O 2º Congresso Brasileiro de Dermatologia Veterinária comprova o avanço da especialidade

O 2º Congresso Brasileiro de Dermatologia Veterinária comprova o avanço da especialidade

 

 

 

 

 

 

Maior evento brasileiro do setor, o 2º Congresso Brasileiro de Dermatologia Veterinária (CBDV), realizado de 21 a 24 de outubro de 2019 em Campos do Jordão, reuniu mais de 600 participantes, cerca de quarenta palestrantes de renome nacional e internacional, e apresentou uma rica grade científica, composta por seis foros de duas horas cada, para uma abordagem sintética dos principais temas da especialidade.

As palestras de abertura, “A evolução da dermatologia veterinária” e “O que esperar do futuro na prática da dermatologia veterinária”, foram apresentadas pelos professores doutores Carlos Eduardo Larsson e Ronaldo Lucas. Ao longo do evento, palestras magnas abordaram temas como a enfermidade lúpica, dermatopatias de felinos e prós e contras da imunoterapia.

 

 

 

 

 

 

Houve ainda a apresentação de uma série de exemplos com a temática “meus melhores e meus piores casos”, a cargo de dois palestrantes internacionais, dirigida a clínicos dermatólogos, sobre questões desafiadoras do cotidiano dos veterinários. Os trabalhos científicos foram expostos em comunicações orais e na modalidade de pôsteres eletrônicos (e-posters) de forma resumida, dinâmica e continuada.

 

 

 

 

 

 

 

  Integração e abrangência

Evento bilíngue, com aproximadamente 60 horas de atividades lideradas por renomados dermatólogos veterinários brasileiros,

 

 

 

 

 

 

horas de atividades lideradas por renomados dermatólogos veterinários brasileiros, dermatologistas de medicina humana e docentes das principais instituições de ensino superior, o congresso teve a participação dos sócios da SBDV e de associações de dermatólogos latino-americanos, além de associados das congêneres brasileiras coirmãs (Abrovet, Abev, SBCV), cujos afiliados também praticam, direta ou indiretamente, a dermatologia veterinária. A magnitude de pontuação em educação continuada foi um grande atrativo para os associados da SBDV que pleiteiam a obtenção e a perpetuação do título de especialistas pela SBDV/CFMV.

 

 

 

 

 

 

 

O evento foi também uma ótima oportunidade para as melhores empresas nacionais e multinacionais de produtos farmacêuticos, de alimentos, de serviços, de equipamentos e da área editorial se aproximarem ainda mais desse segmento de especialistas e especializados, que prescrevem, indicam, recomendam e adotam práticas de diagnose, terapia e prevenção.

 

 

 

 

 

 

 

 

Entrevistas com especialistas

Entrevistamos quatro dos palestrantes do evento e eles expuseram vários pontos interessantes sobre os temas tratados em suas palestras. Você pode acessar esse conteúdo no blog da revista Clínica Veterinária, no endereço http://www.revistaclinicaveterinaria.com. br/blog/category/entrevistas. O dr. Alejandro Blanco falou sobre farmacodermias e manejo de feridas – abre.ai/entrevistaalejandro. A dra. Mary Marcondes abordou a leishmniose – abre.ai/entrevistamary. A dra. Ana Claudia Balda abordou as dermatopatias crônicas – abre.ai/entrevistaana. Confira a cobertura fotográfica completa no facebook: http://abre.ai/cbdv.

 

 

O evento foi um sucesso graças a participação da Elanco, MSD, Virbac, Hills, Royal Canin, Zoetis, Vetnil, Agener União, Bayer, Vansil, Avert, Ceva, Interbooks, Tecsa e Centragro, que continuamente apoiam e valorizam a educação continuada dos médicos-veterinários do país.

 

 

 

 

 

 

 

Royal Canin

A Royal Canin® participou compartilhando conhecimento com profissionais especialistas dispostos a dividir suas experiências, com o objetivo comum de levar para o dia a dia da clínica o melhor cuidado para gatos e cães com problemas dermatológicos.

As doenças dermatológicas são uma das principais causas de visitas aos médicos-veterinários, e o manejo adequado, que inclui a nutrição, desempenha importante papel no tratamento e no controle das principais dermatopatias e, consequentemente, na qualidade de vida do animal. A troca de experiências, portanto, é crucial para a capacitação dos profissionais da área e para gerar benefícios a gatos e cães.

A empresa divulgou seu portfólio de alimentos coadjuvantes ao tratamento de doenças dermatológicas, composto por suas linhas Hypoallergenic e Skin Care, formuladas para reduzir sensibilidades alimentares por meio de uma seleção de proteínas hidrolisadas, altamente digestíveis e de baixo potencial alergênico. O Skin Care é um alimento coadjuvante indicado no suporte nutricional a cães com dermatite atópica e pele sensível, como em casos de dermatoses e queda de pelo.

