Dinâmica populacional de cães e gatos em abrigos latino-americanos

Sites em português (https://forms.gle/R2HwccDKZKKVBpoC8) e em espanhol (https://forms.gle/fM7q6f1pKDGD5Mei7) nos quais se pode encontrar o questionário online a respeito dos abrigos de cães e gatos de toda a América Latina

A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da área de medicina veterinária do coletivo, tem desenvolvido atividades de ensino, extensão e pesquisa em medicina de abrigos. Um dos intuitos dos estudos nessa área consiste em auxiliar a melhorar o nível de bem-estar de cães e gatos abrigados e aumentar as taxas de adoção desses animais.

Uma das pesquisas em andamento na UFPR, intitulada “Dinâmica populacional de cães e gatos em abrigos latino-americanos”, tem como objetivo conhecer a realidade dos abrigos por meio da avaliação da dinâmica da população dos animais recolhidos, incluindo dados como taxas de entrada, saída (adoção), morbidade, mortalidade, além de cuidados sanitários e controle de manejo populacional.

A participação dos abrigos é fundamental para o diagnóstico dessa realidade. O conhecimento do atual cenário dessas instituições auxiliará na adequação de protocolos de medicina de abrigos, uma vez que esses locais atuam como casas de passagem para os animais abandonados, recolhendo-os e reintegrando-os à sociedade por meio da adoção. No entanto, muitas vezes os abrigos acabam ficando superlotados, devido ao grande número de animais recolhidos. Por isso, a identificação dessa realidade é importante para que se possam implementar políticas externas e internas nesse sentido.

A pesquisa está sendo realizada por meio de um questionário online divulgado para os abrigos de cães e gatos de toda a América Latina e está disponível em português (https://forms.gle/R2HwccDKZKKVBpoC8) e em espanhol (https://forms.gle/fM7q6f1pKDGD5Mei7). Os pesquisadores solicitam a todos que auxiliem a divulgá-la para todos os abrigos de cães e gatos de suas comunidades e/ou conhecidos.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique tranquilo! Nosso serviço de entrega vai continuar, apesar do COVID-19. Dispensar

0

Your Cart