Lançamento oficial da Associação Brasileira de Bem-Estar Animal (Abbea) em São Paulo, em 15 de outubro de 2025
O tradicional Club Transatlântico será a sede do grande evento de apresentação da entidade

A Associação Brasileira de Bem-Estar Animal (Abbea), primeira plataforma ampla, técnica e multissetorial dedicada a esse importante tema, terá seu lançamento oficial no próximo dia 15 de outubro, no Club Transatlântico, em São Paulo, a partir das 18h. O evento reunirá especialistas, lideranças empresariais, representantes da academia, autoridades públicas e membros da sociedade civil.
A Abbea se apresenta como entidade objetiva, técnica e não partidária, com foco em promover avanços contínuos em bem-estar animal no Brasil. Sua atuação baseia-se em ciência, diálogo multissetorial e cooperação internacional, buscando unir em torno do tema os mais diversos setores acadêmicos, privados, de entidades e da sociedade civil, bem como autoridades públicas.
O lema adotado pela Abbea é “Quem trata melhor os animais gera valor”, e seu propósito é contribuir de forma científica, construtiva e independente para a melhoria contínua do bem-estar animal no país.
Trata-se da primeira referência nacional em bem-estar animal no contexto do Acordo União Europeia-Mercosul, alinhada com os critérios de sustentabilidade, ESG e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS/ONU), reforçando o compromisso do país com a responsabilidade social, a sustentabilidade e a inovação.
Visão abrangente
O grande destaque da entidade é sua abrangência, buscando incluir todas as espécies – grandes e pequenos animais, tanto de produção como de companhia, bem como animais silvestres e de laboratório.
Fundada por nove líderes de reconhecida reputação ética e profissional, com atuação nacional e internacional, agrega um amplo leque de profissionais da medicina veterinária, zootecnia, produção, direito e da defesa da causa animal.
Fundadores
A entidade foi sonhada e idealizada por Stefan Timm (atual gerente executivo), Thomas Timm (atual presidente), Paulo Cesar Maiorka (vice-presidente), Carmen Martins Perez (animais de grande porte), Cristiane Schilbach Pizzutto (animais silvestres), Jörg Hartung (relações internacionais), José Luiz Tejon Megido (Comunicação), Marcos Chaves Ladeira (assuntos legais) e Maria Angela Sanches Fessel (medicina veterinária do coletivo).
A Abbea conta ainda com a valiosa participação de associados honorários que vêm agregar suas competências, iniciativas e intenções à entidade. São eles: Alexander Welker Biondo, Alma Yasodhara Alexandra Hoge, Andrés Bruzzone, Ceres Berger Faraco, Cynthia Fernandes Cipreste, Fernanda Macitelli Benez, Francisco Matturro, Janaina da Silva Braga, Juliana Cristina Rego Ribas, Leonardo Nápoli, Luiz Alberto Sabioni, Nayla Fernanda de Freitas Batista, Priscila Stoppa da Rocha, Raquel Menezes Vieira Machado, Roberto Chiuvitti Neto, Roberto Rodrigues, Rosangela Ribeiro Gebara, Tália Missen Tremori, Tatiana Feuerwerker e Valeria Ruoppolo.
Entre os associados honorários, cabe destacar a homenagem in memoriam a Mateus Paranhos da Costa, que partiu antes do lançamento, mas deixou-nos seu exemplo de dedicação inabalável.
Evento de lançamento
O evento de 15 de outubro terá início às 18 horas e programação especial, com a apresentação dos fundadores da Abbea, o lançamento do Compendium Animalis 2026 e a entrega póstuma do Prêmio Abbea 2025 ao prof. dr. Mateus Paranhos da Costa, referência no tema.
O Club Transatlântico está localizado na Av. Cecília Lottenberg, 130, Chácara Santo Antônio, São Paulo, SP.
