Riscos Ocupacionais

Riscos biológicos em estabelecimentos de diagnóstico veterinário

Pontos a serem observados na prevenção e no gerenciamento


A edição 157 de Clínica Veterinária traz um detalhado artigo sobre os riscos biológicos em estabelecimentos de diagnóstico veterinário, destacando a importância de conhecer as normas do setor a fim de promover a segurança e a saúde em seus estabelecimentos.


Boa parte do artigo trata da atualização normativa propiciada pela Portaria GM/MS n.º 3.398 de 7 de dezembro de 2021, que defere a Classificação de Risco dos Agentes Biológicos e dá outras providências, assim como de outras atualizações normativas do setor.


Entre os aspectos abordados pelo artigo estão: doenças zoonóticas, insalubridade e agentes biológicos, precauções para trabalho com material biológico em laboratório e transporte, precauções para prevenção de infecções e doenças zoonóticas em laboratórios veterinários.


O texto fala também de uma série de aspectos de segurança biológica em laboratório relacionados à descrição dos procedimentos e a instruções de segurança biológica, a procedimentos operacionais padrão, à edificação e instalações, equipamentos, móveis e utensílios, higienização, controle de zoonoses e questões relativas ao pessoal.


O autor, Daniel M. D. Entorno, é ecólogo, técnico em segurança do trabalho do Ceeteps e especialista em higiene ocupacional pela Poli/USP.


Leia o artigo publicado na revista Clínica Veterinária, Ano XXVII, n. 157, março/abril, 2022.


Tenha acesso ao conteúdo completo da edição!


Acesse ou assine a revista Clínica Veterinária

https://revclivetsite.azurewebsites.net/Account/Logon