Menu

Clinica Veterinária

Início Opinião Gestão espiritualista Reflexões sobre 2025, diretrizes para 2026
Gestão espiritualista

Reflexões sobre 2025, diretrizes para 2026

Matéria escrita por:

Celso Morishita

16 de nov de 2025

Créditos: Travel-Fr Créditos: Travel-Fr

Mais um ano vai finalizando. Como foi 2025? Foi bem, mal, mais ou menos? Vale a pena refletir por que foi bem, mal ou mais ou menos.

Para uma boa avaliação e reflexão, devemos ter como referência o planejamento de objetivos que fizemos no final 2024 ou no início de 2025. 

É comum nessa avaliação dar ênfase aos resultados materiais obtidos em relação às metas traçadas, pensar em situação financeira, mercado, clientes, conquistas. Mas é essencial também refletir nos aspectos espirituais e emocionais, nas atitudes e comportamentos ao longo do ano, pois certamente tiveram forte influência nos resultados materiais.

E foram esses aspectos a tônica dos artigos publicados este ano. Recapitulando: começar o ano agradecendo, exaltar o valor da gratidão; ser ou ter, explicitando um sentido mais profundo do ser e do ter; amor e perdão na mudança do destino, aprofundando o verdadeiro valor do amor e do perdão; porque não devemos julgar nem criticar, para entender os efeitos dessas ações nas nossas vidas; tempo e produtividade, a fim de alcançar a longevidade por meio de pensamentos e sentimentos positivos no dia a dia.  

Todos esses temas estão voltados a sermos pessoas melhores, nos aspecto espiritual, emocional e físico.

Essas breves reflexões serão fundamentais para elaborar um bom planejamento de 2026, que leve em conta, além de objetivos materiais e físicos, também o plano de continuar aprimorando nosso caráter nos aspectos comportamentais, emocionais e espirituais.

O planejamento para 2026, começa, portanto, considerando a necessidade de remodelar nossa visão perante o contexto da economia, o valor do próprio trabalho, as formas de valorizá-lo, a definição de quem são os beneficiários do nosso trabalho, do nosso sentimento em relação a eles, e também em relação a nós mesmos e ao próximo.

Para facilitar a elaboração de um plano de trabalho para 2026, pode ser útil considerar as seguintes diretrizes.

 

Um novo olhar do trabalho

• Remodelar

Remodelar a prática da sua profissão e do trabalho para o atual contexto da economia, mais espiritualizado.

• Valorizar 

Valorizar o trabalho por meio do seu talento e da sua espiritualidade, incorporando princípios universais.

• Trabalho como obra-prima

Personalizar seu produto ou serviço com valores únicos.

• Cliente como beneficiário

Direcionar seu pensamento e sentimento para entregar seu serviço ou produto de maneira a proporcionar satisfação e alegria aos seus clientes.

 

Trabalho como obra de arte

• Personalidade

Realizar o trabalho com seriedade e de maneira que reflita a personalidade de quem o produz.

• Coração do artista 

Buscar refletir a “intenção” que está no coração do “artista” no momento da criação e transportá-la para a obra do trabalho.

• Obra de arte

Procurar introduzir em sua atividade e nos frutos dela essa “intenção” de produzir uma obra de arte, buscando excelência, para transformá-la em algo tão extraordinário quanto uma obra-prima.

• Seriedade no trabalho

Ter atenção para não negligenciar nada no trabalho.

Tratar com seriedade cada etapa de sua vida, prestando minuciosa atenção a cada passo.

 

Trabalho como obra-prima

• Talento especial

Utilizar seu talento especial no trabalho, aquele dom com o qual cada um de nós nasce e que tem a oportunidade de lapidar ao longo da vida.

• Postura

Ser correto, honesto, sincero, benevolente e adotar um estilo de vida espiritualista.

• Servir e elevar a espiritualidade

Procurar expressar sua essência no ato de “servir com amor” por meio do trabalho, buscando gerar satisfação e alegria para o cliente que, ao admirar o trabalho, também é movido a se elevar espiritualmente.

• Obra de arte

Dar ao trabalho a conotação de uma admirável obra de arte, que irradia alegria e promove a elevação espiritual do cliente.

• Harmonia 

Buscar inspiração divina e espiritual para alcançar uma completa harmonia entre o espírito divino e o espírito do profissional (fazendo uso da intuição).

• Irradiar sentimentos positivos

Elaborar o trabalho com amor, gratidão, humildade e sorriso.

Essa é a nossa proposta: refletir sobre essas diretrizes em nosso plano para 2026, e principalmente buscar adotar práticas efetivas, que levem à abundância de clientes, gerando prosperidade, saúde e harmonia. 

São essas, ao nosso ver, as atitudes que estarão em maior sintonia com o contexto de mudanças da era de Aquário, que já está em pleno vigor e abre a oportunidade de uma vida mais voltada ao espiritual, com espaço para enaltecer sentimentos e privilegiar a riqueza de espírito e de coração.

A todos, uma feliz passagem de ano e um ano de 2026 iluminado.

 

 

 

 



Leia também

Gestão espiritualista Preparo do “eu” para 2026
Gestão espiritualista Tempo e produtividade
Gestão espiritualista Porque não devemos julgar e criticar