CBA – Conhecimento científico aliado a inclusão social e preservação ambiental

CBA – Conhecimento científico aliado a inclusão social e preservação ambiental

Um das boas novidades desta edição do CBA foram as medidas práticas de inclusão social, como a participação de portadores de Síndrome de Down para a realização de diversas tarefas de apoio.

 

A Anclivepa – Associação Nacional dos Clínicos Veterinários de Pequenos Animais – promoveu de 16 a 18 de maio em Brasília, DF, seu 40° Congresso Brasileiro, um dos principais eventos do segmento, com programação técnico-científica a cargo de 70 especialistas nacionais e internacionais, mais de 140 horas de palestras e workshops, eventos paralelos e grande exposição de produtos.

Realizado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães do DF, o evento reuniu mais de 80 estandes e cerca de 5 mil pessoas, entre estudantes e profissionais de medicina veterinária, visitantes e expositores.

Renomados profissionais nacionais e internacionais mostraram as principais inovações do setor e discutiram as mais recentes descobertas e soluções para os diversos temas que envolvem o universo dos pequenos animais. A feira de negócios também refletiu o momento especial vivido no país pelo segmento.

 

Inclusão social e preservação ambiental

Um dos grandes destaques desta edição do CBA foi a preocupação em agregar conhecimento científico com inclusão social e preservação ambiental. Num enfoque inovador, pessoas com síndrome de Down foram colocadas na montagem de pastas, no encaminhamento de palestrantes à sala VIP e no auxílio à secretaria. Massagistas cegos atenderam o público, o projeto “Mini Gentilezas” arrecadou kits de higiene dos hotéis onde os congressistas se hospedaram para serem distribuídos a pessoas em situação de rua, e amostras de rações e de medicamentos foram encaminhadas à ONG Projeto São Francisco.

Outras medidas visaram especificamente os cuidados com o meio ambiente, com ações concretas e educativas, como dispensar o uso de copos descartáveis e incentivar o uso do copo eco, usar pastas feitas com reaproveitamento de garrafas pet e distribuir lápis ecológicos com semente na ponta, fornecidos pela Idexx. A Vetnil doou 3 mil mudas de ipês como forma de compensação ambiental, que serão plantadas no período da chuva, após crescimento em estufa. Houve também coleta seletiva de resíduos em toda a área da exposição.

 

Cerimônia de abertura e Prêmio Vetnil

A cerimônia de abertura contou com o presidente da Anclivepa Brasil, Marcello Rodrigues da Roza, a presidente da Anclivepa DF, Andrea Moraes Carneiro, o presidente do CRMV-DF, Laurício Monteiro Cruz, o presidente do CFMV, Francisco Cavalcanti de Almeida e a presidente da Anclivepa Alagoas (sede do CBA 2020).

Com o final de seu mandato, Marcello Roza despediu-se da Anclivepa Brasil agradecendo seus colegas de gestão. Um destaque da cerimônia inaugural foi a outorga do tradicional prêmio veterinário do ano, oferecido pela Vetnil em parceria com a Anclivepa Brasil ao médico-veterinário e professor Paulo César Jark.

Formado pela Universidade do Estado de Santa Catarina, com mestrado e doutorado em oncologia veterinária pela Unesp-Jaboticabal e com participação no programa internacional da University of Wisconsin, Madison, EUA, Paulo César Jark, além da atuação em clínicas, é professor de clínica médica de pequenos animais e oncologia veterinária da Universidade Brasil (Campus Descalvado); professor de oncologia do Instituto Qualittas de Pós-Graduação; professor colaborador no Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Medicina Veterinária na Unesp-Jaboticabal e presidente da Comissão Científica da Sociedade Latino-Americana de Oncologia Veterinária (Slovet).

De acordo com Cristiano Sá, diretor de marketing da Vetnil, há sete anos a premiação se consolidou como um importante reconhecimento aos profissionais veterinários atuantes em clínica de pequenos animais. “A Vetnil tem muito orgulho em ter criado esse prêmio para a categoria. A parceria com a Anclivepa valoriza a expertise, o conhecimento e o respeito por todos os profissionais da classe médica-veterinária”, afirma Cristiano.

A Vetnil, uma das grandes patrocinadoras desta edição do CBA, atua há mais de 25 anos em pesquisas e no desenvolvimento de produtos para a saúde e performance de pets e de equinos, e está entre as líderes de mercado nestes segmentos no Brasil Ainda na abertura do evento, foi prestada homenagem aos heróis do grupo humano e canino de resgate e salvamento do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, pelos valorosos serviços prestados à comunidade de Brumadinho, MG, em apoio às forças de segurança da região.

 

 

Paulo César Jark (à esquerda) ganhou o Prêmio Veterinário do Ano Vetnil, entregue por Cristiano Sá, diretorde marketing da Vetnill

 

 

Uma justíssima homenagem foi prestada aos membros humanos e caninos do Corpo de Bombeiros Militar do DF, pela sua atuação heroica no resgate e salvamento realizado durante a tragédia do rompimento da barragem de Brumadinho, em Minas Gerais.

