Prêmios do CRMV-SP que homenageiam médicos-veterinários e zootecnistas
Sugestões de nomes serão recebidas até dia 30 de setembro

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) recebera até 30 de setembro indicações de médicos-veterinários e zootecnistas que se destacaram pelo relevante trabalho prestado ao País em suas áreas de atuação. Na edição de 2025 os prêmios serão entregues em quatro categorias.
Médicos-veterinários podem concorrer aos Prêmios “Ernani Ibirá Gonçalves” na categoria Defesa Sanitária Animal e “Walter Maurício Corrêa” na categoria Ensino da Medicina Veterinária.
Os zootecnistas podem ser indicados ao Prêmio “Mateus José Paranhos da Costa” da nova categoria Ensino da Zootecnia.
O Prêmio “René Corrêa” na categoria Empreendedorismo contempla profissionais de ambas as áreas.
Para a presidente do CRMV-SP Daniela Pontes Chiebao a premiação reconhece profissionais que contribuem diariamente para o avanço da medicina veterinária e da zootecnia: “Os prêmios incentivam médicos-veterinários e zootecnistas a se manterem em constante aprimoramento e conectados às mudanças que o mundo nos apresenta.”
A nova categoria aprovada para a edição 2025 Ensino da Zootecnia é destinada a reconhecer zootecnistas que se dedicam à formação acadêmica e científica. Segundo a presidente da Comissão de Avaliação e Julgamento dos prêmios e conselheira do CRMV-SP Kátia de Oliveira o ensino e a pesquisa são pilares fundamentais para o fortalecimento da Zootecnia. “É a partir deles que formamos novas gerações de profissionais qualificados e produzimos conhecimento capaz de transformar realidades no campo na indústria e na sociedade. Esse é um trabalho de alta dedicação que ultrapassa os limites da universidade e impacta diretamente na qualidade da formação profissional e na evolução da ciência zootécnica.”
A categoria Ensino da Zootecnia traz como patrono o professor Mateus José Paranhos da Costa zootecnista referência recentemente falecido cuja trajetória foi marcada pela dedicação ao ensino e à pesquisa. “Sua atuação na Unesp de Jaboticabal formou gerações de zootecnistas transmitindo não apenas conhecimento técnico mas também valores de responsabilidade sensibilidade e inovação. Reconhecer Paranhos nesta premiação reforça a importância de celebrar docentes que constroem com empenho a base sólida de nossa profissão” enfatiza Kátia de Oliveira.
Etapas da premiaçãoAs indicações devem ser enviadas para o e-mail [email protected] informando no campo “assunto” o nome do prêmio ao qual se refere a sugestão e incluindo o nome e o histórico profissional e acadêmico do indicado incluindo formação e principais atividades profissionais.
Podem enviar indicações os profissionais registrados em situação regular no CRMV-SP bem como representantes de colégios entidades de classe sociedades e associações da Medicina Veterinária e/ou Zootecnia.
A Comissão de Avaliação e Julgamento formada pelas conselheiras do Regional — a zootecnista Kátia Oliveira e as médicas-veterinárias Mirian Rodrigues e Nicole Casara Bordim — analisará todas as indicações. Os nomes selecionados serão posteriormente referendados em Plenária. A solenidade de entrega dos prêmios ocorrerá em dezembro com data a ser definida.
“A avaliação das indicações busca reconhecer profissionais que tenham deixado marca significativa no ensino na pesquisa na defesa sanitária ou no empreendedorismo. Cada indicação será analisada com cuidado considerando tanto a trajetória quanto os resultados alcançados sempre valorizando quem contribui de forma duradoura para a profissão e para a sociedade” afirma Kátia Oliveira.
Conquistas e tendências atuais
A presidente da Comissão de Avaliação e Julgamento dos prêmios Kátia Oliveira ressalta que a escolha das categorias Ensino em Medicina Veterinária e Ensino em Zootecnia reflete a luta coletiva pela manutenção da formação presencial nos cursos de graduação.
“Foi um movimento nacional com forte posicionamento do Sistema CFMV/CRMVs e das universidades públicas que se manifestaram contra a oferta de ensino a distância. Sabemos que uma formação de qualidade que envolve prática vivência de campo e contato direto com os animais não pode ser substituída por modelos exclusivamente virtuais. Reconhecer os profissionais dedicados ao ensino é portanto reafirmar nosso compromisso com uma educação sólida presencial e transformadora” afirma Kátia.
A categoria Defesa Sanitária Animal surge também em um momento histórico: o Brasil conquistou o status de país livre de febre aftosa sem vacinação reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal (Omsa). Para Kátia esse feito representa um marco para a pecuária nacional e é resultado do trabalho contínuo de profissionais de todo o Sistema CFMV/CRMVs ao longo de décadas.
Já a categoria Empreendedorismo reflete uma realidade crescente na vida dos profissionais especialmente da nova geração. “Premiar o empreendedorismo é valorizar coragem criatividade e a capacidade de transformar conhecimento em oportunidades qualidades fundamentais no cenário atual do Brasil” conclui a presidente da Comissão.
Premiações de anos anteriores em: https://crmvsp.gov.br/premiacoes-do-crmv-sp/