Virbac Skin Internacional reuniu grandes nomes da dermatologia veterinária mundial
A Virbac, reafirmando seu pioneirismo na dermatologia veterinária e sua imagem como empresa parceira do médico-veterinário, trouxe este ano a segunda versão do Virbac Skin Internacional.
O evento, já reconhecido e requisitado pelos profissionais da área, ocorreu nos dias 19 e 20 de outubro, na cidade de Itu, interior de São Paulo. Estiveram presentes mais de 500 veterinários de diferentes especialidades, como clínicos gerais, patologistas clínicos, dermatólogos e dermatologistas, que lotaram a sala do evento durante os dois dias.
O motivo principal de tanta procura deveu-se principalmente à grade científica do evento, que contou com palestras de grandes nomes da dermatologia veterinária mundial:
• o dr. Carlos Eduardo Larsson – fundador e chefe do serviço de dermatologia veterinária do Hospital Veterinário da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP, professor dessa mesma instituição por mais de 30 anos, coautor do Tratado de medicina externa: dermatologia veterinária e autor de diversos artigos – abordou o tema das doenças autoimunes da pele, em especial o pênfigo foliáceo, e trouxe importantes informações e dicas de como diferenciar clinicamente essa enfermidade da foliculite bacteriana superficial, já que ambas podem apresentar, em comum, o sinal clínico de pústulas;
• o dr. Ronaldo Lucas – que junto com o dr. Larsson escreveu o Tratado de medicina externa: dermatologia veterinária, já foi contratado do serviço de dermatologia veterinária do Hovet da FMVZ/USP, é professor de clínica médica da Universidade Anhembi Morumbi e coordena o curso de especialização em dermatologia da Equalis – Educação em Medicina Veterinária – tirou muitas dúvidas sobre otite em felinos, esclarecendo as diferenças dessa doença em gatos e em cães. Além disso, brilhou junto com a dra. Romeika Reis Lima, da clínica veterinária Canis & Catus, que atua na área de dermatologia veterinária há mais de 15 anos, em uma palestra conjunta, onde apresentaram casos clínicos desafiadores no formato de questionário, com a participação ativa dos ouvintes.
O evento contou ainda com a presença internacional da dra. Sandra Koch, da Universidade de Minnesota (EUA), e do dr. Thierry Olivry, da Universidade da Carolina do Norte (EUA). O dr. Olivry abordou assuntos relativos a sua maior especialidade: alergias. Falou sobre a relação entre as alergias alimentares e a dermatite atópica canina, analisando os aspectos imunológicos e as maiores atualidades na terapia tópica e sistêmica dessa doença, além de abordar com profundidade a terapia imunossupressora em medicina veterinária.
A dra. Sandra Koch, por sua vez, abriu e fechou o evento com chave de ouro, passeando por diferentes temas como piodermites multirresistentes, dermatoses isquêmicas e paraneoplásicas, dermatoses atípicas em gatos, testes alérgicos e imunoterapia, tema ainda muito controverso e pouco conhecido no Brasil.
Ao abordar temas atuais e relevantes e alcançar um grande número de médicos-veterinários, o evento recebeu respostas muito favoráveis nas pesquisas de satisfação, e contribuiu mais uma vez para o desenvolvimento da profissão no país.