Vetnil® evidencia o trabalho do Instituto Nex no dia internacional da onça-pintada
Entidade sem fins lucrativos, atua na conservação de felinos, em particular da onça-pintada, maior espécie de felinos das Américas
O Dia Internacional da Onça-pintada é comemorado em 29 de novembro para despertar as pessoas para a importância da espécie para a biodiversidade brasileira. Essa, entre tantas outras espécies, se vê ameaçada pelos desequilíbrios no meio-ambiente, provocados pelas ações humanas, entre eles desmatamentos, queimadas, perda de habitat e conflitos com populações humanas.
No dia que homenageia a onça-pintada, a Vetnil® destaca o trabalho do Instituto Nex – No Extinction, organização sem fins lucrativos, que há mais de 25 anos atua na conservação de felinos silvestres ameaçados de extinção. O Instituto Nex é considerado o primeiro criadouro conservacionista do Brasil especializado em onças e outros felinos, trabalhando com pesquisa científica, reabilitação animal, acolhimento responsável e educação ambiental.
Daniela Gianni, coordenadora de projetos e atividades do Instituto Nex, explicou que o impacto da instituição transcende a fazenda onde está instalada. “A onça-pintada é uma espécie-chave para a saúde dos ecossistemas. Por ocupar o topo da cadeia alimentar, ela regula populações, mantém o equilíbrio natural e contribui para a diversidade de outros animais e plantas. Quando uma onça desaparece, toda a floresta sente. Proteger a onça é proteger rios, matas, espécies e o futuro das próximas gerações”, analisou Daniela.
O Instituto, que está localizado em Corumbá de Goiás, GO, já acolheu mais de 80 felinos silvestres, desenvolveu protocolos pioneiros utilizados por outros centros e órgãos ambientais, e registrou conquistas históricas como seis onças-pintadas reintroduzidas com sucesso na natureza e a primeira onça-pintada nascida em cativeiro e liberada para vida livre no Brasil.
“Todos os anos, recebemos animais vítimas de queimadas, atropelamentos, maus-tratos ou da perda de habitat. Muitos não podem retornar à natureza e encontram aqui um lar definitivo, onde recebem cuidados especializados e qualidade de vida. Outros passam por reabilitação e são monitorados após a soltura. Para nós, cada indivíduo importa, são vidas salvas e florestas protegidas”, completou Daniela.
Além dos cuidados diretos com os animais, o Nex também desempenha um papel fundamental em educação ambiental, aproximando crianças, jovens e adultos da realidade da conservação. A instituição promove atividades educativas, visitas monitoradas e programas que incentivam a coexistência harmoniosa entre seres humanos e fauna silvestre. O trabalho também gera impacto social, a partir da oferta de empregos à comunidade local, e prioriza mulheres chefes de família.
Para a Vetnil®, parceira do Instituto Nex, apoiar o trabalho desenvolvido pela iniciativa é um meio de reforçar seu compromisso com iniciativas que promovam o bem-estar dos animais e a conservação dos ecossistemas dos quais eles fazem parte.
“A parceria com o Instituto Nex representa a oportunidade de contribuir com uma causa que deixa um legado real para a biodiversidade brasileira. A atuação do projeto mostra como ciência, dedicação e responsabilidade podem transformar realidades e proteger espécies fundamentais para o equilíbrio dos nossos ecossistemas. Ver de perto esse impacto real, reafirma valores que são essenciais para nossa companhia”, afirmou Michelle Bertolini do Couto, gerente de marketing pet e institucional Vetnil®.
O Instituto Nex depende de doações, parcerias e recursos próprios para manter suas ações e ampliar o atendimento aos felinos resgatados. É possível contribuir por meio de doações financeiras, apadrinhamento simbólico, voluntariado ou por meio de apoio direto às necessidades do centro de conservação. Mais informações estão disponíveis no site da instituição: www.nex.org.br .
