Uso de tecnologias para o resgate de animais de grande porte
A atenção e os cuidados com esses animais requerem ainda mais preparo das equipes envolvidas
O professor da Uniso, dr. Leonardo Maggio de Castro, do CNDM do CFMV e do CRMV-SP, apresentou, no Animal Health, uma atualização sobre equipamentos e técnicas para o resgate de grandes animais, fortemente impactados em situações de desastre, na palestra “Uso de tecnologias para o resgate técnico de animais de grande porte em situações de desastres”, na qual esclareceu que o resgate técnico animal consiste no emprego de ações planejadas, profissionais previamente capacitados, fazendo uso de equipamentos específicos, técnicas, procedimentos e táticas, para realizar o salvamento das mais diversas espécies em emergências.
Esse segmento, quando voltado aos grandes animais representa um grande desafio para os profissionais envolvidos. Equídeos, ruminantes, bubalinos e suínos são animais que em decorrência de seu tamanho, peso e comportamento oferecem maior risco aos envolvidos em seu manejo.
Quando encontrados em situações emergenciais de vulnerabilidade em cenários hostis, o trabalho de resgate se torna ainda mais complexo. Para isso, tecnologias que avançam em novos equipamentos, técnicas e procedimentos para o suporte e extração emergencial de grandes animais em situações de desastres, sobretudo em condições de grande devastação, têm sido de suma importância para aplicação de boas práticas, colaborando para o avanço da garantia da preservação do bem-estar desses indivíduos.