Menu

Clinica Veterinária

Início Notícias Especialidades Silvestres Instituto Ampara Animal apresenta campanha inovadora que expõe a influência das mídias digitais sobre o tráfico de animais selvagens
Silvestres

Instituto Ampara Animal apresenta campanha inovadora que expõe a influência das mídias digitais sobre o tráfico de animais selvagens

O objetivo principal da campanha é o reset do algoritmo de uma das maiores plataformas de mídias digitais atualmente, o Instagram

Matéria escrita por:

Clínica Veterinária

20 de mar de 2024


O Instituto Ampara Animal, renomada organização dedicada à proteção e conservação dos animais, está liderando uma campanha revolucionária para trazer à tona os impactos dos seguidores no engajamento de conteúdos que utilizam imagens de animais silvestres como pets para se promover nas mídias digitais e conteúdos sobre o bem-estar animal, o tráfico de animais selvagens e a conservação da biodiversidade. A campanha visa auxiliar o combate à retirada de animais silvestres da natureza e seu comércio, por meio da reiniciação maciça dos algoritmos do Instagram e do despertar da mudança de comportamento da sociedade.

Em uma época em que as redes sociais desempenham um papel significativo na promoção de comportamentos e causas, o Instituto Ampara Animal está tomando medidas ousadas para desencorajar a participação involuntária no tráfico de animais selvagens. Por trás de um vídeo “fofo” de um animal silvestre sendo humanizado ou interagindo com pessoas está um cenário de privação de comportamentos naturais, maus-tratos e muitas vezes a retirada do animal da natureza. Esse tipo de conteúdo, que traz uma visão superficial e romantizada de ter um animal silvestre como pet, também influencia cada vez mais o desejo de compra e, dessa forma, fomenta um ciclo que coloca em risco toda a biodiversidade. A iniciativa visa diminuir curtidas e compartilhamentos de postagens de animais selvagens tratados como pets, evidenciando a responsabilidade de cada indivíduo ao se engajar em conteúdos como esses, desafiando a norma e promovendo uma conscientização generalizada.

A força dos conteúdos que promovem a exibição de animais silvestres como pets é real, perigosa e desconhecida para a sociedade: aproximadamente 37% das buscas por compra de macacos são geradas diretamente por conteúdos do Instagram!!! Até animais considerados “não tão fofos assim”, como as cobras e serpentes, tem 18% de suas compras impulsionadas por conteúdos do aplicativo.

A peça central dessa campanha é o reset do algoritmo de uma das maiores plataformas de mídias digitais atualmente, o Instagram. A campanha tem inicio com a exposição Alg*ritmo Selvagem (Reset), no Conjunto Nacional da cidade de São Paulo, localizado na Avenida Paulista, 2073, a partir do dia 3 de março, às 11h (data que marca o Dia Mundial da Vida Selvagem pela ONU), encerrando-se no dia 3 de abril, quando a exposição será redirecionada para outros locais rotativos. Nessa intervenção, o Instituto Ampara Animal utilizará expressões artísticas de impacto visual para sensibilizar e convocar a comunidade a participar desse movimento crucial. A exposição visa despertar essa problemática, educar e inspirar, destacando os perigos da influência de conteúdos que exploram a fauna, da manutenção e ampliação do tráfico de animais selvagens e de como a simples ação de curtir ou compartilhar certos conteúdos pode inadvertidamente apoiar essa prática prejudicial.

A exposição é um chamariz e uma preparação para o Dia da Reiniciação dos Algoritmos (Reset Day), 14 de março, uma data especial que marca o Dia Nacional dos Animais, no qual cada indivíduo poderá contribuir diretamente para a causa, promovendo a conscientização e a mudança de comportamento. Nesse dia o Instituto Ampara Animal convoca a comunidade a reiniciar seus algoritmos pessoais, esclarecendo-se a respeito das consequências de suas interações online e buscando uma relação mais harmônica, que valorize a biodiversidade em seu ambiente natural, exercendo seus comportamentos selvagens.

Portanto, a campanha não se limita à exposição física, pois a organização estenderá a mensagem para as plataformas de mídia social. Publicações de impacto, envolventes e esclarecedoras serão compartilhadas, incentivando os seguidores a refletirem sobre a influência de suas interações online, a participarem ativamente da reiniciação dos algoritmos e a estabelecerem interações positivas com a fauna. “Estamos comprometidos em combater o tráfico de animais selvagens de maneira inovadora, sensível e eficaz. Acreditamos que, ao reiniciar os algoritmos do Instagram e despertar o olhar da sociedade para essa problemática, podemos desencorajar indiretamente a promoção dessa prática criminosa”, afirma Juliana Camargo, fundadora do Instituto Ampara Animal.

O Instituto Ampara Animal convida todos a se juntarem nessa jornada para criar um ambiente online mais consciente e responsável, no qual as interações digitais não contribuam inadvertidamente para a exploração de animais selvagens. 

 

Sobre o Instituto Ampara Animal 

O Instituto Ampara Animal é uma organização dedicada à proteção e à defesa dos animais no Brasil. Com um compromisso ético que prioriza o bem-estar animal e a conservação da biodiversidade, trabalha em diversas frentes para garantir os direitos dos animais e formar uma sociedade mais justa e sustentável, na qual os animais sejam tratados com respeito e coexistam com a espécie humana em um sistema equilibrado e harmônico.

 

Instituto Ampara Animal

https://institutoamparanimal.org.br/