Ações já programadas para 2026
A Abbea já anunciou importantes marcos para o próximo ano:
• O Plano de Treinamento Abbea 2026, voltado a empresas, técnicos e instituições;
- A divulgação de oportunidades de investimento e patrocínio para companhias comprometidas com a causa;
- O Encontro Anual Abbea 2026; e
- O Congresso Internacional “Don’t Forget the Animals 2026”, destinado a consolidar o debate global sobre bem-estar animal.
Os interessados em participar do evento poderão fazer sua inscrição gratuita (vagas limitadas) no link: https://www.sympla.com.br/evento/lancamento-oficial-da-abbea-associacao-brasileira-de-bem-estar-animal/3126687
Conhecendo os fundadores
Carmen Martins Perez (Animais de grande porte)
Empresária rural, palestrante e comunicadora do agro, tornou-se pecuarista aos 22 anos, focando no bem-estar animal e boas práticas de produção. Na fazenda Orvalho das Flores colabora em pesquisas com o Grupo Etco e grupos internacionais. É colunista da Forbes Agro, ex-presidente do Núcleo Feminino do Agronegócio e conselheira do Cosag/Fiesp. Idealizadora do curso “Rebanho de valor” sobre bem-estar animal e autora do livro “Bem-estar animal no Brasil e na Alemanha”. Lançou o projeto cinematográfico “Quando ouvi a voz da Terra”, que inclui um novo filme, “Um outro olhar”, abordando a conexão entre campo e cidade.
Cristiane Schilbach Pizzutto (Animais silvestres)
Médica-veterinária formada pela FMVZ/USP, tem mestrado, doutorado e pós-doutorado pela FMVZ/USP. É professora e orientadora no Programa de Pós-graduação em Reprodução Animal da FMVZ/USP. Atuou como presidente da Comissão técnica de bem-estar animal do CRMV-SP durante 7 anos e é Responsável Técnica pelo Laboratório de Ecologia e Evolução do Instituto Butantan.
Jörg Hartung (Relações internacionais)
Médico-veterinário (FU Berlin), dr. med. vet. (PhD) e dr. med. vet. habil. pela Universidade de Medicina Veterinária de Hannover (TiHo). Dois anos como líder de grupo na Divisão de Ciência do Bem-Estar Animal, Instituto de Pesquisa Silsoe, Reino Unido. Professor titular de Higiene Animal e Ciência do Bem-Estar Animal. 20 anos como diretor do Instituto de Higiene Animal, Bem-Estar Animal e Comportamento Animal em Fazendas (TiHo). Ensino e pesquisa na vanguarda da medicina veterinária e engenharia agrícola ao longo da cadeia alimentar, desde a fazenda até o abate, transporte, atordoamento, prevenção de doenças e sofrimento, proteção do meio ambiente e da saúde da força de trabalho, garantindo a produção. Membro de órgãos consultivos da UE, tais como a EFSA – Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos, 9 anos no painel de Saúde e Bem-Estar Animal, SCAHAW – Comitê Científico para a Saúde e Proteção Animal, revisor de programas de investigação da UE e da Alemanha, como o Comitê One Health no BMZ, Agricultura e Política no BMLEH, lei do ar limpo VDI-KRdL. Duas décadas como presidente do Comitê Federal para o Bem-Estar Animal (BMLEH). Cofundador e ex-presidente do Fórum Europeu de Conselhos de Bem-Estar Animal (EuroFawc), com mais de 25 países membros. 12 anos como presidente da Sociedade Internacional para a Higiene Animal (ISAH). Doutorado honorário pela SLU (Dr. h. c.), Uppsala, Suécia (2010), WUELS, Wroclaw, Polônia (2019) e 2021 FVMZ-USP (Dr. emérito). Distinção recente: Cruz Federal do Mérito, Alemanha.
