
No dia 10 de março comemora-se o Dia Mundial do Rim e aproveita-se para promover campanhas de prevenção da doença renal.
Como na medicina veterinária o tema também é importante, criou-se o Março Amarelo, que tem o objetivo de conscientizar a população sobre a doença renal crônica (DRC) em animais de estimação. A DRC está entre as doenças que mais acometem os felinos. Caso não seja tratada, pode levar à morte. Um dos agravante é que a doença pode ser silenciosa e os sintomas (perda de peso, diminuição do apetite e aumento da sede, diarreia, vômito, queda de pelo e sange na urina) podem aparecer quando o problema já está em fase avançada. Por exemplo, um gato com a doença geralmente apresenta sintomas quando pelo menos 65% dos rins já estão comprometidos.
Por isso é tão importante conscientizar as famílias e os tutores sobre a importância do diagnóstico precoce da DRC e do acompanhamento periódico dos animais pelo médico-veterinário. Agindo assim, as prescrições terão maior possibilidade de sucesso.
Aproveite para manter-se atualizado sobre o tema. Confira no acervo da revista Clínica Veterinária os artigos que envolvem o tema – https://www.revistaclinicaveterinaria.com.br/acervo/.
• Infecção do trato urinário em gatos com doença renal crônica. Clínica Veterinária, n. 117.
• Intoxicação de cão por uva – relato de caso. Clínica Veterinária, n. 101.
• Patogenia e terapêutica da isnuficiência renal crônica em cães. Clínica Veterinária, n. 90.
• Doença do rim policístico em felinos – relato de caso. Clínica Veterinária, n. 86,
• Displasia renal canina – relato de três casos. Clínica Veterinária, n.79.
• Métodos de diagnóstico por imagem na avaliação de rins de pequenos animais – revisão. Clínica Veterinária, n.70.