Manejo etológico, segurança profissional, bem-estar animal e controle populacional

Uma excelente forma de interagir com os animais sem causar estresse é por meio da utilização do manejo etológico. Essa é uma aptidão que deve ser procurada pelos gestores de qualquer estabelecimento veterinário, seja um centro de controle de zoonoses ou nos variados serviços para cães e gatos (veterinário, banho e tosa, creches, hotéis, escolas etc.). O gestor público precisa zelar pelo bem-estar animal, e o gestor empresarial precisa gerar a satisfação do cliente e a sua fidelização, que ocorre de forma muito mais fácil e natural quando o tutor percebe a aplicação do bem-estar animal e o tratamento diferenciado que seu animal recebe.
No Brasil, o Instituto Técnico de Educação e Controle Animal (Itec) promove há anos o curso Foca (Formação de Oficial de Controle Populacional). O curso tem quarenta horas de duração, com aulas teóricas e práticas que transmitem com excelência os conceitos de manejo etológico, segurança profissional e humanização dos serviços, parte do treinamento que foi muito importante nos primeiros cursos Foca, em uma época em que existia a carrocinha e os laçadores de cães praticavam a captura como se fosse uma prática de rodeio, sem nenhuma compaixão.
O conhecimento de manejo etológico é muito útil para todos os profissionais que trabalham direta ou indiretamente com cães e gatos ou com manejo populacional; agentes de controle de zoonoses; agentes de saúde e meio ambiente; pessoal administrativo; profissionais da área de saúde pública e meio ambiente; médicos-veterinários particulares; psicólogos, peritos; adestradores; alunos de graduação e pós-graduação; professores.
O próximo curso Foca ocorrerá de 11 a 15 de abril, em Jundiaí, SP. A parte teórica será no Hotel Intercity Jundiaí. A prática, por sua vez, terá lugar na Coordenadoria de Bem-Estar Animal de Jundiaí.
O oficial de controle populacional está capacitado para interagir com os animais sem causar estresse (ou causando o mínimo possível), beneficiando tanto o bem-estar do animal quanto sua própria segurança.
O curso Foca acrescenta muitos conhecimentos para todos os servidores públicos que exercem atividade relacionada ao controle de zoonoses.
O Foca também é muito bom para todos os empreendedores que precisam promover estabelecimentos que recebem, educam e cuidam de animais. Além do conhecimento em manejo etológico, compartilha-se muita coisa sobre hábitos humanitários. E, com relação a estes, é natural que se preconize a gentileza. É fácil de ver gentileza onde se promove o bem-estar animal. A gentileza gera gentileza. A gentileza fideliza. A fidelização ajuda a aumentar o ticket médio.