 

 

Palestra inaugural: medicina veterinária de desastres

A palestra de abertura do evento ficou a cargo da médica-veterinária Ana Liz Bastos, conselheira e presidente da Comissão de Bem-Estar Animal do CRMV-MG e coordenadora geral da Brigada Animal de Minas Gerais. A especialista em medicina veterinária de desastres, que coordenou as ações de resgate de animais no recente e trágico episódio do rompimento da barragem da Cia.

Vale de Mineração em Brumadinho, MG, falou sobre essa experiência e tratou ainda da necessidade da criação de um espaço acadêmico para a especialidade, dos requisitos básicos para a atuação do veterinário nos desastres e sobre a necessidade de uma articulação com os órgãos oficiais para que os profissionais veterinários sejam aceitos no rol de profissionais que atuam nessas situações, de forma paralela às ações desenvolvidas para o resgate de vidas humanas, e incluindo os animais em planos de contingência, protocolos e ações que visam prevenir e estabelecer a ordem em casos de desastres.

“É importante definir que perfil o médico-veterinário precisa ter para trabalhar nessas situações adversas. A primeira condição é a vocação, pois, para atuar nessa área, é preciso ter compaixão, sensibilidade e compromisso social, além da capacidade técnica e ética e do preparo físico e psicológico”, afirma Ana Liz Bastos.

 

 

Mars e Royal Canin: “Conversa com os Feras”

A Royal Canin trouxe para o congresso 3 turmas do “Conversa com os Feras”, formadas por 28 acadêmicos, e divididas em quatro grupos de sete pessoas. O bate-papo permitiu um rodízio, a fim de que todos pudessem falar com os especialistas em três turmas, cada uma com quatro especialistas, sobre os temas: cardiologia, vermatologia e medicina felina.

 

Bate-papo durante a iniciativa “Conversa com os Feras”

 

Os especialista convidados foram: dr. Marlos G. de Sousa, prof. dr. Moacir Leomil Neto, dr. Charlys Rhands C. de Moura e dr. Aparecido Camacho (cardiologia); dr. Marconi Faria, dr. Luciano Marra, dr. Pablo Manzuc, dra. Romeika R. Lima (dermatologia); prof. dr. Archivaldo Reche, dr. Alexandre Daniel, profa. dra. Christiane S. Martins, dr. Carlos Gabriel Dias (felinos).

A Mars aproveitou a oportunidade para lançar a linha de alimentos secos OPTIMUMTM e apresentou ao público seu Centro de Nutrição e Bem-Estar Animal WalthamTM. Outra novidade da Mars é o petisco funcional Pedigree® Dentastix™, auxiliar no combate à doença periodontal. A importância do cuidado e prevenção da doença periodontal foi também

 

 

A Mars apresentou a Linha Satiety, a mais completa do mercado para auxiliar no protocolo de perda e controle de peso dos pets, a ser ampliada este ano com o lançamento de Satiety Feline Wet, alimento úmido para controle de peso em gatos.

 

A Mars apresentou a Linha Satiety, a mais completa do mercado para auxiliar no protocolo de perda e controle de peso dos pets, a ser ampliada este ano com o lançamento de Satiety Feline Wet, alimento úmido para controle de peso em gatos.

 

tema de uma palestra patrocinada pela Mars na grade científica do Congresso, a cargo do doutor Marcello Roza, especialista em saúde bucal e presidente nacional da Anclivepa.

Boehringer: novos produtos e apresentação de estudos 

A participação da Boehringer Ingelheim, segunda maior companhia de saúde animal do mundo, com forte ênfase em pesquisa, teve a presença do prof. dr. Daniel Ferro, especialista na área de cirurgia e odontologia veterinária, que apresentou os resultados de estudos conduzidos por ele junto com a Boehringer sobre o Stomorgyl®, medicamento para tratamento das afecções bucodentárias de cães e gatos.

 

 

Dr. Helio Autran de Morais apresenta a sua palestra sobre geriatria

 

O grande destaque da participação da empresa nesta edição do CBA foi a palestra do doutor Helio Autran de Morais, PhD em Ciências Clínicas e professor titular desse departamento na Oregon State University (EUA), que abordou questões de geriatria, em especial a transição para a medicina paliativa.

 

Vetoquinol e o Desafio Quiz 

A Vetoquinol promoveu várias ações, entre elas o Desafio Vetoquinol Quiz, um teste de conhecimentos que recebeu a visita de mais de quinhentos profissionais, entre médicos-veterinários e estudantes. “Também realizamos ação digital com fotos em 3D. Todas as imagens foram divulgadas no Instagram @vetoquinolbrasil com a hashtag #SigaEsseMovimento”, explicou Luciana Nishi, gerente de marketing da companhia.

