2025 é um ano de comemorações! Vamos celebrar juntos os 30 anos da revista!

Menu

Clinica Veterinária

Início Edições Editorial Escolhas e gratidão
Editorial

Escolhas e gratidão

Matéria escrita por:

Maria Angela Sanches Fessel

4 de mar de 2025


Escrever o editorial é também uma boa hora para examinar o trabalho que estamos realizando. Mais um fechamento de edição, com mais sonhos de autores tendo seus trabalhos publicados, mais oportunidades de compartilhar conteúdos e contribuir, de refletir sobre o sentido do trabalho e agradecer por ele. No nosso caso, trinta anos de trabalho, metade de uma vida dedicada ao sonho de oferecer nosso melhor.

Acabamos de participar pela terceira vez do Animal Health, mais uma maravilhosa oportunidade que tivemos de contribuir com a medicina veterinária do coletivo e de desastres, áreas tão importantes e necessárias da atuação dos médicos-veterinários, responsáveis como agentes de saúde única, e como educadores da população à qual prestam seus serviços. Um evento para a reunião e transmissão de conteúdos importantes para a formação dos futuros colegas, para que possam ter cada vez melhor desempenho.

A atuação do médico-veterinário é cada vez mais crucial no dia a dia da população mundial, infelizmente às voltas com a crescente e alarmante presença de zoonoses, epidemias e desastres. Aqueles que têm mais recursos para solucionar os problemas do mundo não conseguem superar o próprio egoísmo e ganância, então sobressai a importância da pequena parcela de poder e recursos que temos individualmente ou como profissionais para atenuar o caos em que o planeta mergulha, resultado da ação humana e também da falta de ação.

São muitos aqueles de nós que sabem e podem fazer melhor, dentro da sua esfera de ação. Há muito espaço para evoluir, seja no atendimento clínico, em trabalhos voluntários, na convivência familiar ou no bairro, e todos temos oportunidades diárias para repensar nossas ações e fazer escolhas melhores.

A crise climática, o aquecimento global e suas consequências são de evidência cada vez mais gritante. As epidemias zoonóticas, também. Enquanto isso, a ganância e o despreparo para lidar com esses fatos impedem a humanidade de se conscientizar de que estamos todos juntos nessa linda nave azul a deslizar pelo universo, e que ela e toda vida que carrega poderiam ser muito mais beneficiadas por nossas escolhas e ações.

Convidamos, portanto, mais uma vez, aqueles que leem estas linhas, a seguir juntando esforços para contribuir e criar oportunidades de contribuir; para melhorar seu preparo e desapegar-se de padrões excludentes; para procurar ouvir, aceitar, respeitar e incluir; para atentar para o cão que vive na rua, para o tutor que ignora o conhecimento que um veterinário tem e pode transmitir; para que se mobilizem para que governantes ou parlamentares entendam a amplitude da sua responsabilidade para com a população; para que todos nós busquemos o melhor relacionamento com o colega, o vizinho, o patrão, o empregado, a fim de compor forças. A escolha é individual, bem como o exemplo e o estímulo. E como uma das coisas que mais nos fortalece é a gratidão, deixo aqui meu agradecimento a todos aqueles que acreditam, contribuem, escrevem, leem, agem e se empenham para fazer as coisas cada vez melhor no seu dia a dia. O mundo precisa muito disso.