2025 é um ano de comemorações! Vamos celebrar juntos os 30 anos da revista!

Menu

Clinica Veterinária

Início Notícias Homenagem Homenagem a quem zela pela qualidade da publicação científica – parte IV
Homenagem

Homenagem a quem zela pela qualidade da publicação científica – parte IV

Nos 30 anos da revista Clínica Veterinária, o justo reconhecimento à valiosa contribuição dos consultores com a divulgação da ciência veterinária

Matéria escrita por:

Clínica Veterinária

3 de ago de 2025


A revista Clínica Veterinária está completando este ano 30 anos de publicações que visam levar aos colegas médicos-veterinários educação continuada. Nessas três décadas de publicações, e ao longo de 177 edições ininterruptas, muitos contribuiram como autores e revisores, buscando oferecer aos leitores o melhor conteúdo com a maior dedicação e zelo.

Todo esse trabalho somente foi possível graças ao inestimável auxílio dos consultores científicos que avaliam os trabalhos e orientam os autores nas correções que sejam necessárias, sempre com o intuito de auxiliá-los a publicar seus trabalhos com a maior qualidade possível.

Neste trigésimo ano de existência estamos homenageando todos esses consultores, que mais que profissionais são companheiros e amigos, que sempre se fizeram presentes para colaborar e orientar, generosamente oferecendo sua sabedoria e conhecimentos, nos estimulando a buscar sempre mais qualidade e novos sonhos. São todos merecedores de nossa eterna gratidão e carinho, e assim, ao longo do ano, os estaremos homenageando.

Portanto, agradecemos profundamente essa parceria de tantos anos, não somente como consultores, também como autores, mas principalmente como amigos zelosos que são.

Nesta edição, estamos trazendo mais alguns consultores – que aqui representam todos os demais –, que têm sido nossos mestres, numa singela homenagem.

Que a nossa imensa gratidão preencha o coração de todos, e que todos tenham certeza do quanto vêm sendo importantes para a revista Clínica Veterinária poder dar sua contribuição à medicina veterinária.

Estamos destacando em ordem alfabética alguns nomes selecionados para a homenagem desta edição, mas é sempre fundamental destacar que todos têm sido muito importantes, muito generosos, muito colaboradores. Recebam, pois, esta homenagem que manifesta toda a nossa gratidão.

 

Camila Infantosi Vannucchi 

Possui graduação, mestrado, doutorado e livre-docência pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ/USP), onde é atualmente professora associada do Departamento de Reprodução Animal. Camila é responsável pelo Laboratório de Inseminação Artificial, Perinatologia e Patologia da Reprodução (LIAPP) da instituição e tem experiência na área de patologia da reprodução e obstetrícia animal, atuando principalmente em perinatologia, neonatologia e patologias da reprodução.

­

Revista Clínica Veterinária é um projeto que vi nascer de perto, sob o empenho e coragem de colegas à época. E, desde então, acompanho seu crescimento, desenvolvimento e o estágio atual de maturidade na divulgação ética e consciente de matérias e produções da medicina veterinária. Tenho muito orgulho e honra de ter participado como autora de trabalhos publicados na Revista Clínica Veterinária e hoje, na qualidade de consultora, prezo pela qualidade do material.

 

Daniel Giberne Ferro

Formou-se pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ/USP) onde defendeu mestrado e doutorado com ênfase na área de odontologia veterinária. Fez o curso de especialização em odontologia veterinária pela Anclivepa-SP e tem publicado mais de 60 artigos científicos, capítulos de livros e apresentações em congressos. Daniel atua há 25 anos exclusivamente em odontologia veterinária em atendimentos cirúrgicos, pesquisa e docência. Desde 2004 é docente e, atualmente, é coordenador do curso de especialização em odontologia veterinária da Anclivepa-SP, tendo auxiliado na formação de profissionais de todo o país. Foi diretor da Anclivepa-SP por mais de uma década. É sócio-fundador e ex-presidente da Associação Brasileira de Odontologia Veterinária (Abov). Atuou no atendimento e em pesquisa no Laboratório de Odontologia Comparada da FMVZ/USP entre os anos de 2001 e 2006 e entre os anos de 2009 e 2012. Participou como residente do Departamento de Odontologia Veterinária e Cirurgia Oral da Universidade da Carolina do Norte, Estados Unidos, entre 2023 e 2024. Participa do corpo de cirurgiões do Centro Odontológico Veterinário – Odontovet – de São Paulo há 16 anos. É membro do corpo editorial e consultor desta revista desde 2012.

­

Como entusiasta e, de alguma forma, participante ativo da consolidação das especialidades na medicina veterinária do Brasil, pude constatar com satisfação como a Revista Clínica Veterinária teve papel fundamental na divulgação do conhecimento científico nesses 30 anos de sua bonita trajetória por todo o país. É satisfatório e, sem dúvida, uma honra fazer parte desta que é uma referência dentre as revistas nacionais, sempre primando pela qualidade dos textos e imagens e pela seriedade de suas publicações. Meus parabéns a todos que mantêm este nome que hoje já se tornou patrimônio da medicina veterinária do Brasil.

