2025 é um ano de comemorações! Vamos celebrar juntos os 30 anos da revista!

Menu

Clinica Veterinária

Início Notícias Homenagem Homenagem a quem zela pela qualidade da publicação científica – parte V
Homenagem

Homenagem a quem zela pela qualidade da publicação científica – parte V

Matéria escrita por:

Clínica Veterinária

18 de out de 2025


A revista Clínica Veterinária está completando este ano 30 anos de publicações que visam levar aos colegas médicos-veterinários educação continuada. Nessas três décadas de publicações, e ao longo de 178 edições ininterruptas, muitos contribuiram como autores e revisores, buscando oferecer aos leitores o melhor conteúdo com a maior dedicação e zelo.

Todo esse trabalho somente foi possível graças ao inestimável auxílio dos consultores científicos que avaliam os trabalhos e orientam os autores nas correções que sejam necessárias, sempre com o intuito de auxiliá-los a publicar seus trabalhos com a maior qualidade possível.

Neste trigésimo ano de existência estamos homenageando todos esses consultores, que mais que profissionais são companheiros e amigos, que sempre se fizeram presentes para colaborar e orientar, generosamente oferecendo sua sabedoria e conhecimentos, nos estimulando a buscar sempre mais qualidade e novos sonhos. São todos merecedores de nossa eterna gratidão e carinho, e assim, ao longo do ano, os estaremos homenageando.

Portanto, agradecemos profundamente essa parceria de tantos anos, não somente como consultores, também como autores, mas principalmente como amigos zelosos que são.

Nesta edição, estamos trazendo mais alguns consultores – que aqui representam todos os demais –, que têm sido nossos mestres, numa singela homenagem.

Que a nossa imensa gratidão preencha o coração de todos, e que todos tenham certeza do quanto vêm sendo importantes para a revista Clínica Veterinária poder dar sua contribuição à medicina veterinária.

Estamos destacando em ordem alfabética alguns nomes selecionados para a homenagem desta edição, mas é sempre fundamental destacar que todos têm sido muito importantes, muito generosos, muito colaboradores. Recebam, pois, esta homenagem que manifesta toda a nossa gratidão.

 

Álan Gomes Pöppl 

Médico-veterinário formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, fez residência em clínica e cirurgia de pequenos animais e obteve o título de mestre em fisiologia com ênfase em endocrinologia e metabolismo. É doutor em ciências veterinárias, sócio-fundador, ex-vice-presidente e atual diretor científico da Associação Brasileira de Endocrinologia Veterinária (ABEV). Tem atuações nas sociedades internacionais Society for Comparativa Endocrinology e European Society of Veterinary Endocrinology. Professor associado do Depto. de Medicina Animal e do PPG em Ciências Veterinárias da UFRGS, atua em ensino, pesquisa e extensão na graduação, residência e pós-graduação lato e stricto sensu (mestrado e doutorado). É bolsista de produtividade do CNPq, coordenador do Serviço de Endocrinologia e Metabologia Veterinária (SEMV/UFRGS) e do Programa de Ações PetEndocrine. Autor de diversos capítulos de livros nacionais e estrangeiros, e de dezenas de artigos científicos em periódicos indexados brasileiros e internacionais.

Conheço a Revista Clínica Veterinária desde que me vi no meio veterinário ingressando na faculdade em 1999. Recordo que sempre que encontrava algum exemplar em eventos, pegava para ler e guardar, e depois acabei me tornando assinante, o que me rendeu uma bela coleção de fascículos que até hoje arquivo em minha biblioteca. Foram longos anos contando com a qualidade dos artigos publicados na revista para aprimorar meus estudos e formação. Foi uma grande honra depois de formado poder colaborar com a manutenção do alto padrão de publicações na revista, além de ver os resumos dos nossos Congressos Internacionais da ABEV publicados na mesma! Uma longa e perene história ao longo destes 30 anos, e que faço votos siga sendo esta referência na publicação de artigos no Brasi!