José Luiz Tejon Megido (Comunicação)
Doutor em Educação pela Universidad de La Empresa/Uruguai, mestre em educação, arte e história da cultura pela Universidade Mackenzie, jornalista, publicitário. Especializações em Harvard, Pace University e MIT (EUA) e Insead (França). Coordenador acadêmico do Master Science Food & Agribusiness Management da Audencia Business School em Nantes/França, coordenador do Agribusiness Center da FECAP em São Paulo/Brasil, professor convidado FIA/USP e INSPER. Comentarista de agronegócio da Rádio Eldorado e Band Terra Viva. Articulista do Estadão Agro on-line, dentre outras mídias. Autor e coautor de 37 livros. Diversas vezes premiado com Top de Marketing da ADVB e como profissional do ano. Em 2016 passou a ser integrante do Hall da Fama pela Academia Brasileira de Marketing e recebeu o Prêmio Internacional Troféu Great Key Speaker pela Olmix na França. Nos anos seguintes, Prêmio Destaque Imprensa pela AEASP. Homenageado pela Massey Ferguson como destaque no Agrojornalismo Brasileiro. Prêmio LIDE na categoria Comunicação. Eleito diversas vezes pela Revista Isto é Dinheiro Rural como uma das 100 personalidades mais influentes do Agribusiness. Em 2021 foi condecorado com a Comenda Ministro Alysson Paolinelli. Em 2023 foi homenageado com o Prêmio ABAG Personalidade do Agronegócio 2023 “Ney Bittencourt de Araújo”. Em 2024, foi eleito TOP 10 – Agro pela Revista Forbes.
Marcos Chaves Ladeira (Assuntos legais)
Advogado, sócio da Pinheiro Neto Advogados, atua na área de M&A para clientes nacionais e estrangeiros das mais variadas indústrias. Sua prática abrange a assessoria legal na estruturação de operações de venda e compra de empresas, reestruturação de ativos/passivos, bem como o aconselhamento em operações comerciais e condução de litígios societários. Em paralelo à sua atuação transacional/corporativa, há anos, dedica-se ativamente à advocacia pro bono em causas e questões ligadas à conservação de fauna silvestre e ao acolhimento de animais domésticos, tornando-o referência para diversas instituições do terceiro setor.
Maria Angela Sanches Fessel (Medicina veterinária do coletivo)
Médica-veterinária, há 30 anos dedicada ao setor de divulgação como editora da Revista Clínica Veterinária, nas áreas de clínica médica e cirúrgica de animais de companhia, saúde única, medicina veterinária do coletivo, medicina veterinária de desastres, medicina veterinária legal e animais silvestres.
Paulo Cesar Maiorka (Vice-presidente)
Médico-veterinário pela UFSM no RS (1991), é bacharel em direito UNIP (2021). Foi residente em patologia (1992), pela Ubeso de Botucatu, e obteve o título de mestre (1996) e doutor (2000) em patologia experimental e comparada pela USP, e obteve o pós-doutorado em patologia molecular pela OMS – IARC na França (2002). Foi membro da Comissão Assessora CFMV (2009-2017), da Comissão Proteção e Defesa dos Animais OAB-Nacional (2019-21). Foi coordenador do programa de pós-graduação em patologia experimental e comparada da FMVZ/USP (2015-2019), e chefe do Departamento de Patologia da FMVZ/USP (2019-2021). É conselheiro titular (Indicado do Ministério do Meio Ambiente e Mudança Climática) no Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea-MCTI) desde 2023. Professor Associado da FMVZ/USP, tem vasta experiência na área de patologia, atuando principalmente nos temas: patologia animal e experimental, neuropatologia, virologia e medicina veterinária legal.
Stefan Timm (Vice-presidente)
Graduado em medicina veterinária pela Universidade Estadual de Londrina, fez residência em clínica médica e cirúrgica de pequenos animais pela Universidade de Medicina Veterinária de Hannover (TiHo), onde obteve o doutorado em legislação de proteção e bem-estar animal. É editor da obra “Compendium Animalis: coletânea de leis e normas de proteção e bem-estar animal no Brasil”.
Thomas Timm (Presidente)
Administrador de empresas pela Universidade de Hamburgo (Alemanha), chegou ao Brasil em 1984. Trabalhou na BASF entre 1984 e 1996 como diretor da Unidade de Negócios Repintura Automotiva. Em seguida, passou 25 anos como CEO da Câmara de Comércio de Indústria Brasil-Alemanha de São Paulo e assumiu a presidência do Instituto Sócio Cultural Brasil-Alemanha em 2023.
