
A leucemia felina é um problema extremamente grave, causador de linfomas, anemias e imunodeficiências, e responsável por mais de 30% das mortes de gatos com câncer – é, portanto, uma doença relativamente frequente no mundo destes animais. Ela enfraquece o sistema imunológico dos gatos que, sem proteção, acabam ficando vulneráveis a outros problemas que podem ser fatais. Causada por um retrovírus conhecido como FeLV (sigla em inglês para Feline Leukemia Virus), a leucemia viral felina tem uma incidência importante entre os gatos brasileiros, o que torna sua prevenção algo essencial.
Para proteger os gatos da leucemia felina, a MSD apresenta uma solução que vai auxiliar na rotina clínica dos médicos-veterinários. Nobivac® Feline 1-HCPCh+FeLV é uma vacina contra a FeLV com dois anos de duração de imunidade após a segunda vacinação. Além da fração FeLV, ela também imuniza os animais contra rinotraqueíte, calicivirose, panleucopenia e clamidiose.
“Nobivac® Feline 1-HCPCh+FeLV chega para complementar o portfólio de vacinas para felinos da MSD Saúde Animal, que já contava com Nobivac® Feline 1-HCPCh e Nobivac® Raiva, esta última indicada também para a imunização de cães e ferrets”, destaca Daniela Baccarin, Gerente de Produto da linha de vacinas Nobivac® da MSD Saúde Animal.
A nova vacina é a escolha ideal para os gatos que vivem em ambientes externos ou que eventualmente têm acesso à rua e contato com outros animais, e é indicada para a vacinação de gatos saudáveis a partir de 9 semanas de vida ou mais. A vacinação com Nobivac® Feline 1-HCPCh+FeLV pode ser realizada a cada dois anos, sempre intercalada com a vacina Nobivac® Feline 1-HCPCh, que confere proteção por um ano.
Apesar dos sinais clínicos, o diagnóstico da leucemia felina somente pode ser feito por meio de exames laboratoriais. O papel do médico-veterinário é fundamental, não somente na análise, mas na orientação dos proprietários com relação à prevenção das doenças e a importância de manter os animais vacinados.