 

 

 

 

 

 

 

 

Agener União

A Agener União focalizou sua participação no congresso da SBDV em seus produtos associados ao tratamento de infecções dermatológicas, como o Cloresten, líder absoluto de mercado, e o Biocan M, uma vacina que induz resposta celular no tratamento da dermatofitose causada pelo Microsporum canis de cães e gatos.

Segundo Ludmila Aires, gerente de Marketing da empresa, “foi muito bom voltar a destacar este produto, que é excelente alternativa para pacientes com intolerância a antifúngicos orais, para animais hepatopatas e até mesmo para animais agressivos ou tutores que têm dificuldade em aderir aos tratamentos orais diários estipulados pelos médicos-veterinários”.

 

 

 

 

 

 

 

Labyes

A Labyes focou sua participação em sua linha dermocosmética Labyderm, da qual fazem parte o Skin Soldier, um xampu hipoalergênico com extratos naturais; o Premium Cover, ampola spot-on para reposição profunda dos componentes da barreira cutânea; e o Bioforce, um spray pós-banho para reposição rápida da película hidrolipídica. A linha contém nanoesferas para liberação gradual e progressiva dos princípios ativos e foi aprovada pela Sociedad Latinoamericana de Dermatología Veterinaria (SLDV). Seu principal uso é nas dermatites atípicas e no controle das recidivas.

 

 

 

 

 

 

 

Vetnil

A Vetnil destacou para os congressistas os produtos Ômega 3+SE® 550 e Ômega 3+SE® 1100, à base de ácidos graxos essenciais da família ômega 3. Obtidos de peixes marinhos de águas frias, fornecem EPA e DHA na proporção ideal (33:22), recomendada por especialistas. Além do ômega 3, possuem em sua composição vitamina E e selênio, conhecidos como potentes antioxidantes. A cápsula opaca, ajuda a preservar as características do produto, garantindo sua qualidade. Pelo&Derme Hipoalergênico, que contém em sua fórmula o óleo essencial de Melaleuca, Aloe Vera e Arginina e são especialmente formulado para cães e gatos, para garantir a higiene e refrescância para a pele, também fez parte dos produtos da Vetnil que receberam destaque no evento.

 

 

 

 

 

 

 

Ceva

A Unidade Pet da Ceva expôs produtos para a saúde e o bem-estar de cães e gatos, como a linha Douxo de xampus e sprays com fitosfingosina, para reestruturar a barreira cutânea; o Marbopet, antibiótico à base de marbofloxacina; Leish-Tec e Vectra 3D, para a proteção dos cães contra a leishmaniose visceral canina; e sua linha comportamental – Feliway e Adaptil. Priscila Brabec, médicaveterinária e gerente de Produtos da Unidade Pet da Ceva, destacou a importância da participação no congresso, “para estreitar o relacionamento com veterinários participantes e atualizar os conhecimentos”.

 

 

 

 

 

 

 

Centagro

A Centagro marcou presença no congresso da SBDV com a linha Sensy & Trat e o lançamento da linha Nutri & Trat, à base de produtos naturais para cães e gatos. Sensy & Trat é uma proposta natural para higiene, proteção e hidratação cutânea para animais atópicos e sensíveis. Nutri & Trat é um novo conceito de suplementação animal, com ingredientes naturais de efeitos benéficos e tecnologia inspirada na natureza. Além dessas, a empresa destacou os produtos de suas linhas tradicionais, como Xandog, Centagro Vet, Pet Smack e Panetteria di Canni.

 

 

 

 

 

 

 

Virbac

Palestras e lançamentos de novas tecnologias marcaram a participação da Virbac no evento. O Leish Meeting apresentou palestras sobre leishmaniose visceral canina, ministradas pelo dr. Roberto Teixeira. Entre as novidades que a empresa levou ao evento está o Allederm Spot On® que conta com a S-I-S (Skin Innovative Science), que estimula as defesas naturais e o equilíbrio do microbioma, para manutenção de uma pele saudável. Foram lançados o Hexadene 500mL (solução dermatológica à base de clorexidina 3% para combater bactérias, leveduras e outros fungos, controlar infecções secundárias e garantir potente ação antisséptica), o Grantelm (vermífugo que combate as principais verminoses intestinais e possui amplo espectro de ação na prevenção de zoonoses, indicado para cães a partir de 3 semanas de vida) e as novas embalagens do Endogard (combate as verminoses intestinais, a giardíase e previne o verme do coração; permite a divisão do comprimido e é extremamente palatável e seguro, podendo ser administrado em qualquer raça e em filhotes a partir de 15 dias de vida).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Você esteve presente no O 2º CBDV ?

Visite o álbum das fotos em 2º CBDV  e  coloque a tag com seu nome nas imagens.

admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Natal na Clínica Veterinária: na compra de qualquer livro de veterinária ganhe 1 ano de assinatura digital da revista Clínica Veterinária! Somente até 31\12. Dispensar

0

Your Cart