 

Alexandre G. T. Daniel

Médico-veterinário, realizou residência e mestrado em clínica veterinária pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ-USP). É diplomado pelo American Board of Veterinary Practitioners (ABVP), com o título de especialista americano em medicina felina. Foi membro ativo do comitê diretivo do programa “Cat Friendly Practice” da Associação Americana de Veterinários de Felinos (anteriormente AAFP, agora FelineVMA) de 2017 a 2023. Possui a certificação “Cat Friendly Veterinarian” pela FelineVMA onde ocupa o cargo de Chair do Latin American Advisory Council. Autor de duas edições do livro Casos em medicina felina, atua como consultor no Veterinary Information Network  e faz parte da Academia de Especialistas em Felinos da iCatCare Veterinary Society. Possui também a certificação Cat Friendly Veterinary Professional da iCatCare e o título de Founding Fellowship em manejo de dor em animais de companhia pela ABVP. Faz parte dos grupos de trabalho da International Society for Companion Animal Infectious Diseases (ISCAID) na atualização de suas diretrizes e consensos no diagnóstico e manejo de infecções bacterianas em animais de companhia, e do painel de experts que produzirá as diretrizes mundiais de tratamento da peritonite infecciosa dos felinos.

Parabenizo a revista Clínica Veterinária pelos 30 anos de contribuição inestimável à medicina veterinária brasileira. Ao longo de sua trajetória, a publicação consolidou-se como referência técnico-científica, promovendo o intercâmbio de saberes entre profissionais, pesquisadores e estudantes, e fortalecendo a prática clínica com ética, inovação e compromisso com o bem-estar animal. Que esta edição comemorativa celebre não apenas o passado, mas também inspire os próximos capítulos dessa história de excelência.

 

César Augusto Dinóla Pereira 

Graduado em medicina veterinária pela Universidade de São Paulo, obteve mestrado e doutorado em ciências biológicas (microbiologia) pela mesma instituição, MBA executivo pela Business School São Paulo. César foi assessor acadêmico de coordenação, coordenador de responsabilidade social e coordenador adjunto e coordenador do Curso de Medicina Veterinária da Universidade Anhembi Morumbi (UAM). Professor titular de microbiologia e imunologia nas Universidades de Santo Amaro (UNISA) e UAM; pesquisador e autor de artigos científicos e capítulos de livros nas áreas de microbiologia médica, biotecnologia (diversidade genética e evolução microbiana), biosseguridade, serviços assistidos por animais (SAA), bem-estar animal e simulação em medicina veterinária; e membro do corpo editorial e consultor da Revista Clínica Veterinária desde 2005.

Celebrar os 30 anos de uma revista científica é mais do que reconhecer sua trajetória editorial; é homenagear gerações de profissionais que cresceram junto com ela. Para muitos médicos-veterinários formados nos anos 90, a revista Clínica Veterinária tornou-se um canal relevante de acesso ao universo da pesquisa, da ciência aplicada e da educação continuada que moldaram suas carreiras. Ao longo dessas três décadas, a revista não apenas acompanhou a evolução da medicina veterinária, mas também se tornou parte da memória afetiva de quem viveu essa transformação. Vida longa!

 

Fabrício Lorenzini 

Médico-veterinário formado pela Universidade Santo Amaro, fez residência e pós-graduação em clínica médica de pequenos animais pela mesma Universidade. Obteve o título de mestre pelo Departamento de Clínica Médica de Pequenos Animais pela FMVZ-USP. Foi docente do Curso de Medicina Veterinária e também do programa de Aprimoramento Médico-veterinário do Hospital Veterinário da Universidade Anhembi Morumbi durante 16 anos. Faz atendimento especializado em endocrinologia e metabologia de pequenos animais no Veros Hospital Veterinário, na clínica VetUnity de Especialidades e no Petcare Centro Médico de Especialidades, de São Paulo e na Clínica Derma&Co Medicina Veterinária de Jundiaí, SP. É sócio-fundador e diretor da Associação Brasileira de Endocrinologia Veterinária (ABEV), além de palestrante em congressos, cursos, simpósios de medicina veterinária em pequenos animais, bem como perito alfandegário da Receita Federal do Brasil nos aeroportos internacionais de Guarulhos e Viracopos.

