Royal Canin®
Uma jornada baseada em ciência, qualidade e um claro propósito: entregar saúde através da nutrição

A saúde dos animais é o que guia a Royal Canin desde sua fundação. Criada pelo médico-veterinário Jean Cathary, em Aimargues, no sul da França, em 1968, a marca nasceu a partir de uma solução nutricional desenvolvida para tratar problemas de pele comuns à raça pastor alemão, dando início a uma trajetória que se tornaria referência global em nutrição de precisão para gatos e cães. Há mais de 50 anos, a Royal Canin tem como norte sua base científica e investimentos em pesquisa, traduzindo conhecimento técnico em alimentos específicos para atender às necessidades de cada animal.
Parte da Mars Incorporated, a empresa está presente em 120 mercados e conta com mais de 8.000 colaboradores no mundo — entre eles, 400 médicos-veterinários e nutricionistas. Administra 17 fábricas, dois centros de pesquisa com pets, um centro global de inovação e sete laboratórios da rede Mars, todos voltados à garantia de segurança, eficácia e rastreabilidade em seus processos.
No Brasil, sua história começou em 1990, com a instalação da fábrica em Descalvado, SP. Desde então, a operação nacional conta com mais de 230 alimentos no portfólio, disponíveis em mais de 15 mil pontos de venda. Desde 2017, a Royal Canin é a marca mais recomendada por médicos-veterinários brasileiros – resultado da relação próxima com a classe veterinária, da criação de ferramentas e conteúdos científicos que apoiam a rotina clínica, e da presença ativa em congressos e seminários voltados à troca de conhecimento.
A produção local garante agilidade, rastreabilidade e impacto positivo na economia. Com rígido controle de qualidade e foco em sustentabilidade, a produção brasileira atende à demanda do mercado nacional, contribuindo para o desenvolvimento do setor veterinário no país.
Jornada de sustentabilidade apoiada em três pilares: pets, pessoas e planeta
A Royal Canin se preocupa em gerar valor não somente para os animais, mas também para as pessoas e o planeta, promovendo um ecossistema mútuo e garantindo um futuro viável para as próximas gerações. Dentre as principais iniciativas realizadas no Brasil, a jornada de sustentabilidade da empresa se apoia em três pilares; pets, pessoas e planeta.
O pilar pets é o centro de tudo o que a Royal Canin faz. Além de desenvolver soluções nutricionais sob medida, a empresa apoia projetos sociais que ampliam o acesso à saúde e valorizam o papel dos animais na sociedade.
O pilar pets promove a criação e a guarda-responsável dos animais, por meio da capacitação de tutores e profissionais, atua em campanhas para gerar conscientização sobre a saúde preventiva e o bem-estar animal e dá suporte a projetos sociais que reforçam os benefícios da interação entre o ser humano e os animais.
Um exemplo é o Medicão, projeto com mais de duas décadas de atuação, que leva cães terapeutas treinados a hospitais, escolas e instituições para a prática da terapia assistida por animais (TAA). A interação com os cães ajuda a reduzir a ansiedade e o estresse, melhora a comunicação e se torna uma aliada importante no processo de recuperação e bem-estar emocional de pacientes de diferentes faixas etárias.
Outro destaque é o KDOG, conduzido no Brasil em parceria com a Sociedade Franco Brasileira de Oncologia. O projeto treina cães farejadores para detectar precocemente o câncer de mama pelo olfato, oferecendo uma alternativa promissora e acessível para o diagnóstico precoce. A Royal Canin apoia a iniciativa desde sua implementação no país, reforçando seu compromisso com a ciência e com os benefícios da interação ser humano-animal como ferramenta de saúde pública.
A marca também apoia instituições como o Ibetaa, que atua com terapia assistida por animais (TAA), auxiliando crianças e adolescentes com disfunção cognitiva, emocional ou físico-motora em ambiente escolar ou em processos legais, especialmente em situação de testemunho em casos de abuso ou violência. A presença dos cães contribui para reduzir o medo, facilitar a comunicação e tornar o ambiente mais empático e seguro para as vítimas.
No pilar pessoas, a empresa promove uma cultura interna que valoriza o vínculo humano-animal e a guarda responsável. Os escritórios da Royal Canin no Brasil são pet friendly desde 2012 e oferecem benefícios como a Licença PETernidade, que permite ao novo tutor se ausentar do trabalho para preparar a chegada de um novo pet, e a Licença por Luto, que apoia colaboradores em momentos de despedida. Ações de voluntariado e responsabilidade social que beneficiam as comunidades também fazem parte da agenda da companhia, bem como o suporte à classe veterinária por meio de programas que disseminam conhecimento e expertise técnica e sobre gestão de negócios.
