A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná, por meio da Divisão de Vigilância de Zoonoses e Intoxicações, solicitou que profissionais e estudantes de medicina veterinária e zootecnia, que ainda não tenham recebido sua vacinação prévia contra a raiva e desejem fazê-la, entrem em contato com a vigilância epidemiológica de seus respectivos municípios para receber a vacinação pré-exposição antirrábica.
Em Curitiba, os profissionais poderão realizar busca direta nas Unidades de Saúde de referência, não necessitando entrar em contato com a epidemiologia.
A vacina antirrábica humana (VERO) está disponível em estoque, com vencimento próximo (junho/2024), sendo a imunização prévia nos grupos de risco uma das medidas de prevenção e controle da raiva.
Entre os profissionais do grupo de risco estão:
• Médicos-veterinários e zootecnistas que atuam constantemente em situações de risco de exposição ao vírus da raiva.
• Estudantes de medicina veterinária envolvidos na captura e manejo de mamíferos silvestres potencialmente transmissores da raiva.
Vacinação contra Influenza para médicos-veterinários em Curitiba, PR
A Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba, em parceria com o Conselho Regional de Enfermagem do Paraná (Coren-PR), está realizando até o dia 25 de maio a Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza em Curitiba.
Os médicos-veterinários e outros profissionais de saúde podem ser vacinados na sede do Coren, mediante a apresentação da cédula de identidade profissional. Os profissionais não podem estar apresentando sinais gripais ou febre.
O período de vacinação dura até 25 de maio (Dias úteis – segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 17h
Os interessados devem se dirigir até o Coren/PR na rua Prof. João Argemiro Loyola, 74 – Seminário, Curitiba – PR
Os interessados de outros municípios devem procurar a Secretaria Municipal de Saúde da sua cidade.
Fonte: CRMV-PR