Notícia

Manual de procedimentos em instalações de animais usados para profissionais ligados a ensino e pesquisa

Guia reúne informações sobre hierarquia, deveres dos responsáveis técnicos e aspectos legais


O CRMV-PR lançou em 4 de abril o "Manual de procedimentos do responsável técnico em instalações de animais usados para ensino e pesquisa".


Desenvolvido por um grupo de médicos-veterinários atuantes na fiscalização e assessoria técnica do CRMV-PR, esse guia reúne informações sobre hierarquia, deveres dos responsáveis técnicos e aspectos legais a que estão sujeitos os estabelecimentos fiscalizados.


As orientações apresentadas têm por base um conjunto de normas, boa parte delas do Sistema CFMV/CRMVs e também as publicadas pelo Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea, 2021).


Trata-se de um guia essencial para auxiliar os profissionais que atuam nessa área, seja no ensino ou na experimentação, para que possam trabalhar de acordo com as normas vigentes, com ênfase no bem-estar dos animais criados, mantidos e usados em ensino e pesquisa.


"Esperamos que o conteúdo possa servir de base de excelência para atuação dos profissionais", explica Vanessa Carli, médica-veterinária do CRMV-PR, atuante nas seções de Fiscalização e Assessoria Técnica.