Já no pilar planeta, a Royal Canin busca reduzir constantemente o impacto ambiental de sua operação. No Brasil, a fábrica de Descalvado trabalha com aterro zero desde 2015, na qual 100% dos resíduos são reciclados, reutilizados ou compostados. A instalação também conta com uma estação de tratamento de efluentes que atende todo o sistema.
O centro logístico principal opera com 90% de autossuficiência energética graças à instalação de painéis solares. Essas iniciativas estão em sintonia com o compromisso global da marca de alcançar a neutralidade de carbono, em alinhamento com pactos internacionais como o da Fundação Ellen MacArthur e o Pacto Global da ONU.
“Temos a ambição de ser uma empresa que gera valor não só para os animais de estimação, mas também para as pessoas e para o planeta. Moldamos o nosso negócio em benefício de todo um ecossistema: produzindo alimentos de alta qualidade para gatos e cães, capacitando os nossos colaboradores e parceiros, ao mesmo tempo em que buscamos garantir um futuro sustentável para as próximas gerações”, afirma Carla Pistori, Diretora de Assuntos Corporativos da Royal Canin Brasil.
Parceria com médicos-veterinários
A relação com os futuros médicos-veterinários é uma das prioridades da Royal Canin. O Programa Universidades foi criado para apoiar a formação de estudantes em instituições de ensino, por meio de palestras, apoio a eventos acadêmicos e participação em ligas estudantis — permitindo acesso a materiais técnicos de qualidade. O objetivo é contribuir com a formação crítica e científica dos futuros profissionais, consolidando a nutrição como parte essencial da medicina veterinária.
A Royal Canin também promove treinamentos técnicos e apoia cursos e congressos científicos em todo o país, em parceria com instituições de ensino, associações de classe e de especialidades. Esse relacionamento próximo e colaborativo faz parte do DNA da marca, que reconhece o papel essencial dos médicos-veterinários na prevenção, diagnóstico e promoção da saúde dos animais.
Como parte desse compromisso, a empresa realiza o Vet Symposium, evento proprietário internacional que reúne anualmente centenas de médicos-veterinários de todo o mundo para debater os avanços mais recentes em nutrição, saúde preventiva e medicina veterinária. Com tradução simultânea para diversos idiomas, o encontro inclui palestras com especialistas renomados, workshops e painéis interativos — promovendo uma troca de conhecimento científico em escala global.
Transparência e rastreabilidade em cada etapa
A empresa também se destaca por seu alto padrão de qualidade e transparência. Com o lançamento do Tour Virtual tornou-se possível conhecer em detalhes como os alimentos da Royal Canin são produzidos — desde a observação comportamental no pet center até a formulação dos alimentos específicos e o controle rigoroso em cada etapa de produção. Dividido em cinco módulos, o tour apresenta entrevistas com especialistas da marca e cenas reais das fábricas da França e do Brasil, proporcionando uma experiência imersiva e educativa.
“O Tour Virtual é um recurso inovador que desenvolvemos para reforçar o nosso compromisso na produção de alimentos com altíssimos padrões de qualidade, proporcionando um verdadeiro mergulho aos visitantes, como se estivessem realmente em nossas fábricas. Nossa intenção é levar conhecimento sobre nossos processos de produção para ainda mais pessoas, por meio dessa experiência virtual”, comenta Carla.
Nutrição clínica e sob medida para cada necessidade
Desde sua origem, a Royal Canin mantém o compromisso com a ciência e com a saúde dos pets. A marca foi pioneira ao reconhecer que as necessidades nutricionais dos animais devem ser adaptadas conforme sua idade, porte, raça, estilo de vida e condição de saúde – conceito que se tornou a base de sua filosofia de nutrição específica.
Esse compromisso se reflete em um portfólio amplo e diversificado, com alimentos secos, úmidos e coadjuvantes, desenvolvidos para atender tanto gatos e cães saudáveis quanto aqueles com doenças diagnosticadas. A linha veterinária reúne alimentos coadjuvantes para o suporte nutricional no tratamento de doenças gastrointestinais, urinárias, dermatológicas, renais, obesidade, entre outras.
Com investimentos contínuos em pesquisa e inovação, há mais de 50 anos a Royal Canin transforma conhecimento científico em soluções nutricionais específicas que impactam positivamente a saúde e o bem-estar dos animais.
Royal Canin