Doença vestibular em gatos – revisão de literatura

Doença vestibular em gatos – revisão de literatura

Autores: Rafael Oliveira Chaves; Andrei Kelliton Fabretti; Bruna Copat; Bruno Cesar Elias; Alexandre Mazzanti; Lucas Alécio Gomes

Resumo: O sistema vestibular é o principal componente do sistema nervoso responsável pela manutenção do equilíbrio e da coordenação dos movimentos da cabeça (com os dos olhos), do tronco e dos membros. Doenças neurológicas que acometem essa região são observadas com certa frequência em gatos, portanto, um conhecimento básico da anatomia e da fisiologia do sistema vestibular e a realização do exame neurológico são essenciais para interpretar os sinais clínicos e diferenciar se o problema é vestibular, central ou periférico. Interpretar e localizar corretamente os sinais clínicos é de suma importância para elaborar diagnósticos diferenciais e solicitar os exames complementares de maneira criteriosa. Assim sendo, o objetivo do presente trabalho é revisar a anatomia e a fisiologia do sistema vestibular e os sinais clínicos que auxiliam a localizar a lesão e discorrer sobre as possíveis causas de doença vestibular em gatos.
Unitermos: felinos, sistema nervoso, inclinação de cabeça, equilíbrio.

 

Natan Chaves

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Por favor aguarde...

Inscreva-se na nossa Newsletter!

Você gostaria de manter-se atualizado com os eventos veterinários nacionais e internacionais mais importantes? Digite o seu endereço de e-mail e nome abaixo e receba updates que deveriam estar no calendário de qualquer veterinário!
0

Your Cart