Conhecendo os associados honorários
Alexander Welker Biondo
Realizou a graduação em medicina veterinária (1989-93) e a residência em Laboratório Clínico Veterinário (1994) pela Unesp de Botucatu, mestrado em clínica médica veterinária pela Universidade Federal de Santa Maria (1995-6), residência em patologia clínica veterinária (2002) e doutorado em patologia clínica veterinária (1999-2003) pela Universidade de Illinois, EUA. Obteve pós-doutorado em biologia molecular pela Universidade da Califórnia, Davis (2011-12), pós-doutorado em microbiologia médica pela Universidade de São Paulo (2016-17), e pós-doutorado em patobiologia comparada pela Purdue University (2023-24). Atualmente é professor titular das disciplinas de zoonoses, saúde única, biologia molecular aplicada à patologia animal e medicina veterinária do coletivo da Universidade Federal do Paraná, e professor visitante do Departamento de Patobiologia Comparada da Universidade de Purdue, EUA (desde 2010). Presidiu o Comitê de Atividades Internacionais da Sociedade Americana para Patologia Clínica Veterinária (2010-11) e foi diretor do Departamento de Pesquisa e Conservação da Fauna da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Curitiba (2013-14). Tem experiência na área de patologia clínica veterinária e biologia molecular, com ênfase em saúde pública e vigilância ativa de zoonoses. Foi membro do Comitê de Avaliação Quadrienal da Capes (2017) e coordenador de projetos de pesquisa e extensão no controle de zoonoses, manejo de animais sentinelas e populações em vulnerabilidade, como acumuladores de animais, pessoas em situação de rua, populações privadas de liberdade, indígenas e quilombolas. Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular da Universidade Federal do Paraná (2020-2022) e é consultor da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) para Saúde Única (desde 2022) e membro do Comitê CNPq de Julgamento de Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), edição 2024-2027.
Alma Yasodhara Alexandra Hoge
Médica-veterinária formada pela FMVZ/USP (1983), tem especializações em patologia experimental e comparada e estatística aplicada à epidemiologia. Obteve mestrado e doutorado em patologia experimental e comparada pela FMVZ/USP com foco em coccidias intestinais em serpentes brasileiras (1991) e neoplasias renais em Bothrops moojeni (1997). É sócia fundadora da AYAH Consultoria e Treinamentos Ltda. desde 2024 e sua experiência profissional inclui atuação como sócia-diretora do Laboratório Hípico de São Paulo (2004-2025), presidente do Instituto de Fomento Veterinário (IFVET) (2006-2016), e docente nas áreas de patologia veterinária pela Unirp (1995-1996) e doenças parasitárias e epidemiologia pela FMVZ/USP (1989-1995). Atuou também como sócia do Laboratório de Análises Clínicas Veterinárias Lab & Vet (1996-2003).
Andrés Bruzzone
Empreendedor, jornalista, filósofo e velejador oceânico, nasceu na Argentina e é naturalizado brasileiro. Obteve títulos de mestre e doutor em filosofia da comunicação pela USP, e é autor de livros como “Ciberpopulismo – política e democracia no mundo digital”. Foi executivo em grupos de mídia da América Latina, correspondente em Paris e consultor de empresas de comunicação. Em 2016 fundou a Pyxys, mediatech de inteligência digital, que trabalha em parceria com os maiores grupos de mídia do Brasil, em desenvolvimento de novos modelos de negócio para a comunicação. Como empreendedor, Bruzzone é investidor, criador e impulsionador de produtos editoriais, entre eles Agro Estadão, onde consolida estratégia, tecnologia e conteúdo. Velejador experiente, cruzou algumas vezes o Atlântico e atualmente realiza uma volta ao mundo a bordo de seu veleiro Endeavour. Foi fundador e presidente da Rede Brasil-Ricoeur, associação brasileira de estudos filosóficos, e organizou diversos congressos internacionais. É autor e editor de revistas e coleções de livros sobre questões acadêmicas no Brasil, na França e nos Estados Unidos.
