Menu

Clinica Veterinária

Início Notícias Entidades Conselhos CRMV-BA Conselho Regional de Medicina Veterinária da Bahia – CRMV-BA
CRMV-BA

Conselho Regional de Medicina Veterinária da Bahia – CRMV-BA

Fiscalização, orientação e capacitação dos profissionais

Matéria escrita por:

Clínica Veterinária

19 de mar de 2024


O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia (CRMV-BA) é uma autarquia federal que faz parte do Sistema CFMV/CRMV’s, tendo por finalidade, além da fiscalização do exercício profissional, orientar, supervisionar e disciplinar as atividades relativas às profissões de médico-veterinário e zootecnista, sendo um órgão consultivo dos governos da União, dos estados e dos municípios em todos os assuntos relativos a essas profissões, direta ou indiretamente, à produção ou à indústria animal sobre os assuntos da medicina veterinária e da zootecnia.

Esse ano, o CRMV-BA completa 55 anos de existência, cumprindo sua missão maior: proteger a sociedade, fiscalizando o exercício profissional do médico-veterinário e do zootecnista, punindo o mau profissional e combatendo o charlatanismo, para proteger a imagem das profissões.

O CRMV-BA tem hoje registrados 9.132 profissionais, sendo 8.454 médicos-veterinários e 669 zootecnistas, além de 4.089 empresas.  Atuando no interior e na capital, o CRMV-BA tem orientado, educado, fiscalizado, alertado empresas e pessoas físicas sobre a qualidade dos produtos e sobre as boas práticas dos serviços prestados à população e aos animais.

O Simpósio de Medicina Veterinária Legal realizado em 2022 foi um sucesso que estimulou um novo evento, na capital baiana, sobre Programas de Autocontrole. Além disso estão previstos para acontecer outros eventos também no interior do estado. 

O CRMV-BA apoia eventos científicos e educacionais de outras instituições, realizados com o intuito de capacitar e atualizar continuamente os profissionais. A educação continuada é valorizada e estimulada e em 2022, o CRMV-BA lançou o Projeto: CRMV-BA EDUCA, disponibilizando temas científicos e de legislação em eventos virtuais.

A gestão atual é formada por 16 médicos-veterinários e zootecnistas que acompanham as ações do Conselho Federal de Medicina Veterinária, atentos às movimentações políticas, legislativas e decisões educacionais e profissionais que afetem à comunidade.

 

Gestão atual

Presidente – Altair Santana de Oliveira – CRMV-BA 1.232

Auditor fiscal federal agropecuário, foi chefe do Serviço de Inspeção Federal e atualmente é chefe da Divisão de Defesa Agropecuária do MAPA na Bahia. Foi diretor geral da ADAB. Pós-graduado em controle de qualidade de alimentos e em inspeção industrial e sanitária de produtos de origem animal, participa como membro efetivo do Conselho Fiscal do Fundo de Apoio à Agropecuária do Estado da Bahia (Fundapba).

 

Vice-Presidente – Rebeca Dantas Xavier Ribeiro – CRMV-BA 3.722

 

Médica-veterinária, tem mestrado em zootecnia e doutorado em ciência animal nos trópicos. Pesquisadora no Grupo de Pesquisa em Nutrição de Ruminantes em Clima Tropical, tem experiência em nutrição animal, avaliação de alimentos para animais, avaliação de características de carcaça e qualidade da carne.  Atualmente é auditora fiscal federal Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, coordenando a Assessoria de Alimentação Animal e integrando a Assessoria de Inspeção de Pescado e Derivados do 2º Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Animal – 2º SIPOA/DIPOA/SDA/MAPA

 

Secretária-Geral – Maria Tereza Vargas Leal Mascarenhas – CRMV-BA 1.678

 

Médica-veterinária, especialista em vigilância epidemiológica e sanitária, em vigilância ambiental em saúde e em inspeção industrial e sanitária de produtos de origem animal. Mestre em ciência animal nos trópicos, é aluna de doutorado em biotecnologia. Atua, desde 2002, como fiscal agropecuária da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), tendo exercido cargo de assessora de planejamento estratégico da Agência, por quatro anos e por três anos como coordenadora de Vigilância Epidemiológica da ADAB. Participa da Comissão de Saúde Única do CRMV-BA e tem experiência na área de saúde coletiva, com ênfase em saúde pública em temas como: epidemiologia, saúde única, zoonoses, doenças infecciosas, inspeção e tecnologia de produtos de origem animal, defesa agropecuária e bioestatística.

 

Tesoureiro – Rui Ferreira Leal – CRMV-BA 970

Médico-veterinário, fiscal estadual agropecuário da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), tendo ocupado o cargo de diretor de defesa sanitária animal por dez anos (2009/2019). Responde pela Coordenação de Sanidade de Suínos da Adab e possui especialização em epidemiologia veterinária com ênfase em defesa sanitária e biologia molecular aplicada à medicina forense. Foi vice-presidente do CRMV-BA em 2008, conselheiro entre 2016-2019, e 2010 e 2013.

