A Veterinária da USP comemora 100 anos

A Veterinária da USP comemora  100 anos

No dia 27 de junho, a comunidade de professores, funcionários e alunos da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP, junto com autoridades, parceiros e convidados, reuniram-se no Centro de Difusão Internacional (CDI) da USP para a Sessão Solene de Comemoração do Centenário do Curso de Medicina Veterinária da USP. A abertura do evento contou com a apresentação da Orquestra Sinfônica da USP, que após a execução do Hino Nacional ofereceu um belíssimo concerto com obras de Haendel.

 

Muitos profissionais foram homenageados, como a professora Mitika Kuribayashi Hagiwara, ao centro

 

Francisco Cavalcanti de Almeida, presidente do CFMV, e o professor José de Angelis Cortes

Um dos destaques do evento foi o lançamento do livro Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo; 100 anos de história (1919-2019), que reúne os fatos que marcaram a história do curso desde seu o início, em 1919, até os dias atuais.

 

O professor José Antonio Visintin autografou os livros dos convidados

O livro é fruto de uma pesquisa fartamente documentada, e constitui um registro importante de fatos, até o momento do conhecimento de poucos, que compuseram a trajetória do segundo curso de medicina veterinária mais antigo do país.

 

A obra foi organizada pelo atual diretor da faculdade, José Antonio Visintin; pelos professores aposentados Angelo João Stopiglia, Eduardo Harry Birgel, Ricardo de V. Albuquerque; e pelo presidente da Associação dos Ex-alunos da FMVZ/USP, Gláucio Pereira de Assis.
Todos os presentes foram agraciados com um exemplar, bem como com alguns itens presenteados pelas empresas parceiras desse grande evento.

 

Da esquerda para a direita, as professoras Masaio Mizuno Ishizuka e Denise Fantoni, os professores José Otávio Costa Auler Jr. e Angelo Stopiglia e a MV Roberta Leite, criadora do símbolo do centenário

 

Prof. Idércio Luiz Sinhorini, com sua filha (à esquerda) e sua esposa entre as funcionárias da FMVZ Shirlei Silva e Katia Silene

 

Professores Benjamin Eurico Malucelli e Edson Pereira

 

Pequeno histórico

O curso de veterinária foi criado em 1919 dentro do Instituto de Veterinária, que ficava localizado no Instituto Butantan. Em 1924, foi transferido para a Rua Pires da Motta, nº 1, Bairro da Aclimação, São Paulo e, em 1928, passou a se chamar Escola de Veterinária de São Paulo, até 1934, quando foi incorporada à Universidade de São Paulo, passando então a ser denominada Faculdade de Medicina Veterinária.

 

A primeira sede do curso de Medicina Veterinária no Instituto Butantã, em foto atual

Em 1969, as dependências situadas na Rua Pires da Mota foram transferidas para os chamados “barracões” da Cidade Universitária, perto da Faculdade de Economia e Administração (FEA). Atualmente, todas as instalações estão reunidas num único endereço, à Avenida Professor Orlando Marques de Paiva, 87, no campus da Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira, exceção feita ao campus Fernando Costa em Pirassununga, uma grande e operante fazenda-escola com 2.200 hectares.

A FMVZ conta hoje com 101 docentes em seis departamentos, instalados nos campi de São Paulo e Pirassununga – Cirurgia, Clínica Médica, Nutrição e Produção Animal, Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Animal, Patologia e Reprodução Animal. A instituição mantém ainda em São Paulo o Hospital Veterinário (Hovet), a Biblioteca, o Museu de Anatomia Veterinária e o Museu Histórico que, em 2019, também está sendo reformulado.

Fachada do prédio atual da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP

Até o momento, 4.527 discentes já colaram grau na FMVZ, e parte significativa exerceu ou exerce atividades de relevância no cenário veterinário do país.
Desde 1965, quando foi implantado o curso de mestrado, pioneiro em pós-graduação no Brasil, já foram defendidas mais de 3.455 dissertações de mestrado e teses de doutorado, pelos seus programas de pós-graduação.

 

A professora Cristina de Oliveira Massoco Salles Gomes e o professor Paulo Cesar Maiorka

 

Os professores Archivaldo Reche Junior e Silvia Regina Ricci

Programação extensa

Há ainda várias atividades programadas este ano para as comemorações do centenário. No dia 23 de agosto, haverá a sessão solene para comemoração do centenário da criação do curso de medicina veterinária em Pirassununga; em 3 de setembro, a atração será a revitalização da galeria dos formandos e do museu histórico, que ficará aberto à visitação; em 14 de setembro, será promovido o encontro das turmas, organizado pela associação dos ex-alunos (Aexa). As comemorações do centenário serão finalizadas no dia 18 de dezembro com a sessão solene de colação de grau da 81a turma.