Ceres Berger Faraco
Médica-veterinária formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, é especialista em farmacologia e toxicologia pela Escola Paulista de Medicina e PUCRS. Obteve mestrado e doutorado em psicologia pela PUCRS e Universidade de Valencia (Espanha). É fundadora e diretora acadêmica do Instituto de Saúde e Psicologia Animal Inspa; coordenadora e professora de pós-graduação em comportamento animal (Inspa/UTP e Inspa/Censupeg). Foi presidente da Asociación Veterinaria Latinoamericana de Zoopsiquiatria (AVLZ), obteve a certificação Fear Free For Pets e diploma em etologia pela CLEVe em 2016. Foi mentora da Seção de Human-animal-Interaction da American Psychological Association (APA) em 2023 e Research Scholar Florida University em 2022, e diretora do Master de Intervención Asistida con Animales na Universidade de Valencia (Espanha). É organizadora e autora dos livros: “Fundamentos do comportamento canino e felino” e “Bem-estar dos cães e gatos e medicina comportamental”. É consultora do Instituto de Medicina Veterinária do Coletivo (IMVC), membro da Animal Welfare Research Network (AWRN) e parecerista de revistas científicas nacionais e internacionais.
Cynthia Fernandes Cipreste
Bióloga formada pela PUC-Minas, trabalha desde 1999 com bem-estar, enriquecimento ambiental e condicionamento animal, tendo participado dos cursos da AZA: Menaging Enrichment and Training Programs e Best Practices in Animal Keeping. Tem experiência de mais de 25 anos no desenvolvimento de cursos teórico-práticos sobre enriquecimento ambiental e condicionamento animal e coordenação de atividades de bem-estar (enriquecimento, condicionamento e análise comportamental) no Jardim Zoológico de Belo Horizonte. É editora e autora do livro “Fundamentos do enriquecimento ambiental”, sócia e gestora da Welfare Connections.
Fernanda Macitelli Benez
Formada em Zootecnia pela Unesp de Jaboticabal (1999), obteve o título de mestre em nutrição de ruminantes (2003) e doutora (2015) pela mesma instituição. Obteve pós-doutorado pelas Unesp de Jaboticabal e University of Calgary (2024) em comportamento e bem-estar animal. Possui mais de 25 anos de experiência de campo na área de produção de bovinos de corte. Trabalhou como gerente das fazendas de gado de corte no Mato Grosso (2002 a 2010). Foi professora de bovinocultura de corte, fisiologia animal, administração rural, comportamento e bem-estar animal e equinocultura na Universidade de Cuiabá e como temporária na Universidade Federal de Mato Grosso (2004 a 2009). Desde 2010 é professora efetiva na Universidade Federal do Mato Grosso, sendo que desde 2018 está lotada no Curso de Medicina Veterinária no Campus de Sinop. É pesquisadora do grupo de pesquisas ETCO da Unesp de Jaboticabal, onde estuda temas relacionados ao efeito do bem-estar animal nos resultados produtivos de bovinos de corte, com ênfase em confinamento, cria e manejo pré-abate. Já participou da Mesa Brasileira de Pecuária Sustentável e da Mesa Global de Pecuária Sustentável representando a academia. Foi destacada pela revista Forbes como uma das 100 mulheres mais importantes para o agronegócio brasileiro e também destacada pela mesma revista como uma das 100 importantes cientistas da agropecuária brasileira. Adicionalmente, é sócia fundadora da empresa BE.Animal e, juntamente com seu esposo, é produtora rural no Mato Grosso.
