¡El Portal de la Clínica Veterinaria ya está disponible! En este primer mes, todas sus funcionalidades serán testeadas por nuestros usuarios. Tendremos que estar sin señal unos instantes al día para migrar del sitio antiguo al nuevo Portal de Clínica Veterinaria, y dejar todo en orden para esta nueva etapa. Si encuentra alguna dificultad o desea sugerir mejoras, envíe un correo electrónico a [email protected]. ¡Queremos que se quede a tu manera! Gracias por entender.
Menu
InícioVetAgendaII Congresso Medvep Safari de Pets Não Convencionais
Nos últimos anos a manutenção de animais de estimação não convencionais vem crescendo no Brasil. Répteis, aves, mamíferos exóticos e mesmo anfíbios e invertebrados passaram a conviver com os tradicionais cães e gatos em Pet shops e residências. Pesquisa realizada pelo IBOPE em 2005 aponta que 30% dos brasileiros tem, ou já teve um animal silvestre como animal de estimação.
Neste contexto é natural que a demanda por serviços veterinários para estes animais também cresça. Todavia, quando se considera o universo médico envolvido nesta situação e as particularidades anatômicas e fisiológicas, bem como das exigências ímpares de manejo, percebe-se a necessidade da aquisição de um corpo específico de conhecimento.
Atualmente, a maioria dos cursos de graduação em Medicina Veterinária sequer conta com uma disciplina de animais silvestres ou exóticos e, desta forma, os profissionais que pretendem atuar na área devem buscar formação complementar na forma de cursos, conferências, congressos e pós-graduação Latu Senso.
Assim, fica evidente a importância de se preparar os futuros profissionais para que venham agir de modo responsável, com sensibilidade e sustentavelmente no desenvolvimento da medicina de pets não convencionais.
Sendo assim, os profissionais de mercado têm buscado cada vez mais informações nessa área. Entretanto, tais informações, muitas vezes são insuficientes para a formação desses profissionais.