Riscos ocupacionais

Prevenção contra incêndios em estabelecimentos veterinários

As atividades que podem gerar choques elétricos, incêndios e explosões se enquadram naquelas que apresentam riscos de acidentes


Daniel M. D. Entorno

Ecólogo, técnico em segurança do trabalho - Ceeteps e especialista em higiene ocupacional - Poli/USP

dentorno76@gmail.com



Hugo Eduardo Barone

Major da reserva do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo

Especialista em Projetos de Proteção e Combate a Incêndio

edubarone@yahoo.com.br





No presente texto serão apresentados elementos do conjunto normativo de prevenção e proteção contra incêndios, bem como pontos para a verificação desses aspectos.

As pessoas recorrem aos estabelecimentos de saúde na expectativa de obterem acolhimento e segurança. A ocorrência de incêndios e acidentes com perda de vidas nesses locais gera grande comoção pública e sofrimento psicológico para as equipes e comunidades do entorno. Ainda que não haja perda de vidas, é necessário pensar nas perdas materiais, na interrupção do pleno prosseguimento das atividades e em como isso se refletirá na imagem do estabelecimento perante a comunidade. É essencial gerir a segurança contra incêndios e organizar medidas preventivas, pois essa repercussão também tende a ocorrer quando esses desastres acontecem em estabelecimentos veterinários, em especial os que têm internação, como clínicas e hospitais. Outros estabelecimentos que oferecem estada ou permanência prolongada, como hotéis para animais, canis e gatis, também merecem atenção. Alguns eventos desastrosos também têm ocorrido com pessoas bem-intencionadas e com instituições sem instalações e meios para propiciar segurança aos animais e às equipes. Geralmente a causa mais frequente são instalações elétricas inadequadas e equipamentos em mau estado de conservação, bem como materiais inflamáveis e combustíveis armazenados de forma inadequada. Infelizmente, observa-se que esses eventos também ocorrem no comércio varejista de animais vivos e de artigos para animais de estimação (pet shops). Além dos próprios riscos, os estabelecimentos veterinários precisam ainda considerar os riscos de estabelecimentos vizinhos e se preparar para eventuais contingências.









Tenha acesso ao conteúdo completo!


Acesse ou assine a revista

Clínica Veterinária

https://revclivetsite.azurewebsites.net/Account/Logon



.