Francisco Matturro
Empresário do agronegócio, consolidou a carreira profissional no setor de máquinas e implementos agrícolas. É diretor da Associação Brasileira de Agronegócios (Abag), membro do Conselho Superior do Agronegócio (Cosag) da FIESP e um dos idealizadores e fundadores da Agrishow, que se tornou a maior feira de tecnologia agrícola do mundo, tendo sido seu presidente de 2018 a 2023. É presidente da Câmara Setorial de Máquinas e Implementos Agrícolas (CSMIA), da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) de 2005 a 2009. Em 2021, foi secretário executivo da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Em 2022, foi secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. É presidente do Conselho de Administração da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio (Fundepag), presidente do Lide Agronegócios e presidente executivo da Rede ILPF.
Janaina da Silva Braga
Médica-veterinária e doutora em zootecnia, com ênfase em comportamento e bem-estar animal pela Unesp de Jaboticabal, teve parte de sua pesquisa realizada no Agriculture and Agri-Food Canada, em Sherbrooke, Quebec. Atualmente, é gerente da divisão de bovinos de corte da BE.Animal, empresa especializada na implementação de boas práticas de bem-estar animal na pecuária. Atua em projetos de impacto nacional como Cada Bezerro Importa e Redução da Marca a Fogo, em parceria com grandes empresas e associações do setor. Atua como palestrante, consultora e colunista no programa Dia a Dia Rural. Seu propósito é impulsionar a pecuária brasileira por meio de práticas inovadoras que unem bem-estar animal, produtividade e sustentabilidade.
Juliana Cristina Rego Ribas
Formada em medicina veterinária pela Unesp de Jaboticabal (2009), obteve título de mestre em produção animal pela Universidade Federal do Mato Grosso (2014), e de doutora em comportamento e bem-estar animal pela Unesp de Jaboticabal (2024). Possui mais de 16 anos de experiência de campo nas áreas de produção de suínos, com ênfase em comportamento e reprodução. Trabalhou como gerente de suinocultura de granja de 1.000 fêmeas em sistema de produção ao ar livre no Mato Grosso do Sul, atuando em sistemas livres de gaiolas de parto em escala industrial (2010/2011). Trabalhou como gerente de suinocultura em granja de 10.000 matrizes no Mato Grosso (2011/2014) e atuou como coordenadora de bem-estar atual na WSPA, fomentando projetos para gestação coletiva de matrizes suínas (2015/2016). Atualmente, é pesquisadora adjunta do grupo ETCO para área de comportamento de suínos e atua desde 2017 na Agroceres PIC, ocupando atualmente a responsabilidade como gestora de boas práticas e bem-estar animal, atuando nas aplicações de manejo racional de suínos, desenvolvimento de protocolos de avaliação e melhoria contínua para os animais no campo. Representando a cadeia produtiva, fez parte do grupo que redigiu a IN 113/2020, legislação que trata do manejo racional em granjas comerciais de suínos. Atua na produção de materiais técnicos junto ao MAPA, como: Cartilha de boas práticas na produção de suínos, e foi editora do livro Suinocultura: uma saúde, um bem-estar, entre outros. Atua como professora convidada da pós-graduação de manejo e produção de suínos da PUC-PR. Atualmente está como consultora ad hoc do MAPA para revisão e melhorias da IN 113/2020.
Leonardo Nápoli
Médico-veterinário, atuou como clínico e cirurgião de pequenos animais. No CRMV-PR foi secretário-geral, além de presidente das Comissões de Bem-estar Animal e Zoonoses e de Gestão de Riscos de Animais em Desastres. Executou atividades de perícia judicial para o Tribunal de Justiça do Paraná. No CFMV foi membro da Comissão Nacional de Desastres em Massa e coordenou grupos de trabalho relacionados à responsabilidade técnica. Atualmente é gerente administrativo do CFMV.
Luiz Alberto Sabioni
Médico-veterinário graduado pela Universidade Estadual de Londrina, fez especialização em piscicultura pela Universidade Federal Rural da Amazônia. Obteve título de mestre em biodiversidade tropical pela Universidade Federal do Amapá. É médico-veterinário do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amapá.
