
Filipe Dantas-Torres recebe prêmio na Itália durante congresso internacional – http://goo.gl/ns2Bvg
O médico-veterinário Filipe Dantas-Torres iniciou sua carreira de pesquisador obtendo, em 2006, o título de mestre em ciências pelo Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães, da Fundação Oswaldo Cruz. Em 2009, o título de doutor em ciências do mesmo centro de pesquisa.
Em 2010, foi agraciado com o título de Especialista em Parasitologia e Doenças Parasitárias da Universidade de Bari (Itália). No mesmo ano, foi eleito membro da Real Sociedade Entomológica de Londres. Em 2012, recebeu o título de Doutor em Pesquisa (PhD) da Universidade de Bari (Itália), e foi aprovado como Diplomado do Colégio Europeu de Parasitologia Veterinária (Dip. EVPC). Em 2013, recebeu o Prêmio Peter Nansen Jovem Cientista da Associação Mundial para o Avanço da Parasitologia Veterinária (WAAVP). Atualmente é pesquisador em saúde pública do Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães, da Fundação Oswaldo Cruz. Recentemente, durante o XXIX Congresso da Sociedade Italiana de Parasitologia, que ocorreu de 21 a 24 de junho em Bari, na Itália, recebeu o prêmio Odile Bain Memorial Prize 2016, um prêmio para jovens parasitologistas, criado em memória de um ícone da parasitologia mundial, a dra. Odile Bain – http://goo.gl/ns2Bvg .
Dantas-Torres também é integrante do Brasileish, Grupo de Estudos em Leishmnaiose Animal, que, entre outras atividades, se dedica a orientar os clínicos veterinários e a discutir junto às autoridades sanitárias a respeito dos melhores métodos diagnósticos, tratamentos e medidas de prevenção das leishmanioses nos animais.
Confira, na Clínica Veterinária n. 101, o artigo Controle da leishmaniose visceral no Brasil: recomendações do Brasileish – https://www.revistaclinicaveterinaria.com.br/opiniao/saude-publica/controle-da-leishmaniose-visceral-no-brasil-recomendacoes-do-brasileish/.