Celebrar 30 anos de história junto a Revista Clínica Veterinária é perceber o quanto avançamos juntos no desenvolvimento desta linda profissão. Uma revista que se consolidou cientificamente entre os profissionais, ao longo de 3 décadas, assim considero uma honra poder fazer parte desta história. A Revista Clínica Veterinária sempre prezou por qualidade em sua educação continuada fornecida aos seus leitores, traduzida em competência e sucesso. Parabéns a todos os envolvidos e continuaremos juntos no contínuo desenvolvimento da Medicina Veterinária e suas especialidades.

 

Flávia Mazzo

Graduada em medicina veterinária pela Universidade Paulista, obteve título de mestre pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, com enfoque para a cardiologia. Foi eletrocardiografista do Provet Medicina Veterinária Diagnóstica de 1997 a 2020 e responsável pelo Setor de Eletrocardiografia do Provet de 2002 a 2020, onde atuou como coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Educação Continuada – Nupec, e como coordenadora dos veterinários de imagem e especialidades. Participou como segunda secretária da Sociedade Brasileira de Cardiologia Veterinária na gestão 2007-2010, da qual é membro. Coordena a pós-graduação em cardiologia veterinária pela Ufape, polos São Paulo, Rio de Janeiro, Goiânia, Manaus e Belo Horizonte. Atua como cardióloga clínica na Ufape de São Paulo e no Instituto Veterinário de Imagem. Atua em telemedicina em eletrocardiografia e arritmologia veterinária, sendo proprietária da empresa TecgVet.

Em 2025, completo 28 anos dedicados à cardiologia veterinária — uma trajetória que se entrelaça com a história da revista Clínica Veterinária, que celebra três décadas de contribuição inestimável à nossa profissão. Ao longo desses anos, testemunhei a evolução da medicina veterinária no Brasil e vi como a revista foi essencial para ampliar horizontes, inspirar novas práticas e disseminar conhecimento técnico e científico com excelência. Tenho a honra de ter participado de inúmeras revisões e publicações de artigos, e hoje percebo que meu desenvolvimento profissional caminhou lado a lado com o crescimento da revista. Ela sempre foi uma referência indispensável para os clínicos de pequenos animais, especialmente aqueles que atuam na rotina diária fora do ambiente acadêmico. A qualidade editorial e a curadoria dos conteúdos sempre me chamaram atenção e fizeram da revista uma leitura obrigatória. É com imenso orgulho que faço parte dessa história. Parabéns à Clínica Veterinária por 30 anos de dedicação, excelência e por agregar tanto valor à nossa maravilhosa profissão. Que venham muitos mais anos de inspiração e transformação!

 

Márcia Jericó

Graduada em medicina veterinária pela USP, é mestre em fisiologia pelo Instituto de Ciências Biomédicas da mesma universidade e doutora em clínica médica pela FMVZ-USP. Coordenou o Hospital Veterinário da Universidade Anhembi Morumbi e o Serviço de Endocrinologia do Hospital Veterinário Pet Care. Atuou como professora das disciplinas de semiologia, de práticas hospitalares e de clínica médica na Universidade de Santo Amaro, na Uniban, na Universidade Cruzeiro do Sul e na Universidade Anhembi Morumbi. Considerada a pioneira na endocrinologia clínica em cães e gatos no Brasil, é sócia-proprietária do CVAL em São Paulo, sócia-proprietária da MV MINDS Educação Continuada e Pesquisa Clínica, e coordenadora do Curso de Pós-graduação em Endocrinologia pela Equalis & MV Minds. Sócia-fundadora da Associação Brasileira de Endocrinologia Veterinária, foi presidente por dois mandatos, e é a atual vice-presidente. Sócia da Society for Comparative Endocrinology (SCE) e da European Society of Veterinary Endocrinology (ESVE), é coeditora do livro Tratado de medicina interna de cães e gatos, premiado com o Troféu Jabuti em 2015.

