
Muitas pessoas vêm tendo ultimamente a sensação concreta de que a dimensão do tempo está alterada, que os dias, semanas, meses e anos passam mais rapidamente. De fato, há diversas explicações científicas para esse fato, entre elas as mudanças diárias nas vibrações e frequências do próprio planeta Terra – a denominada frequência Schumann, que passou de um valor estável da ordem de 7,8 Hertz para variações atuais que chegam a alcançar até 90 Hertz.
Todos sabemos que, por mais longevos que possamos ser, nossa existência enquanto corpo físico é limitada, e que poderemos chegar aos 100 anos ou um pouco mais até em nossa passagem física neste mundo. Assim, se o tempo passa mais rápido, isso implica que também envelheceremos mais depressa, já que tudo está se acelerando. No entanto, podemos perceber também que a espiritualidade, esse domínio que nos leva a acreditar na existência de poderes invisíveis, também está se acentuando entre as pessoas do nosso convívio.
Isso nos traz a oportunidade de fazer várias reflexões: “Estamos aproveitando nosso tempo de forma correta? Estamos nos movendo e vivendo sintonizados com essas mudanças? Temos consciência de que o universo está em transição e de que somos seres espirituais, seres dotados de espírito, mente, sentimentos e corpo físico? Estamos cientes de que o universo nos devolve tudo aquilo que sentimos e pensamos?”
Talvez o mais importante a considerar agora seja o modo como gastamos ou investimos nosso tempo, especialmente nas dimensões da espiritualidade, da mente, do sentimento e do corpo físico. Para o corpo físico, acredito que muitos de nós já estejam fazendo sua parte investindo tempo em academias, exercícios, corridas ou caminhadas, entre outras atividades, conscientes do quanto é importante manter esse tipo de rotina, com a intenção correta de preservar a saúde.
Já no aspecto mental, o maior exercício atual é privilegiar pensamentos positivos em relação aos fatos e acontecimentos e, principalmente, em relação às pessoas que nos cercam, seja no trabalho, na família ou entre amigos; é evitar julgamentos, críticas, agressões e reclamações, e substituir essas atitudes por elogios, palavras positivas, incentivos, gentilezas, buscando o bem do próximo. Cabe ressaltar que o dado importante em relação a essa mudança de atitude é que ela evita desperdiçar nosso precioso tempo com pensamentos negativos em relação aos fatos e pessoas e também à natureza e aos animais.
Quanto aos sentimentos, o mais fundamental é exercitar sentimentos positivos de gratidão por tudo, de amor altruísta, compaixão, perdão, humildade, buscando alcançar e manter sempre que possível um sorriso genuíno. É fundamental alterar nosso comportamento e dar força a atitudes virtuosas em relação às pessoas, à natureza e aos animais, evitando a todo custo desperdiçar tempo com sentimentos negativos de tristeza, ressentimento, raiva, vingança ou amargura, que acabam prejudicando o próprio corpo nos aspectos físico e mental.
De todos os aspectos que citamos, o principal e mais relevante é investir tempo na própria espiritualidade e na compreensão de que nada que acontece é fruto do acaso. É muito importante fazer essa reflexão e perceber que não existem coincidências, que na realidade o que existe são permissões e intenções corretas; que há uma força maior no comando de tudo e de todos; que o talento que nos foi dado deve ser aplicado a um trabalho maior, de servir as pessoas, a natureza e os animais; e que existem, sim, protetores nas nossas vidas, que nos conduzem e nos alertam sempre, e que eles chegam até nós por meio das conexões vibracionais que chamamos de intuição; que podemos mudar nosso destino, encontrar nosso propósito de vida; que existem carmas herdados e outros desta própria vida, e que podemos limpá-los, mas que também existem darmas herdados, modos corretos de viver, e também darmas desta vida, para que possamos saborear a felicidade.
O incentivo que achamos mais importante oferecer aqui é que se invista tempo em praticar essas reflexões na vida cotidiana, na família, no trabalho, entre amigos e no lazer, e fazer isso continuamente, com determinação, perseverança, disciplina e atenção constante, aprendendo com as experiências e percebendo que aproveitando melhor o tempo a nossa produtividade aumenta, e que com isso poderemos ganhar, entre outros benefícios, uma maior longevidade.