Vet Agenda


 

fev
1
qui
2018
Curso de Especialização – Medicina de Felinos @Sede da ANCLIVEPA-SP
fev 1 dia inteiro

A medicina de felinos é uma área que vem crescendo bastante. A maioria das pessoas tem hoje um felino em casa. É um animal de fácil convivência, pode viver bem em apartamentos. Isso tem feito com que muitas pessoas os prefiram como bicho de estimação e também com que o mercado cresça bastante. É uma área bastante promissora. E tem exigido cada vez mais, profissionais especializados para tratar desses animais e para isso temos um conteúdo bastante abrangente, pois nosso objetivo é formar profissionais aptos para este mercado. Estamos sempre alterando algumas coisas. De uma turma para outra, podemos avaliar o que está faltando e também vamos nos aprimorando. E para a próxima tem bastantes novidades.

Coordenação
Dr. Ricardo Coutinho do Amaral
&
Dra Rosemary Bosch

Horário
Turmas com início em Fevereiro de 2018
Formato mensal: aulas mensais (teóricas e/ou práticas) com duração de 16 horas. Sexta-feira das 14h às 23h, sábado das 8h às 18h




Curso de Especialização – Oncologia @Sede da ANCLIVEPA-SP
fev 1 dia inteiro


Com aumento do número de paciente com câncer a necessidade das pessoas que lidam com este tipo de doença se fez necessária. Nosso objetivo é capacitar o aluno para que ele possa lidar com este tipo de doença e com as complexidades do pacientes. Temos um nome conceituado e bem embasado, tanto em conteúdo teórico e como programático, além da qualidade dos professores e palestrantes que participam do curso. Outro diferencial é a oportunidade usar o Hospital Veterinário Público, que atende diversos casos de Oncologia. O fato da coordenação ser da área oncologia e também cirúrgica faz o curso mais completo, forma profissionais mais completas, pois o tratamento do câncer não é só quimioterapia é um conjunto de procedimentos.

Coordenação
M.V. MSc. Karen Abrantes da Assunção
&
M. V. MSc. Paula Rodrigues Cava

Turmas com início em Fevereiro de 2018

Formato mensal: aulas mensais (teóricas e/ou práticas) com duração de 16 horas. Sexta-feira das 14h às 22h, sábado das 8h às 18h

Curso de Especialização – Ortopedia @Sede da ANCLIVEPA-SP
fev 1 dia inteiro

O curso de Ortopedia tem duração de 2 anos e carga horária mínima de 580 horas, incluindo aulas teóricas e práticas, práticas profissionalizantes e defesa de monografia.

O objetivo do nosso curso é a atualização constante de nossos alunos, com um conteúdo programático com aulas teóricas e com sua metade de horas/aulas em práticas com modelos ósseos, cadáveres com instrumentais e implantes nacionais para o uso diário do futuro especialista, além da pioneira grade voltada a práticas hospitalares orientada por profissionais capacitados. Nossos ensinamentos são baseados na AOVET, e nossos professores, coordenadores e monitores  estão em constante atualizações, incluindo cursos nos EUA e Europa anualmente. Nosso grande diferencial é a interação com o mercado veterinário, desenvolvimento de networking e base sólida para a continuidade do seu aprendizado e desenvolvimento após o término do curso.

AULAS PRÁTICAS

Nossos laboratórios de aula prática são equipados com equipamentos de áudio visual que permitem interação dos alunos com o professor/coordenador durante a demonstração das técnicas. Os instrumentais, perfuradoras e serras são todos cirúrgicos, além da utilização de implantes nacionais, o que possibilita o aluno utilizar os mesmos equipamentos em sua rotina cirúrgica.

Nossa estrutura de aula prática é baseada nos cursos da AOVET, com um instrutor fixo para cada 4 duplas, além dos 4 coordenadores e professores circulando entre as mesas para dar o suporte necessário aos alunos.

