
Nos últimos dois anos, pelo menos, tenho visto muitos artigos dando dicas de como economizar em tempos de crise: nas compras, academia, carro, viagens, aluguel, casa própria etc. Mas ultimamente, o que me chamou a atenção foi o aumento dos artigos sobre a economia que pode ser feita com os pets! Algumas dicas de economia para o segmento pet supreenderam-me. Veja a seguir os destaques:
• Alimentação: “compre sacos maiores de ração, pois o valor, proporcionalmente, sairá mais barato. Troque a ração usual de seu cão ou gato por uma mais barata”. Alguns dão dicas para que as pessoas passem a dar comida feita em casa para seus pets – não fiz as contas, mas considerando o tempo que é gasto para fazer a comida e a dificuldade em fazer uma refeição balanceada, difícil ver economia;
• Consultas veterinárias: “consultas preventivas saem bem mais barato do que as de emergência. Leve regularmente seu animal para consultas e nunca se esqueça da vacinação”. Este conselho em particular coincide com tudo o que nós, médicos veterinários, desejamos;
• Banho e tosa: para animais de pelo curto, principalmente, os artigos orientam a diminuição dos banhos de uma vez por semana para duas vezes por mês. E acrescentam: “se a pessoa tiver a possibilidade de dar banho em casa, melhor”;
• Passeios e creche: a orientação é que as pessoas reservem um tempo para passear com seus pets diariamente – à noite, quando chegam do trabalho e aos finais de semana – para economizar com petwalkers;
• Petiscos e brinquedos: orientam para cortar petiscos e fazer brinquedos em casa ao invés de comprar.
Você deve estar se perguntando: “E o que eu tenho a ver com isso?” E a minha resposta é: “Absolutamente tudo!”
Essas mudanças de consumo influenciarão diretamente seu negócio e sua relação com seus clientes, e algumas decisões dos proprietários podem ter um impacto importante na saúde e bem-estar de seus pacientes. Por isso, meu conselho é que você fique sempre atento às tendências do mercado e aproveite as oportunidades que poderão surgir, por exemplo:
• Alimentação: oriente sempre seus clientes quanto à importância da boa alimentação dos pets. Explique quais as consequências de longo e médio prazo quando se troca a ração de um animal para uma mais barata e muitas vezes de menor qualidade. Se você tiver pet shop e isso for possível, faça promoções de ração de qualidade – acredito que você só venda em seu pet shop produtos nos quais você confia, por isso parto da premissa que não há ração de baixa qualidade em sua loja. Alerte sempre os proprietários da complexidade de fazer e oferecer ração caseira pa ra os pets. Comprar ração caseira pronta não é uma opção neste caso, pois elas não são nada baratas e são muito perecíveis;
• Consultas veterinárias: Prevenir é bem melhor do que remediar, por isso, proponha aos seus clientes pacotes de consultas preventivas e vacinação. Faça as contas. Você não ganhará muito por consulta, porém ganhará sempre, pois terá presença constante de seus clientes em sua clínica. Reforce com seus clientes este conceito, pois além de proporcionar mais saúde a seus pacientes, você aumentará o faturamento da clínica;
• Banho e tosa: Se você oferece esses serviços em sua clínica, lembre-se que pacotes promocionais e programas de fidelidade são sempre muito bem-vindos aos olhos e bolso dos clientes. Informe os donos que os animais não podem ser lavados com qualquer tipo de produto e, para algumas raças, é preciso secar muito bem o pelo. Explique que não é um procedimento tão simples assim e que o banho do pet inclui corte de unhas, limpeza de ouvidos etc. e por isso pode valer mais a pena para o seu cliente manter os banhos com preços promocionais. Vocês dois saem ganhando.
• Passeios e creches: Se sua clínica tem serviço de creche, pense em oferecer pacotes aos seus clientes. Tente agregar benefícios para aqueles clientes que frequentam a creche – banho ou leva-e-traz gratuitos podem animar os proprietários a manter seus pets na creche. O importante é que estes serviços, como o banho, sejam realizados nos horários do dia mais ociosos dentro da clínica, assim você também conseguirá otimizar sua equipe.
• Petiscos e brinquedos: Até acho válido reduzir os petiscos dos pets, afinal muitos dos animais que conheço estão acima do peso porque os donos adoram agradar e dar guloseimas a seus pets. Agora, com relação aos brinquedos, é importante explicar aos proprietários que é possível fazer brinquedos para cães e gatos em casa, mas deve-se tomar muito cuidado com o tipo de material usado para confeccioná-los. Vale lembrar que há materiais que podem ser tóxicos para os bichinhos ou que eles podem engolir, e o resultado da brincadeira seria uma cirurgia de remoção de corpo estranho no animal. Aí, então, o barato sai caro!
Além de veterinário, entenda que você é um empresário em um país que está passando por uma crise econômica. Prestar atenção às tendências e mudanças de comportamento do consumidor pode ser um fator fundamental para se manter e prosperar no mercado. Boa sorte!