O que mudou? – Romeika Karla .R.Lima

Diagnóstico e Tratamento da PIF. Uma luz no fim do túnel? – Marcelo Zanutto.

 

Medicina veterinária laboratorial e microbiologia clínica

6 de outubro de 2023

Avaliação da função hepática: muito além dos marcadores enzimáticos – Felipe Romano;

Perfil bioquímico parcial ou completo. Vantagens e desvantagens – Sibele Konno;

Gasometria na rotina clínica: indicação e interpretação – Fernanda Chicharo;

Coleta e envio de amostras – identificação de patógenos bacterianos – Marcelo Ikeda;

Qual a importância do valor da MIC (concentração inibitória mínima) no antibiograma? – Luciana Sartori;

Transmissão bidirecional de bactérias de prioridade global entre humanos e animais – Fabio Sellera;

Cultivo e identificação de Staphylococcus pseudointermedius e outras bactérias resistentes de cães e gatos – Dyana Henriques;

 

Doenças transmitidas por vetores e Diagnóstico por imagem

6 de outubro de 2023

Doenças transmitidas por ectoparasitas aos Cães e Gatos – uma visão de Saúde Única – Mary Marcondes;

Clínica e epidemiologia da infeção de cães por Babesia vogeli ou por Rangelia vitalii – João Fábio Soares;

Cytauxzoom sp. e outros piroplasmídeos transmitidos por vetores identificados em felinos e canídeos por PCR – Giane Regina Paludo;

O que o clínico  precisa saber do laudo ecocardiográfico? – Lilian Petrus;

Panorama atual e perspectivas futuras do diagnóstico por imagem em medicina veterinária – Alex Adeodato.

 

Clínica médica e especialidades

4 de outubro de 2023

Nem tudo é convulsão! Diferenciando distúrbios de movimento e crises epilépticas – Bruno Torres;

Atualidades nas meningoencefalites em cãesRicardo Guglielmi;

Como melhorar a qualidade de vida de cães e gatos com demência e disfunção cognitiva? Wagner Sato Ushikoshi;

Uso de nutracêuticos para melhorar a qualidade de vida dos pacientes geriátricos – Flávia Uchoa;

Osteoartropatias em animais idosos: como aliviar a dor crônica? – Denise Fantoni;

Abordagem nutracêutica no paciente oncológico Luis Fernando Moraes;

Novidades na insulinoterapia e monitorização de cães diabéticos – Marcia Jericó;

Síndrome de Cushing em cães: o que precisamos saber? – Viviani De Marco;

Diabetes em gatos: Insulinização e remissão – Denise Simões;

Hipoadrenocorticismo em cães: o que aprendemos com o uso do Zycortal? – Alessandra Vargas;

Deficiência e excesso de vitamina D – o nutriente com papel hormonal – Fábio Teixeira;

Pontos chave para obter sucesso na terapia das otites crônicas em cães – Ronaldo Lucas.

 

Clínica médica e especialidades

5 de outubro de 2023

Quando eu devo tratar o paciente cardiopata assintomático? – Ronaldo Jun Yamato;

Tosse em cães e gatos : diagnósticos diferenciais e terapêutica. Algo de novo? – Lilian Petrus 

Dispnéia, Diurético e Desespero – os 3 D que não precisam andar juntos! – Kaleizu Teodoro Rosa

Identificando a doença renal crônica antes do aumento da ureia e creatinina – Hugo Cardoso Martins Pires;

Urolitiases em cães e gatos, o que precisamos fazer para prevenir as recidivas? – Luciano Giovaninni;

Cistite em cães e gatos: atualidades e perspectivas – Fernanda Chicaro;

Farmacoterapia e efeitos indesejáveis em cães e gatos: o que devemos saber? – Maria Alessandra Del Barrio;

Novas perspectivas da abordagem diagnóstica e terapêutica da colangiohepatite felina – Renata Camozzi;

Pancreatite em felinos – um desafio no diagnóstico – Marcelo Zanutto;

Abordagem prática do felino com rinite crônica baseada em casos clínicos – Maria Alessandra Del Barrio;

Obesidade, alimentos funcionais e desafios práticos – Aulus Carcioffi;

Paciente idoso e sarcopenia: conceito, abordagem e possíveis estratégias nutricionais – Thiago Vendramini;

Grain-free foods: advantages, disadvantages and clinical consequences e Nutritional management of chronic kidney disease at different stages in dogs and cats – Cecília Villaverde.