 

Elan Cardoso

Tem graduação em medicina veterinária, mestrado em patologia e doutorado em anatomia patológica pela Universidade Federal Fluminense. É especialista em patologia veterinária pela Associação Brasileira de Patologia Veterinária (ABPV), certificada pelo CFMV. Elan é professora associada 3 da Universidade Federal Fluminense e perita cadastrada no Serviço de Divisão de Perícias do TJRJ. Vice-presidente da Associação Brasileira de Medicina Veterinária Legal (ABMVL) na gestão de 2023/2025, Elan é membro da Comissão de Medicina Veterinária Legal do CRMV/RJ no período de 2023/2026. Elan é autora do livro Novo Código de Ética Médica Veterinária – comentários sob a ótica pericial e de diversos capítulos de livros e artigos científicos na área de patologia veterinária e medicina veterinária legal.

­

A Revista Clínica Veterinária tem se consolidado, ao longo de suas três décadas de existência, como uma fonte indispensável de conhecimento, atualização científica e excelência para os profissionais da medicina veterinária. Acompanhar e, em algumas ocasiões, contribuir com essa trajetória é motivo de imensa satisfação e orgulho. Sou assinante e leitora assídua desde o primeiro volume da publicação, mantendo em meu acervo todos os exemplares da edição da revista, desde o número 1. A seriedade editorial, o rigor científico e o compromisso com a educação continuada conferem à revista um papel de destaque no cenário nacional. Parabenizo a equipe editorial e todos os colaboradores por construírem uma história tão relevante, sólida e transformadora para a medicina veterinária brasileira.

 

Michele Venturini

Michele Venturini é médica-veterinária formada pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ/USP), mestre em cirurgia pela mesma instituição e também graduada em odontologia pela Faculdade de Odontologia (FO/USP). Com formação sólida e visão interdisciplinar, Michele tornou-se referência nacional em odontologia veterinária. Fundadora do Odontovet, o primeiro centro odontológico do Brasil e da América Latina dedicado exclusivamente à saúde bucal de cães e gatos, atua há mais de 30 anos promovendo o bem-estar animal por meio da prevenção e do tratamento das doenças orais. Ao longo de sua trajetória, participou de congressos, cursos e eventos técnicos no Brasil e no exterior, contribuiu com capítulos de livros e artigos em publicações científicas e técnicas. Além da atuação clínica e cirúrgica, dedica-se à formação de novos profissionais ministrando aulas em pós-graduações (Anclivepa-SP e IBVET) e à valorização da odontologia veterinária como área essencial dentro da medicina veterinária.

­

A Revista Clínica Veterinária completa 30 anos de história e, com ela, celebro também as três décadas da Odontovet. Acompanhei de perto o nascimento da revista, que surgiu com a proposta de difundir conhecimento técnico e prático para os médicos-veterinários de todo o Brasil. Foi um privilégio poder contribuir com publicações e ver o quanto esse trabalho editorial impactou positivamente a medicina veterinária. A revista tornou-se uma referência sólida, promovendo atualização constante, troca de experiências e valorização da nossa profissão. Que venham muitos outros anos de sucesso, informação de qualidade e apoio à evolução da medicina veterinária brasileira.

 

Sady Alexis Chavauty Valdez

Formou-se em medicina veterinária e concluiu mestrado e doutorado na FMVZ da Universidade de São Paulo. Sady fez pós-doutorado em ecotoxicologia na Universidade Federal de Uberlândia. Já atuou com conservação de fauna, tanto em vida livre como em cativeiro. Sady atualmente é professor do Centro Universitário de Patos de Minas, ministrando disciplinas como fisiologia, farmacologia, toxicologia e conservação de fauna, além de orientar projetos de extensão.

­

Celebrar os 30 anos da Clínica Veterinária é reviver um pouco da minha jornada. Desde a gestação e os primeiros passos da revista, quando, em tempos de graduação, fui convidado a atuar como faz-tudo na revista – idas ao correio, atendimento a assinantes, revisões de textos – até minha atuação como consultor científico, vendo a revista se tornar referência em nossa profissão. Mais do que uma publicação, a Clínica Veterinária sempre foi um agente de transformação: deu voz à medicina do coletivo, elevou o debate sobre bem-estar e foi pioneira ao abrir espaço para temas cada vez mais caros, como fauna silvestre e saúde única. Mais do que formação continuada, suas páginas inspiraram – e inspiram – gerações de veterinários a praticar uma medicina ética, técnica e socialmente comprometida. Parabéns a toda a equipe, colaboradores e leitores. É uma honra seguir nessa jornada ao lado de quem compartilha o mesmo propósito!

 

Silvia Crusco

Tem graduação em medicina veterinária, mestrado e doutorado em reprodução animal pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ-USP) e pós-doutorado em biologia molecular e reprodução pela FMV/Unesp-Araçatuba. Silvia é professora, palestrante e pesquisadora em reprodução animal, obstetrícia e biotecnologias da reprodução, e membro do Colégio Brasileiro de Reprodução Animal (CBRA), da European Society for Small Animal Reproduction (EVSSAR) e da Associação Brasileira de Andrologia Animal (ABRAA). Silvia participa de grupos de pesquisa em reprodução comparada e medicina veterinária investigativa da Universidade Paulista (Unip), é sócia-proprietária da SOS Repro Desenvolvimento Profissional e Educacional Ltda, e oferece consultoria na área de biotecnologias da reprodução animal, diagnóstico e tratamento de alterações na fertilidade em machos e fêmeas das espécies canina e felina. Além disso tudo, Silvia também é poetisa.

­

A Revista Clínica Veterinária faz parte da história da reprodução de cães e gatos, pois foi nela que iniciamos a divulgação de artigos como citologia vaginal em cadelas e inseminação artificial em cães, dando início a visibilidade da área. Em verdade, faz parte da medicina veterinária de modo geral, por sua inovação e educação continuada.