Coordenação

Prof. Denis Rodrigues Prata;

Prof.Dr. José Fernando Ibanez;

Prof. Ivana de Mello Queiroz;

&

Prof. Ms. Vinicius Soriano Coelho

Turmas com início em Fevereiro de 2018

Formato mensal: aulas mensais (teóricas/práticas) com duração de 16 horas. Sexta-feira das 14h às 22h, sábado das 9h às 18h

Realização de entrevista  individual com a coordenação do curso via whatsapp/skype.

O curso é dividido em 3 grandes módulos, traumatologia e fraturas; articular e Cirurgias de Coluna.

Em todos os módulos, os tópicos são abordados do nível básico ao avançado, além de sermos o único curso com presença de palestrantes internacionais faculties da AOVET compondo a grade de professores.




Curso de Especialização – Reabilitação e Fisiatria em pequenos animais @Sede da ANCLIVEPA-SP
fev 1 dia inteiro

Curso destinado exclusivamente a médicos veterinários. Acadêmicos cursando último ano do curso de graduação em Medicina Veterinária também podem participar do processo seletivo.

O curso está de acordo com as diretrizes do Ministério da Educação e Cultura (MEC) – carga horária exigida de atividades presenciais, além das destinadas a monitorias, práticas profissionalizantes supervisionadas, estudo individual e confecção do trabalho de conclusão de curso, totalizando mais de 500 horas.

Coordenação
Jose Fernando Ibanez
&
Mhayara Reusing

Horário
Início: Fev/2018

Término: Fev/2020

Carga horária: 16 horas por mês de aulas (teóricas e/ou práticas)

Quarta-feira:  das 14h às 22h30
Quinta-feira: das 9h às 19h30




fev
24
sáb
2018
III Curso de Aprimoramento em Ortopedia de Cães e Gatos @Hospital Veterinário - Câmpus Unesp/FCAV
fev 24@08:00 – 19:00




mar
1
qui
2018
Curso de aperfeiçoamento em gastroenterologia @Centro Integrado de Especialidades Veterinárias
mar 1 dia inteiro

— Ricardo Duarte

Graduado em Medicina Veterinária pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ-USP) em 1993. Mestrado (2001) e Doutorado (2006), ambos em Clínica Veterinária pelo Departamento de Clínica Médica da FMVZ-USP. Médico Veterinário contratado do serviço de Clínica Médica do HOVET/USP (1995-98) e professor de Clínica Médica de Pequenos Animais do curso de Medicina Veterinária do Centro Regional Universitário do Espírito Santo do Pinhal, SP (2000-07). Sócio-fundador da Associação Brasileira de Endocrinologia Veterinária. Atualmente é professor Assistente da disciplina de Clínica Médica de Animais de Pequeno Porte do curso de Medicina Veterinária da FMU e do curso de Mestrado em Bem Estar Animal da FMU, São Paulo. Experiência na área de Medicina Interna de Pequenos Animais, atuando principalmente com endocrinologia e gastroenterologia.

— Edgar Carvalho

Graduado em Medicina Veterinária pela UFPR, seguindo com pós-graduação em Medicina Intensiva e Emergência Veterinária, pela BVECCS. É certificado grau Instrutor em ABC do Trauma e ABC de Cuidados Intensivos, pela BVECCS, e possui em seu currículo cursos ABCs (BVECCS/LAVECCS).

— Ana Carolina Benvenho

Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual de Londrina. Realizou estágio no Texas (A&M University), na área de gastroenterologia e endoscopia. Seguiu com mestrado pelo departamento de Clínica Cirúrgica pela FMVZ- USP.
Ministra cursos de endoscopia desde 2014 e é professora do curso online de gastroenterologia, da Equalis.
Trabalha na área de endoscopia em cães e gatos desde 2006 e na área de gastroenterologia em cães e gatos desde 2008.

