Notícias

Diálogos para o manejo populacional de cães e gatos

Professores da USP publicam livro para fomentar a relação harmoniosa de seres humanos com animais de estimação


Evelise Oliveira Telles, Luís Fernando Soares Zuin e Vanessa Cristiane Zugaib são os autores do livro que tem o apoio e a realização da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo, em parceria com a FMVZ/USP, a FZEA/USP, o Projeto Santuário da FMVZ/USP e o Grupo de Extensão em Comunicação Rural da FZEA/USP.


A publicação Diálogos para o manejo populacional de cães e gatos está inserida no contexto pautado pelas discussões e proposições de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas debatidas mundialmente, cada vez mais assimiladas como necessárias para a compreensão do conceito do ser humano integrado ao ambiente em que vive, em conjunto e em harmonia com os oceanos, os rios, as florestas e os animais, dentro de suas paisagens naturais e culturais.


Entre cães e gatos, cerca de 30 milhões de animais vivem em situação de abandono, e a obra aponta a necessidade de interagirmos de forma mais cuidadosa com os animais, que a cada dia passam a conviver de forma mais próxima conosco. Bastante inovadora, a publicação utiliza recursos tanto tecnológicos como tradicionais na busca de uma relação integrativa, dentro de uma visão de educação mais abrangente e inclusiva - ou seja, o engajamento da família no processo de aprendizagem da criança, no que seria uma fórmula vital para qualquer plano de educação.


A promoção de um sistema educacional realmente efetivo permitirá que a humanidade trilhe o caminho que a leve a alcançar esses nobres objetivos. A publicação Diálogos para o manejo populacional de cães e gatos reflete a importância de pesquisas desenvolvidas na universidade para a sociedade que resultem na elaboração, produção e disponibilização de materiais educativos franqueados e relacionados à conscientização para os grandes desafios que a humanidade está enfrentando e que deverá enfrentar nos próximos anos, gerando reflexões e apontando caminhos que contribuirão para a construção de uma sociedade mais justa e em harmonia com o planeta.


A obra pode ser encontrada gratuitamente no link: https://drive.google.com/file/d/1pAp7ZoGZRUGnRUrcEktyatohPvvGGiCt/view?usp=sharing