Nayla Fernanda de Freitas Batista
Médica-veterinária, aluna de mestrado em patologia experimental e comparada pela FMVZ/USP e de pós-graduação em medicina veterinária legal pela SPMV. É membro da Comissão de Cooperação Internacional da Associação Brasileira de Medicina Veterinária Legal, associada honorária da Associação Brasileira de Bem-Estar Animal, defensora dativa do CRMV-SP, membro efetivo da Comissão de Políticas Públicas do CRMV-SP, perita judicial no TJ-SP, TRT15 e “Ad Hoc”. Especialista em clínica e cirurgia de pequenos animais, é pós-graduada em saúde pública e zoonoses, e consultora nos setores público e privado para a criação de políticas de saúde única. Atua como médica-veterinária no Chile desde 2017.
Priscila Stoppa da Rocha
Priscila Rocha é empresária e líder dedicada que comanda um grupo de empresas com mais de mil colaboradores diretos. Apaixonada por animais, atua na causa há 17 anos, período em que tem apoiado diretamente diversas ONGs. Em 2015, fundou o atual Instituto Caramelo, sendo investidora social há mais de 20 anos, doando recursos financeiros e direção operacional. Sob sua liderança, o Instituto Caramelo resgatou e promoveu a adoção de mais de 6 mil animais, atuando em parceria com o poder público, promovendo campanhas de saúde e bem-estar animal para comunidades carentes e mutirões de castração.
Raquel Menezes Vieira Machado
Raquel Machado é médica dermatologista e ambientalista, com forte atuação na conservação da biodiversidade brasileira. É fundadora e presidente do Instituto Libio, organização que atua no acolhimento, reabilitação e reintrodução de animais silvestres vítimas do tráfico, promovendo projetos de educação ambiental e proteção de áreas naturais. Além de sua atuação no Instituto Libio, exerce funções estratégicas em instituições de referência no campo da conservação. É conselheira do Onçafari, da Fundação Neotrópica do Brasil e vice-presidente do SOS Pantanal, contribuindo para a construção de políticas integradas e soluções sustentáveis para os desafios socioambientais do país.
Roberto Chiuvitti Neto
Médico-veterinário, atuou por mais de 21 anos como gestor da Cobasi, tendo iniciado no setor de farmácia, chegando a gerente júnior, pleno e sênior, tendo desenvolvido competências na gestão e liderança de equipe de médicos-veterinários e de atendimento em lojas, estratégias de vendas, promoções, administração de estoques, cuidado e bem-estar dos animais, custos e resultados financeiros, implantação de ominichannel e shipping from store. Atualmente trabalha como assistente técnico e perito judicial médico-veterinário junto ao TJSP.
Roberto Rodrigues
Professor emérito da Fundação Getúlio Vargas, foi professor da Unesp de Jaboticabal, onde obteve o título de doutor honoris causa. Foi presidente da SRB, da ABAG, do Cosag/Fiesp, da OCB e da ACI. Foi secretário da agricultura de São Paulo, e Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. É reconhecido pelo fortalecimento do cooperativismo agropecuário e de crédito e pela formulação de políticas agrícolas no Brasil.
Rosangela Ribeiro Gebara
Médica-veterinária, especialista em bem-estar animal pelo Cambridge e-Learning Institute, especialista em bioética pela Faculdade de Medicina da USP e mestre em ciências animais pela FMVZ-USP. É membro da Comissão de Medicina Veterinária do Coletivo do CFMV e da Comissão de Bem-estar Animal do CRMV-SP. Atuou como gerente de programas veterinários na ONG World Animal Protection, sendo responsável pelos programas de manejo populacional de animais de companhia e manejo de animais em situação de desastre. É fundadora da plataforma veterinária Vetsapiens, membro da diretoria do Instituto de Medicina Veterinária do Coletivo (IMVC), e diretora técnica da ONG Ampara Animal.
Tália Missen Tremori
Médica-veterinária, mestre e doutora pela Unesp de Botucatu, é diretora técnica da empresa Forensic Med Vet de perícias e cursos, docente na École Nationale Vétérinaire d’Alfort (ENVA) de Paris, na França, e presidente da Comissão Técnica de Medicina Veterinária Legal do CRMV-SP.