Tenho orgulho em pertencer ao corpo de consultores e revisores da revista Clínica Veterinária nestes 30 anos de sua existência. É um periódico pioneiro na sua proposta de trazer informações, novidades e assuntos de interesse na clínica de nossos pacientes, sejam de pequeno ou grande porte, silvestres ou exóticos. Também, sempre mostrou seu lado social, focando no bem estar animal  e na defesa do meio ambiente. Nela, encontro também as informações sobre os principais eventos em Medicina Veterinária, nacionais e internacionais. Seu alcance em nosso meio sempre foi amplo e influente e lembro-me bem da alegria dos meus alunos em ver parte dos nossos projetos de pesquisa sendo publicados na revista e de como isto fortaleceu suas carreiras. A Clínica Veterinária faz parte da história da Medicina Veterinária brasileira e desejo que sua existência seja duradoura e profícua por muitos e muitos anos ainda.

 

Mauro Lantzman 

Médico-veterinário formado pela FMVZ-USP), obteve título de mestre em reprodução animal pela mesma instituição e de doutor em psicologia clínica pela PUC-SP. Reconhecido como um dos pioneiros na área de comportamento animal no Brasil desde os anos 1990, contribuiu de forma decisiva para a consolidação da medicina veterinária comportamental e da etologia clínica no país. Professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo desde 2000, dedica-se ao ensino, à pesquisa e à clínica, unindo ciência, prática e sensibilidade no cuidado com os animais e na compreensão da relação humano-animal. Sua trajetória inclui a publicação de artigos, capítulos de livros e entrevistas em diferentes veículos de comunicação, além da participação em congressos nacionais e internacionais ao longo de mais de três décadas de carreira. Colaborador de longa data da Revista Clínica Veterinária, suas contribuições ajudaram a enriquecer a prática clínica e a difundir conhecimento essencial para médicos-veterinários e estudantes. Sua atuação reflete não apenas competência científica, mas também um profundo compromisso com o bem-estar animal e com a valorização do vínculo entre tutores e seus companheiros de quatro patas.

A Revista Clínica Veterinária sempre foi, para mim, um espaço de referência e troca valiosa de conhecimento. Ao longo dos anos, encontrei nela não apenas atualização científica, mas também o compromisso constante de publicar artigos que contribuem para o bem-estar e para a compreensão do comportamento animal. É uma honra poder colaborar com uma publicação que valoriza tanto a prática clínica quanto a construção de uma medicina veterinária mais consciente e ética.

 

Nanci Bomfim Mariana

Médica-veterinária formada pela FMVZ/USP, iniciou sua carreira em clínica de pequenos animais, no Hovet/USP. Obteve os títulos de mestrado pela FMVZ/USP e de doutorado em anatomia pelo ICB da FM/USP. Docente no Departamento de Cirurgia e Obstetrícia da mesma instituição, é lotada na disciplina de anatomia, pela qual ministrou aulas e desenvolveu pesquisas. Como docente de pós-graduação formou vários mestres e doutores. Participou de eventos científicos e congressos, apresentando artigos científicos e palestras e, presidiu o Congresso Brasileiro de Medicina Veterinária de 2000. Participou intensamente de entidades de classe, compondo suas diretorias. Foi vice-presidente da Sociedade Brasileira de Anatomia, vice-presidente e presidente da Sociedade Paulista de Medicina Veterinária, vice-presidente do CRMV-SP e da Academia Paulista de Medicina Veterinária (Apamvet). É colaboradora em consultorias da Fapesp, membro do corpo editorial e consultora desta revista desde 1995.

