Desafios da sociedade civil e do poder público

O Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal, maior rede de proteção animal do Brasil, com mais de 120 entidades afiliadas em todas as regiões, realizou seu IV Seminário de Defesa Animal – Desafios da Sociedade Civil e do Poder Público, nos dias 11 e 12 de junho, no auditório do Museu da Ciência e Criatividade, obra arquitetônica de Oscar Niemeyer, em Niterói, RJ.
O Fórum Animal contou com a parceria da Diretoria de Proteção Animal da Secretaria do Meio Ambiente de Niterói e com o apoio do Laboratório de Ética Animal e Ambiental (LEAA) da Universidade Federal Fluminense (UFF), da Comissão de Proteção e Defesa dos Animais (CPDA), da OAB-RJ, da revista Clínica Veterinária e da Total Alimentos.
O evento foi aberto pelo vice-prefeito de Niterói, Axel Grael, e pela diretora de educação do Fórum Animal, Elizabeth MacGregor.
Na ocasião, Axel Grael enfatizou a importância da parceria com o Fórum Animal e destacou ações da Diretoria de Proteção Animal da Secretaria de Meio Ambiente de Niterói, sob a direção de Marcelo Pereira, como campanhas de adoção com microchipagem e mutirões de castração, e a próxima inauguração do CCPAD – Centro de Controle Populacional de Animais Domésticos, moderno complexo veterinário dotado de centros cirúrgicos para castração e consultórios para animais da população carente do município.
Especialistas de diversas áreas e instituições, como UERJ, UFPR, UFF, OAB-RJ, IBAMA e entidades de proteção animal, palestraram em oito painéis sobre temas como: bases para a defesa animal; animais silvestres; animais usa dos para consumo e trabalho; animais de com panhia; ani mais em desastres ambientais, e outros, na busca de soluções para o mundo moderno, de modo que os animais sejam respeitados e tenham suas necessidades básicas entendidas e garantidas.
“Nosso objetivo é sempre incentivar a divulgação de conhecimento e de novos instrumentos de ação, e gerar uma grande sinergia por meio da união de pessoas e organizações que trabalham em prol dos animais, buscando uma mudança de paradigma da sociedade”, explica a médica-veterinária e diretora técnica do Fórum Animal, Vania de Fátima Plaza Nunes. As vitórias da entidade destacadas por ela podem ser conferidas no site http://www.forumanimal.org .
Dentre os mais de 150 participantes do evento estavam vereadores de vários municípios, como Recife, PE, Porto Alegre, RS, Niterói, RJ e Pouso Alegre, MG, e representantes de afiliadas do Fórum Animal de estados como Amazonas, Paraná, Minas Gerais e Piauí.
Sendo uma de suas missões dar suporte à sua rede, também este ano duas de suas afiliadas tiveram banners premiados como estímulo a seus esforços: 1) Defensores dos Animais, presidida pela médica-veterinária Mariangela Souza, do Rio de Janeiro, com seu programa Capacitação da Polícia Civil e Militar do Estado do Rio de Janeiro em Direito Animal; e 2) APAT de Tefé, Amazonas, dirigida pela médica-veterinária Marina Galvão, com seu programa de resgate/tratamento de animais das ruas ou da população carente.