Medicina veterinária do coleti

Histórico da medicina veterinária do coletivo no Brasil

Âmbito de atuação, legislação e panorama atual


A medicina veterinária do coletivo é uma nova formação que atende à demanda existente de profissionais especializados em promover a interação humana, animal e ambiental positiva, e faz a interseção entre as áreas de saúde coletiva, medicina de abrigos e medicina veterinária legal. 


O profissional inserido nesse campo de atuação trabalha diretamente com a saúde única, em busca de medidas para garantir o bem-estar animal, bem como boas condições para a saúde pública, relacionando assim a saúde humana, animal e ambiental. 


O artigo publicado na edição 159 da revista Clínica Veterinária descreve a história da medicina veterinária do coletivo no Brasil e as etapas de formalização da legislação correspondente.


Apesar das ações nessa área serem realizadas por profissionais de medicina veterinária há décadas, e de ter conquistador o status de especialidade este ano, a disciplina faz parte hoje da grade curricular apenas do curso de medicina veterinária da Universidade Federal do Paraná (UFPR).


Leia o artigo publicado na revista Clínica Veterinária, Ano XXVII, n. 159, julho/agosto, 2022.

 

Tenha acesso ao conteúdo completo da edição!

 

Acesse ou assine a revista Clínica Veterinária

https://revclivetsite.azurewebsites.net/Account/Logon


Legenda: Reunião Latino-americana de Especialistas em Guarda Responsável e Controle Populacional de Cães e Gatos, no ano de 2003