Edições Anteriores

Edição N. 14

maio/junho - Ano III,1998

Endoscopia

Autor(es): Moacyr A. Moraes Neto ; Gerson Norberto


Diagnóstico e tratamento de úlceras gastroduodenais com infecção por Helicobacter pylori associada a infecção urinária crônica em um tigre de bengala (Panthera tigris)

Caso clínico relata o diagnóstico e tratamento de úlceras e erosões gastroduodenais associadas a presença do bacilo H.pylori em um Tigre de Bengala (Panthera tigris), com comprometimento renal

Unitermos: Clínica de carnívoros selvagens, úlceras gastroduodenais, endoscopia digestiva alta.


Ultrassonografia

Autor(es): Ruthnéa A. Lázaro Muzzi ; Leonardo A. L. Muzzi, Roberto Baracat de Araújo, José Luiz Barros Pena


EcoDopplercardiografia em cães - breve descrição do método

O exame ecoDopplercardiográfico representa um dos maiores avanços tecnológicos dos últimos anos na medicina veterinária, possibilitando o diagnóstico não invasivo de diversas patologias cardíacas. Neste artigo é apresentada uma breve revisão das modalidades bidimensional, modo-M e Doppler, bem como indicações, limitações, técnica e equipamento adequado para a sua realização.

Unitermos: coração, doenças cardíacas, ecoDopplercardiografia.


Reprodução

Autor(es): Sandra Helena Gabaldi ; Maria Denise Lopes


Considerações sobre a congelação de sêmen canino

A congelação de sêmen canino envolve várias etapas: colheita de sêmen, análises macro e microscópica, diluição em meio diluente adequado, equilíbrio sob refrigeração, envasamento e congelação. Há muitos meios diluentes e técnicas de congelação descritos na literatura, porém nenhum padronizado para a espécie. A baixa fertilidade do sêmen congelado canino deve-se, principalmente, à sua baixa viabilidade pós-descongelação, associada à dificuldade na identificação do momento ideal de cobertura das fêmeas e ao local de deposição do sêmen no genital feminino. O sucesso da congelação do sêmen de cães está associado à adequação da técnica e à utilização de ejaculados de boa qualidade.

Unitermos: canino, cão, sêmen, congelação, criopreservação


Clínica médica

Autor(es): Veronica Jorge Babo


Transfusão sangüínea em cães e gatos - revisão

A transfusão sangüínea é uma terapia emergencial, cujos efeitos benéficos são temporários, visando apenas suprir as necessidades básicas para manter a vida do animal, até que a doença primária seja diagnosticada e tratada. As indicações para transfusão de sangue total incluem as hemorragias maciças, mas há casos em que somente um determinado componente do sangue se faz necessário. Desta forma, para que a transfusão seja eficaz e segura, há que se conhecer as necessidades específicas do paciente, bem como os benefícios e prejuízos associados a esta terapia.

Unitermos: Transfusão sangüínea, sangue, cães, gatos


Botão Edições anteriores