Bem-estar animal

Medicina de abrigos para coelhos domésticos

A importância de formar profissionais que dominem tanto a medicina de coelhos quanto a medicina de abrigos


A medicina de abrigos (shelter medicine, em inglês) é uma grande área que abrange múltiplas disciplinas - cirurgia, clínica médica, comportamento, controle populacional, epidemiologia, controle de doenças infecciosas, saúde pública, perícia veterinária, e outras igualmente importantes.


A área é muito difundida nos Estados Unidos, onde há médicos-veterinários empregados em abrigos locais e também em clínicas de vacinação e castração.


O médico-veterinário que atua em medicina de abrigos difere daquele que atua na clínica, pois lida com um número maior de animais e com diferentes espécies.


Este artigo publicado na edição 157 da revista Clínica Veterinária aborda a medicina de abrigos com destaque para os coelhos, já que o abandono desses animais é considerado uma crise emergente, e é muito importante que os profissionais compreendam que a área da medicina de abrigos também engloba os coelhos domésticos.


O artigo trata também da importância de abrigos específicos para coelhos, do gerenciamento de abrigos e lares temporários, de eventos para estimular o conhecimento da comunidade, da educação de tutores e do controle populacional e de doenças.


Leia o artigo publicado na revista Clínica Veterinária, Ano XXVII, n. 157, março/abril, 2022.


Tenha acesso ao conteúdo completo da edição!


Acesse ou assine a revista Clínica Veterinária

https://revclivetsite.azurewebsites.net/Account/Logon