Notícias

O Simpósio Internacional de Medicina Veterinária de Desastres chega à sua 3ª edição!

9 a 11 de dezembro (aulas teóricas) e entre 17 e 19 de dezembro (aulas práticas em Belo Horizonte).


A assistência aos animais vítimas de desastres vem aumentando a cada dia no Brasil e no mundo. O aumento da frequência de desastres, sejam eles naturais ou não, tem demandado a atuação de médicos-veterinários e protetores de animais para resgate da fauna vitimada, seja de forma direta ou indireta. Com o objetivo de capacitar os profissionais e os colaboradores que atuam em catástrofes, promovendo uma articulação entre as instituições envolvidas nos eventos e o fortalecimento a medicina veterinária de desastres, este evento vem se consolidando como uma experiência importante para a capacitação e o aperfeiçoamento de profissionais nessa área.

A Sociedade Mineira de Medicina Veterinária (SMMV), com o apoio do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-MG) e do Grupo de Resgate Animal do UniBH, promoverá, nos dias 9 a 11 e 17 a 19 de dezembro de 2021, o III Simpósio Internacional de Medicina Veterinária de Desastres, evento cujos objetivos são a atualização e o aperfeiçoamento técnico de estudantes e profissionais na área de socorro e resgate animal em desastres. Em 2020, o evento contou com a presença de mais de 200 participantes na parte teórica, tendo as vagas esgotadas em poucos minutos de inscrição. Sessenta participantes envolvidos nas atividades práticas conseguiram vivenciar um grande simulado de 24 horas ininterruptas de um cenário de desastres envolvendo diversas situações em que a atuação do médico-veterinário é exigida.

As aulas serão ministradas de maneira híbrida (virtual e presencial) nos dias 9 a 11 de dezembro (aulas teóricas) e entre 17 e 19 de dezembro (aulas práticas em Belo Horizonte). Palestrantes de todo o mundo apresentarão suas experiências e técnicas de trabalho. Incêndios florestais na Turquia, Grécia e Itália; resgate aéreo de animais vítimas das catástrofes políticas do Afeganistão; resgates aéreos no Alabama, EUA, entre outros serão temas abordados pelos palestrantes internacionais (haverá tradução das palestras). Além disso, os maiores nomes de médicos-veterinários e profissionais do Brasil abordarão os diversos temas relativos à medicina veterinária de desastres. Já na parte prática, serão três dias com simulações de socorro e resgate em ambientes preparados para esse fim, com discussões de questões relacionadas a desastres envolvendo elementos naturais como água, terra, fogo e ar, resgate em altura e em estruturas colapsadas.

Não perca esse evento único e de capacitação para atuação em cenários de desastres.


Inscrições:
https://simposiodedesastres.com.br/

Informações: Instagram @simposiodesastres @patologiadoprofaldair @resgateanimalunibh

Datas: 9, 10 e 11 de dezembro - aulas teóricas virtuais; 17, 18 e 19 de dezembro - aulas práticas presenciais em Belo Horizonte, MG

Realização: Sociedade Mineira de Medicina Veterinária (SMMV)

Apoio: CRMV-MG e revista Clínica Veterinária

Patrocínio: Vetforum Consultoria em Medicina Veterinária Legal

Vídeo institucional:
https://youtu.be/_r_ThX5-k7Y







Tenha acesso a todo o conteúdo da edição 155!!


Acesse ou assine a revista

Clínica Veterinária

https://revclivetsite.azurewebsites.net/Account/Logon