 

Clínica médica e especialidades

6 de outubro de 2023

New understanding of the pathophysiology of chronic enteropathies and microbiome dysbiosis, The intestinal microbiome and dysbiosis: why the microbiome is important for intestinal and extraintestinal health e New approaches to the treatment of acute and chronic enteropathies: why dietary modulation should always be first – Jan Suchodolski;

Nutritional management of chronic intestinal diseases in dogs and cats – Cecília Villaverde;

Novidade no diagnóstico da enteropatia crônica linfocítica x neoplasias de baixo grau em felinos – Maria Carolina Pappalardo;

Pancreatite canina: o que há de novo? – Ricardo Duarte;

Clínica amigável: prevenindo e combatendo o estresse dos nossos pacientes – Daniela Ramos;

Trombocitopenia imunomediada – avanços na terapêutica – Luciana Lacerda;

Abordagem terapêutica das tromboses – Ana Carolina Ruiz;

Anemias hemolíticas – quando não devemos imunossuprimir – Patrícia Mendes;

Os desafios da Eriliquiose crônica – quando tratar? – Mariana Aldemundo Pereira;

Piodermites: antibioticoterapia tópica e sistêmica, qual a melhor opção? – Mary
Otsuka;

Terapia tópica e sistêmica da dermatite atópica: existe algum critério de escolha? – Romeika Karla dos Reis Lima;

Imunoterapia com alérgenos na dermatite atópica – Rita Carmona.

 

Cirurgia, anestesiologia, intensivismo, ortopedia e odontologia

4 de outubro de 2023

Tratamento de luxação atlanto-axial – Miguel Angel;

Lesões ósseas em mandíbula e arco zigomático – Carlos Baron;

Anestesia no paciente nefropata – Rodrigo Mencalha;

Anestesia nas toracotomias – Rodrigo Mencalha.

 

Cirurgia, anestesiologia, intensivismo, ortopedia e odontologia

5 de outubro de 2023

Paralisia de Laringe – Luye Alexandro;

Microcirurgia – Jussara Peters;

Cirurgias de Shunts portossistêmicos – Daniel Jarrouge;

Cirurgia de vias aéreas superiores – Cauê Toscano;

Desvios angulares – Denis Prata;

Princípios da Cirurgia Oncológica – Andrigo Barbosa de Nardi;

Cirurgia reconstrutiva de cabeça – Carlos Baron.

 

Cirurgia, anestesiologia, intensivismo, ortopedia e odontologia

6 de outubro de 2023

Ducto arterioso persistente: como escolher a opção cirúrgica – André Lacerda;

Placas em traumatologia, evolução e estado atual e Síndrome de Wobbler: O que tratamos cirurgicamente – Miguel Angel;

Complicações em sondas esofágicas e Retalhos cutâneos X enxertos livres em feridas recalcitrantes em gatos – Heloisa Justen;

Oncologia – Andrigo de Nardi.

 

Medicina veterinária de desastres

4 de outubro de 2023

O que todo profissional (ou médico-veterinário) precisa saber para atuar em desastres envolvendo animais – Laiza Bonela Gomes;

Gerenciamento e resposta à fauna em derramamentos de petróleo: abordagem nacional e internacional – Valeria Ruoppolo;

Resgate técnico de cães e gatos em desastres e o gerenciamento de propriedade mantenedora na fase de recuperação – Cecília Boller Bissoli;

Animais Silvestres em desastres: Quando e como resgatá-los – Paula Helena Santa Rita;

Uso de tecnologias para o resgate técnico de animais de grande porte em situações de desastres – Leonardo Maggio de Castro;

Atuação integrada/intersetorial entre os órgãos e profissionais, e as perspectivas para resposta a desastres envolvendo animais domésticos e silvestres no Brasil – Vanessa Negrini, Roberto Cabral, Adriano Barufaldi e Fernando Raimundo Schunig;

 

Direito médico-veterinário, direito animal, medicina veterinária legal

5 de outubro de 2023

Direito médico-veterinário: onde estamos e para onde vamos – José Alfredo Dallari Junior;

A judicialização da medicina veterinária – situação atual e projeções futuras – Vicente Ataide;

Avaliação de negligência na prática veterinária – Alessandra Maria Dias Lacerda;

Causas dos processos éticos: por que os médicos-veterinários são processados? – Fábio Fernando Ribeiro Manhoso;

Como prevenir os processos éticos? – Rosemary Viola Bosch;

A boa comunicação e o relacionamento interpessoal como prevenção aos processos éticos – Ana Tasaka;

Demografia da medicina veterinária no Brasil – um conhecimento estratégico – Antonio Felipe Wouk.

 

Medicina veterinária do coletivo

6 de outubro de 2023

Abandono de cães e gatos: causas, consequências e prevenção – Rosangela Gebara;

Esporotricose felina e saúde coletiva – experiências da PUCPR – Marconi Rodrigues de Farias;

O enfrentamento da esporotricose zoonótica sob a estratégia de saúde única com o manejo de gatos de vida livre – Paulo Abílio Varella Lisboa;

E agora? Meu cliente tem transtorno de acumulação de animais! – Danielle Magalhães;

A conexão entre a violência doméstica e os maus-tratos aos animais (Teoria do Elo) – Laiza Bonella e Renata Cruppi;

Medicina de abrigos para clínicos veterinários particulares – Lucas Galdioli;

Depressão na medicina veterinária e como enfrentar a rotina – Néstor Calderón.

 

 

 

 

Animal Health Expo Forum

https://animalhealthexpoforum.com