 

 

Conselheiros Efetivos

José Esler de Freitas Junior – CRMV-BA 441ZP

Zootecnista premiado com honra ao mérito pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Minas Gerais pela maior nota da graduação, tem mestrado em nutrição e produção animal de bovinos leiteiros e doutorado em zootecnia. Membro da American Dairy Science Association desde 2010, tem experiência na área de ensino e produção bibliográfica e atua principalmente nas áreas de nutrição de ruminantes (com ênfase em bovinos leiteiros), estatística, fisiologia, análises laboratoriais e manejo de bovinos leiteiros. Atualmente, é professor adjunto da Universidade Federal da Bahia.

 

Rodrigo Freitas Bittencourt – CRMV-BA 2.496

Médico-veterinário, é professor adjunto em reprodução animal e coordenador dos programas de residência em medicina veterinária na Universidade Federal da Bahia (Ufba). Membro efetivo da Diretoria da Associação Brasileira de Andrologia e membro da Câmara Setorial de Ciências Agrárias e Veterinárias da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), é vice-coordenador do Núcleo de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão e diretor da Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia da Ufba.

 

Ricardo Diniz Guerra e Silva – CRMV-BA 2.047

Médico-veterinário, tem especialização em metodologia do ensino superior, mestrado em medicina veterinária tropical e doutorado em zootecnia. É professor associado I do Departamento de Anatomia, Patologias e Clínicas Veterinárias e coordenador das Fazendas Experimentais da Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia da UFBA. Ocupa a presidência da Sociedade de Medicina Veterinária da Bahia (SMVBA) e experiência em cirurgia, clínica de pequenos animais, clínica e cirurgia de grandes animais, biotecnologia da reprodução, búfalas, santa Inês e carneiros, com ênfase em anatomia veterinária.

 

Willadesmon Santos da Silva – CRMV-BA 1.848

Médico-veterinário e servidor público efetivo da Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) há 12 anos, tem também graduação em direito, já atendo ocupado a função de Secretário Parlamentar na Assembleia Legislativa da Bahia e de assessor especial da Secretaria de Relações Institucionais (Serin) do Governo da Bahia. Trabalhou como diretor de inspeção de produtos agropecuários da Adab (Seagri) e conselheiro fiscal na EGBA e CERB. Tem pós-graduação em saúde do trabalhador e em inspeção e higiene de produtos de origem animal e é aluno de mestrado em saúde coletiva. É diretor do Sindicato dos Médicos-Veterinários da Bahia (Sindimev-BA) e sócio-diretor do escritório WFS advocacia. Tem experiência em medicina veterinária legal, gestão, planejamento, inspeção de alimentos e vigilância sanitária, e atua como sanitarista no Laboratório de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA).

 

Carmo Emanuel Almeida Biscarde – CRMV-BA 3.335

Médico-veterinário, fez residência em fisiopatologia da reprodução, é mestre em biotecnologia da reprodução Animal, doutor em ciência animal nos trópicos, com especialização em clínica e cirurgia de equinos, além de experiência em clínica e cirurgia da reprodução animal e obstetrícia veterinária, e biotecnologias e ultrassonografia da reprodução em pequenos ruminantes.

 

José Roberto Pinho de Andrade Lima – CRMV-BA 1.653

Médico-veterinário, tem mestrado em epidemiologia veterinária, doutorado em saúde pública e pós-doutorado em saúde global e ambiental. É coronel veterinário do Exército Brasileiro, onde atua há 28 anos, e professor e pesquisador da Escola Superior de Defesa (ESD), vinculada ao Ministério da Defesa. Foi o primeiro médico-veterinário a atuar nas Forças de Paz da ONU no Haiti, entre 2009 e 2010.

 

Conselheiros suplentes

Érica Luciana Lago de Carvalho – CRMV-BA 1.673

Médica-veterinária, conselheira do CRMV-BA de 2016 a 2019, é diretora geral de vigilância da saúde da cidade de Salvador.

 

Sidney Gonçalves Gonzalez Alves – CRMV-BA 2.447

Médico-veterinário, tem mestrado em ciência animal nos trópicos com ênfase em Reprodução Animal. Foi professor por dez anos e é responsável técnico do Laticínio Tina e Rolf da Fundação José Carvalho. Atua na reprodução animal de pequenos e grandes animais há mais de 15 anos.

 

Laudélio Santos Fonseca – CRMV-BA 599

Médico-veterinário, foi da diretoria executiva do CRMV-BA e conselheiro do CFMV. É professor universitário e tem foco na área de produção de gado de corte. Participou da gestão 2019-2022 como conselheiro suplente e se tornou efetivo após a eleição da conselheira Maria Tereza Mascarenhas como secretária-geral em junho de 2021.

 

Antônio Valentim Bastos Coqueijo Fidalgo – CRMV-BA 386

Médico-veterinário, foi tesoureiro do CRMV-BA nas gestões 2003-2006 e 2008-2009 e conselheiro suplente nas gestões 2013-2016 e 2016-2019. Também atuou como diretor técnico da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia entre os anos de 2007 e 2008.

 

Lívia Maia Passos Peralva – CRMV-BA 2.437

Médica-veterinária com especialização Lato Senso em diagnóstico por imagem e Lato Senso em medicina veterinária legal. Tem experiência nas áreas de saúde pública, medicina veterinária legal e clinica de pequenos animais.

 

Fonte: CRMV-BA
Créditos das imagens: CRMV-BA
https://www.crmvba.org.br/