Medicina Veterinária Legal no Animal Health Science 2026
Professor Paulo Maiorka, coordenador científico do Congresso de MVL fala desse grande evento
O professor doutor Paulo Maiorka dedica-se há mais de 30 anos à investigação e à pesquisa no Departamento de Patologia Experimental e Comparada da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo. Paulo Maiorka é o coordenador científico do Congresso de Medicina Veterinária Legal deste ano do Animal Health Science, que acontece de 10 a 12 de março em São Paulo, SP. Nesta entrevista, o professor Paulo Maiorka destaca a importância das palestras oferecidas para o desenvolvimento profissional do médico-veterinário.
Revista Clínica Veterinária (RCV) – Qual é a sua relação com a Medicina Veterinária Legal (MVL)? Conte-nos um pouco da sua experência nessa área, por favor.
Paulo Maiorka (PM) – Iniciamos a trajetória na MVL na FMVZ-USP, a partir de pesquisas realizadas em 2006, para uma tese sobre maus-tratos da perita criminal Elza Marlet. Também realizamos as atividades de necropsias com finalidade pericial por volta de 2010, para a polícia científica e o Ministério Público. Desde então, a linha de pesquisa se estruturou, foram realizadas diversas teses de outros peritos criminais e estudos sobre processos contra veterinários na área civil e nos CRMVs.
RCV – Qual a importância da MVL na profissão veterinária?
PM – Hoje é uma área consolidada, com uma associação atuante e cursos de especialização. A atividade veterinária tem sofrido mudanças com relação à expectativa crescente da sociedade pela saúde e proteção dos animais. O ensino obrigatório da disciplina na graduação se faz necessário para que os acadêmicos saiam cientes da responsabilidade administrativa, civil e penal decorrente da atuação profissional.
RCV – Quais temas o congresso de MVL da Animal Health Science deste ano está apresentando?
PM – Sem dúvida o tema inédito da violência contra os profissionais durante o atendimento clínico. Tanto a violência contra os animais quanto contra os profissionais são pontos-chave para entendermos a importância da inclusão da violência na saúde animal e saúde pública.
Também é preciso destacar as questões de ambulatórios de corpo de delito para produção de provas, o atendimento de animais selvagens e a atividade de fiscalização e perícia em locais que tratam dos animais.
RCV – Como esses conteúdos podem auxiliar o MV que atua ou pretende atuar nessa área?
PM – Os temas foram abordados de acordo com as necessidades atuais. Nunca se falou do assunto ameaças e violência no atendimento veterinário. Temos visto na mídia os ataques em hospitais e clínicas contra médicos humanos, pela primeira vez falaremos desse cenário na medicina veterinária e como o profissional deve proceder.
Outro ponto de suma importância é a qualificação de assistentes técnicos para auxiliar na defesa do profissional frente aos processos administrativos e civis contra médicos-veterinários. Essa é uma área em expansão e carente de bons profissionais para atuar.
RCV – Qual a importância de submeter um trabalho em um congresso como este?
PM – Trabalhos que mostrem a realidade e atualidade do tema são muito importantes para que os conselhos e associações possam trabalhar na resolução dos problemas enfrentados no cotidiano da atividade profissional.
RCV – Qual mensagem gostaria de compartilhar com os colegas a respeito das oportunidades na medicina veterinária que esse congresso oferece?
PM – Conhecer como está a nossa profissão, saber lidar com os desafios e crescer profissionalmente, tanto para não sofrer processos pelo desconhecimento quanto para estar a par das possibilidades de atuação numa área em expansão são aspectos muito importantes para a atualidade da medicina veterinária, e o Animal Health Science 2026 está repleto de informações e conteúdos para ampliar a visão a respeito das possibilidades da profissão.
Conheça a grade de palestras do Congresso de Medicina Veterinária Legal do Animal Health Science Ecosystem que serão ministradas por palestrantes como Roberta Tognareli Ruiz, Daniel Leite, Sandro Montanari, Carla Maria Figueiredo de Carvalho, Esther Espejo e Cristiane Pizzutto em:
https://congresso.animalhealthbr.com/legal/
Envie seu trabalho para: