MVC

Raças caninas brasileiras

A história das raças de cães genuinamente "verde-amarelas"


Jéssica dos Santos da Silva

MV, CRMV-PR: 18.409

Aluna de residência

UFPR

jessica.silva@ufpr.br




Marco Antônio Bento Madeira

Aluno de graduação

CMV/USJT

marco.madeira@schindler.com




Louise Bach Kmetiuk

MV, CRMV-PR: 14.332

MSc., dra., apoio técnico Plataforma
Microscopia - ICC/Fiocruz Paraná

louisebachk@gmail.com





Alexander Welker Biondo

MV, CRMV-PR: 6.203

MSc., prof. dr. associado

UFPR

abiondo@ufpr.br




Fenotipicamente, a espécie canina é uma das mais variadas do reino animal. Pode parecer até estranho quando observamos que um pequeno chihuahua pertence à mesma espécie de um poderoso mastim-tibetano, já que são tão diferentes em porte, aparência e temperamento. Quando falamos sobre raças de cães, considera-se que foram desenvolvidas por algum motivo específico: cães pequenos e enérgicos para caça de roedores e outros animais de pequeno porte, cães obedientes para o pastoreio, cães resistentes para a neve, tempo árido, atividades de corrida, entre outros.


Atualmente, os criadores de cães contam com regulamentações de órgãos oficiais para confirmar a pureza das raças, além de eventos com a exposição dos animais campeões no quesito "padrão da raça". A Fédération Cynologique Internationale (FCI) tem sido considerada a organização mais importante no reconhecimento de raças do mundo . Nos Estados Unidos, há o American Kennel Club (AKC), e, no Brasil, a Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC) . Essas organizações estabelecem padrões repetidos das raças e limites que os cães considerados puros devem seguir para se manter no pódio, caso contrário, são excluídos.


As raças brasileiras ainda são pouco reconhecidas no Brasil, quando comparadas às raças estrangeiras mais populares. Independentemente do objetivo original de sua criação e desenvolvimento, os cães genuinamente brasileiros têm características ímpares que costumam agradar ao público.



Tenha acesso ao conteúdo completo!


Acesse ou assine a revista

Clínica Veterinária

https://revclivetsite.azurewebsites.net/Account/Logon