30 anos do Ambulatório de Aves da FMVZ/USP
Primeiro centro de atendimento de aves do Brasil e da América Latina

A avifauna brasileira é extremamente rica e diversificada. Diante da necessidade de cuidados mais intensivos com esses animais, em 12 de março de 1986 foi criado o Ambulatório de Aves pelo prof. dr. José Américo Bottino, professor da disciplina de Ornitopatologia de Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ/USP).
O Ambulatório de Aves foi o primeiro centro de atendimento de aves do Brasil e da América Latina. Atualmente, presta diferentes tipos de serviços, do simples atendimento clínico ao diagnóstico laboratorial das diferentes enfermidades que acometem as aves.
Com um atendimento médio de 180 casos por mês, tornou-se um expoente na formação de acadêmicos e profissionais médico-veterinários, especializados no atendimento clínico, terapêutico e patológico de aves silvestres, exóticas e domésticas. Ao longo de sua existência, o Ambulatório de Aves se desenvolveu por meio do trabalho de docentes e veterinários imbuídos da honrosa tarefa de oferecer suportes clínicos, terapêuticos e preventivos às aves silvestres e ornamentais do país. O Ambulatório de Aves nasceu, cresceu e, nos dias de hoje, sob a responsabilidade do prof. dr. Antonio José Piantino Ferreira, adquiriu maturidade para se tornar o mais importante centro de estudos de aves silvestres e exóticas do Brasil.
Em 2016, o Ambulatório de Aves da FMVZ/USP está fazendo trinta anos e em junho deste ano estão programaos eventos para a comemoração do seu Jubileu de Pérola. “Pretende-se realizar eventos que contemplem manejo, nutrição, doenças, antibioticoterapia, analgesia e diagnóstico por imagem. Também estão previstas as modalidades teórica e prática! Fiquem atentos e participem”, destacou Marta Brito Guimarães, médica-veterinária do Ambulatório de Aves.
Ambulatório de Aves da FMVZ/USP
(11) 3091-7669