Com grande orgulho posso dizer que acompanhei o nascimento da Revista Clínica Veterinária e seu crescimento até os dias de hoje. Lembro-me bem de dois jovens médicos-veterinários, Maria Angela e Arthur, adentrando pela minha sala, com a força e a determinação daqueles que acreditam, fazendo-me um convite para ser consultora de uma revista, que eles pretendiam introduzir no mercado veterinário, para suprir um vácuo de conhecimentos da profissão, principalmente para os profissionais que não mantinham ligação com os avanços científicos, promovendo educação continuada. Confesso que não acreditei que eles conseguiriam levar adiante um projeto tão audacioso, mas como já os admirava como alunos, aceitei. A garra e disposição com que eles abraçaram o desafio, fez com que a revista ocupasse um lugar de destaque entre os profissionais e que não parasse de se atualizar e reinventar, trazendo sempre em seus artigos temas de interesse geral e modernizando as apresentações, tornando-as mais adequadas para os perfis de seus leitores. Hoje é uma revista forte, que vem espalhando conhecimento, incluída na rotina dos profissionais e com a preocupação de inovar-se sempre. Congratulações a toda a equipe e, em particular, à Maria Angela pelos seus editoriais. Parabéns pelos primeiros trinta anos!

 

Rodrigo Hidalgo Friciello Teixeira

Médico-veterinário formado na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, possui título de mestre em biologia animal, com ênfase em parasitologia pela mesma instituição e de doutor em animais selvagens pela Universidade Estadual Paulista de Botucatu. Obteve duas especializações em animais selvagens, uma pela Jersey Wildlife Preservation Trust do Reino Unido, e outra pela Smithonian Institution em Xangai na China. Professor dos cursos de medicina veterinária e de biologia na Universidade de Sorocaba, atua como orientador de iniciação científica, de projetos de extensão e de trabalhos de conclusão de curso, atuando também em atendimentos ambulatoriais realizados em animais selvagens e pet não convencionais no Hospital Veterinário da instituição. É professor no Programa de Pós-graduação da Universidade Estadual Paulista de Botucatu, orientando alunos de mestrado e doutorado. Iniciou como estagiário remunerado no Zoológico do Rio de Janeiro em 1989, e em 1994 no Zoológico de Sorocaba, como médico-veterinário e diretor da instituição. É preceptor de residentes, orientando dezenas de profissionais desde 2004, quando iniciou o programa de residência veterinária do Zoológico de Sorocaba. Atuou como médico-veterinário no Zoológico de São Paulo de 2002 e 2004 e como palestrante em cursos em 10 países na América Latina e Caribe. Apresentou a série de televisão Dr. Selvagem, veiculado nos canais Animal Planet e Discovery Channel, retratando o dia a dia do trabalho de um veterinário de animais selvagens. Possui uma vasta produção científica com inúmeras publicações científicas em periódicos científicos internacionais e nacionais, capítulos de livros e congressos nacionais e internacionais. É membro do corpo editorial e consultor da revista Clínica Veterinária desde 2014.

Com imensa alegria parabenizo os 30 anos de vida da Revista Clínica Veterinária. Ao longo desse período foi pioneira na divulgação de notícias e produção científica na medicina veterinária em língua portuguesa. Antes disso, o acesso sempre muito limitado aos artigos e a informação que estavam em outros idiomas. E quem nunca ficou sabendo sobre os diversos eventos nacionais e mundiais por meio da VetAgenda de eventos nas páginas finais de cada edição? Por vezes, eu acessava a Revista Clínica Veterinária do fim para o começo, curioso com as informações sobre os eventos. Desejo mais 30 anos de sucesso a todos os responsáveis pela Revista Clínica Veterinária.