O 1º Prêmio Papagaio de Comunicação Animal foi entregue em 28 de outubro de 2025 no Teatro Gazeta, na capital paulista. O Prêmio é um reconhecimento da importância da comunicação na defesa dos animais, que traduz ciência, normas, leis e a realidade dos animais para sociedade.
Uma proposta inédita e inclusiva, dividida em 10 categorias e com livre escolha do autor que, ao se inscrever, optou pelo tema que melhor representava sua proposta, seja texto jornalístico, vídeo, podcast, ou no uso das diferentes mídias sociais e influenciadores, é uma realização do Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal, da Valle da Mídia e da Agência Carrots Comunicação Animal.

Jornalistas, produtores, fotógrafos e profissionais de diferentes áreas como direito, ciências da natureza, entre outros, participaram dessa primeira edição. Os trabalhos apresentaram alta qualidade e foram um desafio para os 11 juízes responsáveis pelas escolhas.
A homenageada desse primeiro prêmio foi Rita Lee, artista envolvida com a defesa de todos os animais ao longo de sua vida. Roberto de Carvalho, músico e marido da cantora, recebeu a homenagem e acompanhou o show da Banda Aurora 69, que apresentou um repertório da cantora na voz de Luane Cardim. Dois outros shows, com D’black e Leilla Diva, apresentaram em suas canções, temas relacionados com os animais e a natureza.


As categorias dos prêmios incluíram a defesa dos animais em situação de fazenda, políticas públicas de proteção animal, defesa dos animais silvestres, defesa de cães e gatos, defesa de animais aquáticos, defesa dos animais em testes, pesquisas e ensino, exploração animal para entretenimento, cobertura de resgates e reabilitação, influenciador defesa dos animais e influenciador veganismo.
Entre os premiados, Laerte Levai ganhou na categoria animais aquáticos; Júlia Checchinato, na categoria defesa dos animais silvestres; Repórter Eco com Adele Santelli e Euclides José, na categoria políticas públicas; e Rogério Rammê como influenciador defesa animal.