MÓDULO 1 — Doenças do esôfago e do estômago
MÓDULO 2 — Diarreias agudas e crônicas
MÓDULO 3 — Pâncreas: IPE e pancreatite
MÓDULO 4 — Fígado: Avaliação laboratorial e doenças hepatobiliares
MÓDULO 4 — Nutrição das doenças GI e discussão de casos




mar
10
sáb
2018
X Curso de Formação em Neurologia Veterinária de Pequenos Animais @Instituto Bioethicus
mar 10 – mar 11 dia inteiro




mar
17
sáb
2018
Atualização em Clínica Médica e Cirúrgica em Roedores, Lagomorfos e Répteis
mar 17 – mar 18 dia inteiro




mar
24
sáb
2018
Atualização em Anestesiologia e Cirurgia em Selvagens e Exóticos @Espaço CURSOS VET BR
mar 24 – mar 25 dia inteiro




abr
3
ter
2018
Feira Super Pet – ECC Science – NOR Science @Av. Guilherme Campos, 500 - Jardim Santa Genebra, Campinas - SP
abr 3 – abr 5 dia inteiro

  1. RODRIGO RABELO: Reanimação cardiopulmonar – suporte básico; Reanimação cardiopulmonar – suporte avançado.
  2. FRANZ NAOKI YOSHITOSHI: Endoscopia nas emergências de pequenos animais.
  3. KARINE KLEIN: Urgências e cuidados intensivos em cães e gatos nefropatas.
  4. KALEIZU ROSA: Urgências e cuidados intensivos cardiovasculares

  • Localização da lesão e neurodiagnóstico
  • Distúrbios da cauda equina
  • Doença do disco inter-vertebral – tudo e um pouco mais!
    Ronaldo Casimiro da Costa

 

 


 

 

 


  • Uso de anti-inflamatórios e condroprotetores em fraturas e afecções articulares
  • Utilização da tecnologia 3D na ortopedia veterinária
    Cássio Ricardo Auada Ferrigno

 

 

 

 


 


 

 

 


 

 

 

 

 


 

 

 


  • Emergência ortópedicas em cães e gatos (procedimentos, bandagens e imobilizações)

 


 

 

 


  •  Utilização de células-tronco na reabilitação de cães e gatos
  • Técnicas não convencionais na reabilitação de cães e gatos
    Jean Guilherme Fernandes Joaquim

 

 


Tanto as situações de emergência e cuidados intensivos quanto as que envolvem os atendimentos de quadros neurológicos, ortopédicos ou de reabilitação são frequentes nas clínicas veterinárias. Principalmente, nas situações que envolvem politraumatismos causados em atropelamentos. Atualmente, são muitos os recursos inovadores tanto para diagnóstico quanto os disponíveis para o êxito nas terapias. Exames de ressonância magnética, terapias com células-tronco, modernas técnicas de reabilitação, equipamentos para monitorização do paciente em cuidados intensivos etc.

As conferências são independentes mas seus temas tem uma inter-relação favorável ao aprofundamento nos assuntos que serão compartilhados por especialistas. Os interessados podem aproveitar o pacote promocional e participar de ambas ou selecionar aquela que tem mais interesse ou disponibilidade em participar.

A ECC Science visa capacitar o médico veterinário para o atendimento de emergências e de pacientes que necessitam de cuidados intensivos. Entre os temas abordados estão o suporte básico e avançado nas situações de reanimação cardiorespiratória, emergências e cuidados intensivos nos pacientes nefropatas, endoscopia nas emergências e emergências e cuidados intensivos cardiovasculares.

A NOR Science busca integrar o conhecimento da neurologia, da ortopedia e das técnicas de reabilitação animal. Em muitas situações elas precisam estar integradas para a recuperação do paciente. Um exemplo disso é o caso da cadela Andy, que paralisou por hérnia de disco, foi operada e, com a ajuda da fisioterapia veterinária, voltou a andar.