Notícias

MyVBD Map reúne dados epidemiológicos das principais doenças transmissíveis por vetores que afetam os cães

Plataforma inovadora lançada pela Ceva Saúde Animal permite traçar um panorama sobre o número de casos de doenças como leishmaniose, dirofilariose, babesiose e borreliose


A presença de mosquitos, pulgas e carrapatos é elevada em muitas regiões, o que torna o controle desses vetores muito difícil. Considerando o conceito de Saúde Única (One Health), no qual a saúde animal, a ambiental e a humana caminham juntas, as estratégias de prevenção são indispensáveis para a proteção dos animais e, consequentemente, da comunidade em que estão inseridos.


Os dados de regiões endêmicas e o aumento do número de relatos de determinada enfermidade são informações fundamentais para que os médicos-veterinários possam orientar os tutores sobre os cuidados necessários nessa área e para que seja possível traçar medidas de combate aos vetores.


A Unidade de Pets da Ceva Saúde Animal desenvolveu o My Vector-Borne Diseases Map (myVBD Map), uma plataforma interativa que permite o compartilhamento de dados sobre as principais doenças transmitidas por vetores que afetam os cães, como a babesiose, a dirofilariose (cutânea e "verme do coração"), a leishmaniose e a doença de Lyme (borreliose). Em breve a erliquiose também fará parte das doenças contempladas na plataforma.


O site permite registrar casos dessas enfermidades e comunicações sobre o risco de contágio em determinada região. Além disso, por meio dele é possível ter acesso a mapas interativos que mostram dados epidemiológicos e clínicos mundiais sobre essas doenças. Unindo inovação e tecnologia, o objetivo da plataforma é criar uma rede de conhecimento sobre essas enfermidades, para que seja possível buscar novas formas de controlar seus avanços.


Com base colaborativa, o myVBD Map está disponível de forma gratuita para os médicos-veterinários, que podem contribuir com informações para atualizar os dados. O profissional deverá realizar um breve cadastro para ter acesso ao painel de controle exclusivo por meio do qual é possível enviar os relatos de casos. Cada caso cadastrado reúne dados como nome do paciente, método diagnóstico, tipo de doença e região, entre outros.


O novo mapa colaborativo que ajuda a combater melhor as doenças transmissíveis aos cães por vetores já está disponível e pode ser acessado em:
https://www.myvbdmap.com/br 
.



Tenha acesso a todo o conteúdo da edição 155!!


Acesse ou assine a revista

Clínica Veterinária

https://revclivetsite.azurewebsites.net/Account/Logon