OsteossÍntese de fêmur com placa bloqueada e clamp and rod internal fixation em felino doméstico

OsteossÍntese de fêmur com placa bloqueada e clamp and rod internal fixation em felino doméstico

Autores: Ísis dos Santos Dal-Bó; Cássio Ricardo Auada Ferrigno; Márcio Poletto Ferreira; Jaqueline França dos Santos; Renato A. de Oliveira Cavalcanti; Fernanda Paes

Resumo: Uma gata sem raça definida, de dez anos de idade e 4,3 kg de massa corporal, com histórico clínico de impotência funcional do membro pélvico esquerdo há um dia, apresentou, no exame ortopédico, impotência funcional, aumento de volume, dor e crepitação em terço proximal da região diafisária do fêmur esquerdo. O estudo radiológico demonstrou fratura completa cominutiva em terço proximal de diáfise do fêmur com desvio craniomedial do segmento distal e múltiplas esquírolas craniais e caudais. Procedeu-se a abordagem cirúrgica lateral ao fêmur e osteossíntese com placa bloqueada. Como método de estabilização auxiliar, foram utilizadas duas montagens de CRIF (clamp and rod internal fixation), uma cranial e outra caudal. Aos 180 dias de pós-operatório, a paciente apresentou fratura consolidada.
Unitermos: gato, trauma, ortopedia, fixador interno

Natan Chaves

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Por favor aguarde...

Inscreva-se na nossa Newsletter!

Você gostaria de manter-se atualizado com os eventos veterinários nacionais e internacionais mais importantes? Digite o seu endereço de e-mail e nome abaixo e receba updates que deveriam estar no calendário de qualquer veterinário!
0

Your Cart