 

Linha do tempo

1892
Criação da Secretaria de Agricultura, Comércio e Obras Públicas do Estado de São Paulo. Criação do Serviço Sanitário de São Paulo. Criação do Instituto Vacinogênico de São Paulo e do Instituto Bacteriológico do Estado de São Paulo.

1901
Criação do Instituto Serumtherápico, posteriormente Instituto Butantan.

1917
18/12/1917 Criação do Instituto de Veterinária no Instituto Butantan.

1919
18/12/1919 Criação do Curso de Veterinária no Instituto de Veterinária do Instituto Butantan pela Lei 1.695-C, subordinado à Secretaria de Agricultura, Comércio e Obras Públicas.

1924
Transferência do Instituto de Veterinária do Instituto Butantan para a Rua Pires da Mota, no 1.

1928
31/12/1928 Transformação do Instituto de Veterinária em Escola de Veterinária de São Paulo.

1931
Transferência de parte da Escola de Veterinária de São Paulo para a Av. Água Branca, 53, subordinada à Diretoria da Indústria Animal.

1934
19/12/1934 Criação da Universidade de São Paulo. Incorporação da Escola de Veterinária de São Paulo à USP. Criação da Biblioteca da Faculdade de Medicina Veterinária.

1935
Novas instalações na Rua São Luís, 79. Criação do Centro Acadêmico IX de julho.

1937
Retorno por completo da Faculdade de Medicina Veterinária às instalações da Rua Pires da Mota, 159.

1957
Criação do Instituto de Zootecnia e Indústrias Pecuárias Fernando Costa (Izip), em Pirassununga.

1965
Primeiro curso de pós-graduação da FMVZ/USP em Reprodução Animal, no sistema não unificado.

1969
Transferência da Faculdade de Medicina Veterinária para a Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira. Com a Reforma Universitária, a Faculdade passa a denominar-se Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia.

1975
Primeiros cursos de pós-graduação da FMVZ-USP no sistema atual como Reprodução dos Animais Domésticos e Anatomia dos Animais Domésticos.

1979
Instalação do Curso de Zootecnia na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia.

1981
Inauguração do Hospital Veterinário – Hovet.

1984
Inauguração do Museu de Anatomia Veterinária Prof. Dr. Plínio Pinto e Silva.

1990
Transferência da Administração e da Biblioteca Virginie Buff D’Ápice para a rua prof. Dr. Orlando Marques de Paiva, 87

2007
Ampliação das estruturas físicas da sede da FMVZ-USP.

2009
Comemoração dos 75 anos da Universidade de São Paulo e dos 90 anos do Curso de Veterinária.

2014
Comemoração dos 80 anos da Universidade de São Paulo e dos 95 anos do Curso de Veterinária.

2017
24/8/2017 Inauguração do Centro de Pesquisa em Nutrologia de Cães e Gatos (Cepen pet), fruto de Parceira Público-Privada (FMVZ-USP e Premier Pet), com vista ao desenvolvimento técnico-científico.
13/12/2017 Acreditação do curso de graduação em Medicina Veterinária da FMVZ-USP pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV).

2019
Comemoração do Centenário do Curso de Medicina Veterinária.
Inauguração do Novo Museu Histórico da FMVZ-USP.
Inauguração do Centro Didático Prof. Dr. Alexandre de Mello, projetado especialmente para proporcionar conforto aos graduandos e professores da Unidade.

 

O professor Fernando José Benesi e seu filho Alexandre Quagliuolo Benesi

 

A professora Carla Bargi Belli e Maria Angela Sanches Fessel, editora da Clínica Veterinária

 

Os professores Marcos Veiga dos Santos e José Cezar Paneta

 

Clique aqui para conferir todas fotos

Natan Chaves

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Por favor aguarde...

Inscreva-se na nossa Newsletter!

Você gostaria de manter-se atualizado com os eventos veterinários nacionais e internacionais mais importantes? Digite o seu endereço de e-mail e nome abaixo e receba updates que deveriam estar no calendário de qualquer veterinário!
0

Your Cart