A Vetoquinol também promoveu impulsionamentos pelo Facebook e pelo Instagram, impactando cerca de 1.400 médicos-veterinários e estudantes da área, que estavam em um raio de 5 km do evento. Foram registrados mais de 250 engajamentos ao “Siga esse movimento”, uma campanha da Vetoquinol que incentiva a mobilidade e o bem-estar dos cães e gatos, principalmente os mais idosos, que sofrem de problemas articulares. Em paralelo, a Vetoquinol promoveu produtos como o Flexadin Advanced, suplemento alimentar com fórmula à base de colágeno UCII e vitamina E, Marbocyl P, antibiótico à base de marbofloxacina, para infecções cutâneas e subcutâneas e Cimalgex, anti-inflamatório não esteroidal COX-2 seletivo. 

 

Ações variadas, entre elas um quiz com prêmios para testar conhecimentos dos congressistas, atraíram muitos visitantes ao estande da Vetoquinol

PremieRpet®

A PremieRpet, outra grande patrocinadora do evento, destacou o pré-lançamento na linha PremieR Cookie, e também o projeto do Instituto PremieRpet®, além de uma palestra sobre medicina veterinária do coletivo. Ao lado de suas linhas de alimentação de alta qualidade, o foco das atenções foi o pré-lançamento de PremieR Cookie Frutas Vermelhas, extensão da linha que começou a chegar ao mercado em junho. A empresa também contribuiu para a grade científica do evento com a palestra sobre a “Interface da Medicina Veterinária do Coletivo na Clínica de Pequenos Animais”, conduzida pela profa. dra. Rita de Cássia Maria Garcia, da Universidade Federal do Paraná – UFPR, membro da diretoria da Associação Médico Veterinária Brasileira de Bem-Estar Animal (AMVEBBEA).

No espaço dedicado a estandes de clínicas veterinárias, a PremieRpet® apresentou o Instituto PremieRpet®, braço social da empresa, dedicado a promover iniciativas em prol do bem-estar animal e do desenvolvimento da medicina veterinária.

 

O PremieR Cookie Frutas Vermelhas, disponível nas
versões para adultos de pequeno porte e filhotes. A
intenção é variar o sabor dos petiscos oferecidos aos
cães sem abrir mão da saudabilidade e do sabor dos
ingredientes naturais, e sem adição de açúcar, transgênicos,

aromatizantes ou corantes artificiais

 

 

 

 

 

 

 

 Uma das atividades do instituto é o Projeto de Shelter Medicine, ação inédita para difundir e fomentar os conhecimentos e boas práticas da medicina de abrigos junto aos médicos-veterinários, profissionais e voluntários que atuam em ONGs. O espaço ofereceu ainda um catplay, para os congressistas interagirem com gatinhos da ONG Clube do Gato disponíveis para adoção.

 

A Ourofino mostrou a nova apresentação do Condromax

O suplemento Condromax, para cães e gatos, ganhou nova apresentação em blíster e com sabor carne. Antes comercializada em frasco com 30 unidades, a solução chega agora ao mercado em condições que facilitam o uso no dia a dia, e com embalagem individualizada, que preserva melhor as propriedades do produto. Além disso, em sintonia com a temática de sustentabilidade proposta pelo congresso, o estande da empresa promoveu várias ações. “Em nosso estande, demos dicas de ações sustentáveis, brindes temáticos, uso de pallets redecorados como sofás e utensílios de papel e vidro. Além disso, reduzimos o uso de material promocional para evitar o desperdício de conteúdo impresso”, explica a gerente de produto da Ourofino Pet, Laura Fleury.

 

A Ourofino tem linha diversificada de produtos para cães e gatos, com anti-A Ourofino tem linha diversificada  de produtos para cães e gatos, com anti-inflamatórios, antimicrobianos, dermatológicos, desinfetantes, ectoparasiticidas, endoparasiticidas, medicamentos otológicos, suplementos,
anestésicos e sedativos

 

A Vetlima foi recebida calorosamente pelo público

A participação da empresa portuguesa no evento estimulou o público e o expositor. A oportunidade foi ideal para a apresentação da empresa e de seus produtos ao mercado. A receptividade por parte dos veterinários que lá estiveram foi bastante calorosa e todos puderam conhecer novidades do mercado europeu, entre elas, o easy pill, que a empresa trouxe ao nosso mercado. Trata-se de um composto complementar, em forma de guloseima, que facilita a administração de medicamentos a gatos. Na forma de uma massa maleável agradável ao paladar do gato, o produto permite misturar o comprimido à massa, facilitando este processo. A massa é composta por farinha de carne de frango, xarope de glucose, água, amido de arroz, matérias gordas e estimulantes do apetite.

 

A Vetlima, empresa portuguesa, participou do evento com um estande de seus produtos, com destaque para o easy pill, uma massa maleável que facilita a administração de medicamentos aos gatos

 

 

Na cerimônia de encerramento do 40º CBA houve a entrega do Prêmio Frimer ao dr. Marcello Roza, uma homenagem aos participantes e a entrega da premiação aos melhores trabalhos científicos apresentados no congresso.

 

 

Natan Chaves

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Por favor aguarde...

Inscreva-se na nossa Newsletter!

Você gostaria de manter-se atualizado com os eventos veterinários nacionais e internacionais mais importantes? Digite o seu endereço de e-mail e nome abaixo e receba updates que deveriam estar no calendário de qualquer veterinário!
0

Your Cart