Bem-estar animal

Atendimento e manejo amigável aos coelhos domésticos

Apesar de os coelhos serem o terceiro animal mais comum em diversos países, essa espécie é considerada a mais negligenciada quando comparada com cães e gatos



Isabelle Tancioni

MV, presidente da Best Friend Alliance

Coordenadora no Brasil da Global Animal Advocacy Program (The Pollination Project)

belletanjoni@gmail.com



Fábio Luís de Oliveira 

MV, CRMV-SP: 17.869

Hospital Veterinário 4cats

floliveira80@gmail.com



 Os coelhos domésticos têm se tornado cada vez mais populares nos Estados Unidos e no Reino Unido, e estima-se que no Brasil quase meio milhão deles convivam com seres humanos com o status de animais de estimação.


Infelizmente, eles ainda são erroneamente considerados animais fáceis de cuidar e apropriados para crianças.


Em relação à assistência veterinária, os tutores de coelhos normalmente têm dificuldade de encontrar médicos-veterinários que ofereçam a mesma qualidade de atendimento e serviços que estão disponíveis para cães e gatos.


Um importante fato que contribui com esse cenário é que muitos médicos-veterinários entram em contato com os coelhos durante a faculdade, nas disciplinas de produção animal, e transferem esse manejo para os coelhos de estimação. Além disso, os médicos-veterinários comumente ganham experiência em coelhos quando optam por estagiar ou trabalhar em clínicas de animais exóticos. Nessas circunstâncias, os profissionais proveem assistência a uma variedade de espécies e não somente aos coelhos, o que pode comprometer a qualidade do cuidado com eles.




Tenha acesso ao conteúdo completo!


Acesse ou assine a revista

Clínica Veterinária

https://revclivetsite.azurewebsites.net/Account/Logon