Menu

Clinica Veterinária

Início Notícias Mercado Animal Health Rodrigo Mainardi
Animal Health

Rodrigo Mainardi

Diretor técnico e de relações institucionais da Animal Health Science Ecosystem®

Matéria escrita por:

Clínica Veterinária

4 de fev de 2026


O médico-veterinário Rodrigo Soares Mainardi, atual tesoureiro do CRMV-SP, compartilha nesta entrevista sua experiência e sonhos na realização do congresso Animal Health.

 

Revista Clínica Veterinária (RCV) – Rodrigo, sua chegada à Animal Health Science como diretor de relações institucionais gerou grande expectativa. Como você define essa missão de conectar a indústria, o Conselho Federal de Medicina Veterinária e outras entidades de classe como as associações?

Rodrigo Soares Mainardi (RSM) – É um privilégio poder realizar esse trabalho. Meu foco tem sido a articulação total. Já alinhamos com os 26 CRMVs estaduais com o CRMV-DF e o CFMV além de com a Federação das Entidades Veterinárias Regionais do Estado de São Paulo (Feveresp) e 17 associações parceiras. O diálogo é constante com 27 colégios e sociedades de especialidades. Inclusive atravessamos fronteiras com a Riabilvet na Itália. O objetivo é um só: união em prol da excelência técnica.

 

RCV – Falando em resultados práticos, o desconto de 50% nas inscrições para médicos-veterinários e zootecnistas é algo sem precedentes. Como isso foi possível?

RSM – Foi uma mobilização histórica. Foram dezenas de reuniões com o corpo diretivo, planejamento e operacionalização. Ver o desconto de 50% aplicado na plataforma é a realização de um sonho. É tornar o conhecimento acessível. E para garantir a transparência: todo esse investimento, incluindo a estrutura para receber o Sistema CFMV/CRMVs, não custou um centavo sequer dos cofres do conselho ou das anuidades dos profissionais. É investimento direto da Animal Health e dos parceiros.

 

RCV – Pode falar a respeito da Câmara Nacional de Presidentes (CNP) ocorrer dentro do evento?

RSM – Trata-se de outro marco. Trazer a CNP para dentro da Animal Health, com uma sala exclusiva que custou cerca de 500 mil reais em montagem e operação, mostra nossa força. Receberemos cerca de 100 lideranças de todo o país. Além disso, teremos um estande de acolhimento ao Sistema CFMV/CRMVs de mais de 400 mil reais. É a política e a ciência caminhando juntas no mesmo pavilhão.

­

­

RCV – No campo técnico, o que os congressistas podem esperar da grade científica deste ano?

RSM –Teremos 17 congressos com nomes de referência e temas de ponta. A grande novidade estrutural é o espaço 360 graus da Animal Health Academy em parceria com a Vetlíderes Academy. É um formato estilo TED Talk, mais intimista e próximo do palestrante. Queremos quebrar a barreira do formato tradicional e promover uma conexão real entre quem ensina e quem aplica a medicina na ponta.