Julho é o mês do combate a hepatite canina

Julho é o mês do combate a hepatite canina

A hepatite infecciosa canina (HIC), é uma doença viral causada por adenovírus-1 (CAV-1), portanto contagiosa, que atinge o fígado do cão e pode levá-lo a óbito. É uma doença específica da espécie canina que pode ser prevenida por meio da vacinação e cuidados com higiene.

Os sintomas variam de acordo com a gravidade da hepatite e podem demorar até sete dias para aparecer, período em que os vírus ficam incubados no corpo do animal. Os sinais em cães adultos podem ser febre, apatia, falta de apetite, vômitos e diarreia, chegando até mesmo a conter sangramento em vômitos, fezes ou urina.

A doença afeta as amidalas e posteriormente se dissemina para a maior parte dos tecidos. A forma mais comum de infecção é pela saliva ou pelas fezes do animal, porém, o vírus pode ser eliminado na urina por até seis meses.

Há várias formas de hepatite: hepatite bacteriana, tóxica, por leptospirose, fúngica, granulomatosa, fulminante por vírus da parvovirose e da cinomose. Exames como hemograma e bioquímica de sangue, urinálise, testes sorológicos para detecção do agente viral, radiografias e ultrassonografia auxiliam no diagnóstico da enfermidade.

Ela deve ser incluída no diagnóstico diferencial dos casos de gastrenterite ou de icterícia, ao lado de outros diagnósticos como a parvovirose, coronavirose, giardíase ou leptospirose

 

Edição 86

Infecção de filhotes e de cães adultos pelo adenovírus canino (CAV-1) – relato de casos

Assine e tenha acesso a mais de 500 artigos científicos de diversas especialidades

QUERO ASSINAR!

(ASSINATURA EXCLUSIVA PARA MÉDICOS VETERINÁRIOS E ESTUDANTES DE MEDICINA VETERINÁRIA)

 

Natan Chaves

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Por favor aguarde...

Inscreva-se na nossa Newsletter!

Você gostaria de manter-se atualizado com os eventos veterinários nacionais e internacionais mais importantes? Digite o seu endereço de e-mail e nome abaixo e receba updates que deveriam estar no calendário de qualquer veterinário!
0

Your Cart